Porsche Macan, personalidade e velocidade para ninguém botar defeito
Basta falar em Porsche para vir a mente um carro potente, veloz e de baixa estatura. Mas dessa vez a montadora mostra que é capaz de muito mais e na onda dos SUVs traz detalhes do Macan que já chega em sua segunda geração e vai pintar no Brasil ainda esse ano.

Seguindo os passos do Cayenne, esse novo modelo no seguimento é motivo de orgulho para empresa mais rentável do ramo automobilístico na atualidade, fortemente impulsionada por estes modelos. Com a primeira aparição por aqui em 2014, o Macan traz aprimoramentos visuais e nos itens de conforto para manter a tradição da montadora, que se notabilizou por seus carros esportivos de luxo.
Algumas das novidades desse e outros veículos foi apresentado pela Porsche no Salão do Automóvel de São Paulo. Na ocasião, a fabricante mostrou detalhes da geração do Macan, seu menor SUV. Inicialmente, o carro virá na nova versão 2.0, com motor revisado para gerar 245 cv.
Preço e novidades do Porsche Macan 2019
O novo Macan já está disponível para encomendas na Europa, com os preços na Alemanha começando por 64.356 euros, cerca de R$ 287 mil numa conversão simples.
A chegada ao Brasil acontecerá no primeiro semestre de 2019, mas preços e opcionais ainda não foram definidos.
Em dezembro de 2018, a Porsche confirmou na Europa a chegada de uma nova motorização para o SUV Macan. Disponível exclusivamente na variante esportiva S, o novo motor 3.0 V6 turbo chega com potência de 354 cv, 14 cv a mais que o propulsor anterior, torque de 48,9 kgfm e a missão de manter a elogiável reputação do modelo no quesito performance.
De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 5,1 segundos, 254 km/h de velocidade máxima e consumo médio de 11,2 km/l no método NEDC.
Segundo a Porsche, o novo motor agora tem turbo localizado no centro do V do motor, recurso que resulta em menores percursos para os gases de escapamento entre as câmaras de combustão e a turbina, assegurando reações mais intensas e imediatas. Além disso, a marca destaca que o propulsor tem maior potência específica (118 contra 113 cv) e emite menos gases poluentes.
Design e visual
Falar sobre o design de carros da Porsche é dispensar comentários, mas vamos lá. O Macan foi desenvolvido para unir a esportividade típica da montadora com o tamanho de um SUV, capaz de transportar toda a família com conforto. Para isso, ele foi projeto com capacidade para 5 passageiros e porta malas de 500L, sendo bastante generoso no quesito espaço.
Os bancos contam com uma série de ajustes eletrônicos que são facilmente configurados pelo motorista pelos comandos no console central. O desempenho esportivo é mantido, com ajustes eletrônicos que liberam toda a potência do carro e o fazem ter um desempenho que se destaca de qualquer concorrente em seu segmento.
A segunda geração do Porsche Macan seguiu de perto as mudanças feitas no Cayenne, e traz novas lanternas em LED que atravessam a tampa do porta-malas. De frente, é até difícil notar as diferenças em relação ao modelo anterior. Mudam os faróis de LED e a grade.
Por dentro, o que já era bom, ficou melhor com um novo console central composto por uma tela de 11” sensível ao toque. A central multimídia pode ser controlada por voz e tem monitoramento de trânsito em tempo real, item de série no SUV. O volante foi substituído por um igual ao do 911, o que ajuda a deixar a cabine com uma cara mais esportiva.
Em meio as novidades, apesar de usar o mesmo chassi, a Porsche trata o Macan 2019 como uma nova geração por ter feito uma atualização profunda no modelo. Ele recebeu um novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de gerar 252 cv a 5.000 rpm e 37,7 kgfm de torque a partir de 1.600 rpm, sempre com o câmbio PDK de dupla embreagem e 7 marchas.
De acordo com a Porsche, o SUV Macan acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e tem velocidade máxima de 225 km/h. Para aumentar o conforto, o carro teve o chassi revisado e ganhou novos pneus.
Motores mais potentes devem surgir, mas detalhes ainda não foram revelados pela fabricante. Os preços também continuam como incógnitas.
Itens disponíveis
- Freio multi-colisão
- Recuperação de energia
- LED brake light
- Tela multi-funções 7’’ sensível ao toque
- Limitador de velocidade
- Conexão externa para entretenimento com entrada auxiliar e conexão USB
- Programa de estabilidade
- Alerta de saída de rota
- Botão Liga / Desliga
- Bluetooth
- Sensor de colisão
- Luz de emergência automática
- Freio de estacionamento eletrônico
- Preparação isofix
- Indicador de pressão baixa no pneu
- Freios assistidos (BAS)
- Distribuição eletrônica de frenagem EBD
- Controle de estabilidade
- Rodas em liga leve 18’’
- Vidros elétricos na dianteira e traseira com acionamento em dois toques
- Limpador do pára-brisa com sensor de chuva
- Vidros verdes
- Retrovisores dobráveis
- Ar condicionado com climatizador
- Controle de ventilação secundário no banco do passageiro e bancos traseiros
- Compartimento refrigerado porta luvas
- Volante com ajuste de altura e distância
- Descansa braço traseiro central
- Descansa braço dianteiro central
- Ajuste de altura nos bancos dianteiros
- Airbag lateral dianteiro
- Airbag dianteiro para motorista e passageiro
- Travamento central remoto e sensível à velocidade
- Airbag de teto dianteiro e traseiro
- Faróis automáticos sob luz
- Faróis de neblina dianteiros
- Controle dos faróis com sensor de luminosidade automático
- Computador de bordo com velocidade média, consumo médio de combustível, consumo instantâneo de combustível e autonomia de combustível
- Indicador de temperatura externa
- Controle eletrônico de tração
- Espelho de cortesia para motorista e passageiro
- Luz no porta malas
- Luz de leitura dianteira e traseira
- Piloto automático
- Pára-choques dianteiros e traseiros
- Aerofólio na cor do veículo
- Tomada com saída 12v na área de carga, dianteira e traseira
- Friso lateral
- Controle de áudio no volante.
- Equipamento de som AM / FM com CD Player, leitor de MP3, cartão SD e DVD
- Dez alto-falantes
Ficha técnica
- Motor: 2.0
- Transmissão: Dupla embreagem manual sequencial com modo automático de 7 marchas
- Aceleração (0 à 100km/h): 6,7 s
- Velocidade Máxima (km/h): 229
- Cilindrada (cm3): 1984
- Potência (cv): 252
- Torque (kgfm): 37,7
- Freios: quatro freios à disco com quatro discos ventilados
- Comprimento: 4697 mm
- Largura: 1923 mm
- Altura: 1624 mm
- Distância entre eixos: 2807 mm
- Peso: 1845 kg
- Porta – Mala (L): 500
- Direção: Elétrica
- Tanque de Combustível: 65 L
- Motor: 3.0
- Transmissão: Dupla embreagem manual sequencial com modo automático de 7 marchas
- Aceleração (0 à 100km/h): 5,2 s
- Velocidade Máxima (km/h): 156
- Cilindrada (cm3): 2997
- Potência (cv): 360
- Torque (kgfm): 51
- Freios: quatro freios à disco com quatro discos ventilados
- Comprimento: 4692 mm
- Largura: 1926 mm
- Altura: 1609 mm
- Distância entre eixos: 2807 mm
- Peso: 1970 kg
- Porta – Mala (L): 500
- Direção: Elétrica
- Tanque de Combustível: 65 L