Porsche Panamera 4 Sport Turismo, um sonho de consumo

Cheio de luxo e conforto, o Porsche Panamera 4 Sport Turismo é um dos veículos mais cheio de estilo a disposição de amantes e compradores da marca no Brasil. Nele, encontramos além de muito conforto e sofisticação, um toque especial de esportividade e muitos atributos que garantem uma segurança perfeita.

Carros
1 ano atrás
Porsche Panamera 4 Sport Turismo, um sonho de consumo

Preço do Porsche Panamera

Com tantas coisas boas, não dá para esperar um carro barato.

– Porsche Panamera 4 Sport Turismo – R$ 593.190,00

Esse valor pode ser ainda maior caso o comprador se interesse em acrescentar itens opcionais ou customizar a supermáquina.

Motor potente

Quando estamos apresentando um Porsche não dá para esperar outra situação quando o assunto é motorização. Pois bem, ela deixa patente que se trata de um Porsche genuíno.

Temos sob o capô um motor 3.0 de 6 cilindros, capaz de desenvolver 330 cv de potência e um torque máximo de 450 Nm entre 5.400 e 6.400 rpm, aliado à transmissão automática de 8 velocidades.

Com esse conjunto, o Panamera 4 Sport Turismo não deixa a desejar em relação aos superesportivos da marca.

Atributos que só um Porsche oferece

São tantos diferenciais que vamos detalhar o que cada um oferece:

Porsche Doppelkupplung – o sistema de transmissão conta com a tecnologia de dupla embreagem que permite trocas de marcha tão rápidas, estamos em milésimos de segundo, que é praticamente imperceptível aos ouvidos dos ocupantes.

Com esse dispositivo a disposição, além de proporcionar maior conforto ao motorista e ocupantes, ainda traz como benefício que a energia cinética é aproveitada ao máximo.

Porsche Traction Management – trata-se de parte integrante dos itens de série, contando com tração integral e uma inteligente distribuição de força em cada roda de modo que facilita o trabalho já que fica dividido entre elas de forma contrabalançada.

Porsche Active Suspension Management – com papel importante no processo de condução, o sistema monitora e calibra cada uma das suspensões de forma individual, de modo que as imperfeições da via são absorvidas completamente, proporcionando muito mais conforto aos ocupantes.

Porsche Dynamic Chassis Control Sport – outro importante sistema do modelo, ele monitora e ajusta de forma permanente o equilíbrio do veículo por meio da regulagem do chassi em relação à suspensão, inclinação do veículo e da pista e curvas.

Porsche Torque Vectoring Plus – o PTV é o conjunto que controla a entrega do torque a cada uma das rodas individualmente. Esse sistema atua de forma que numa curva, por exemplo, uma roda receberá proporcionalmente mais torque que a outra, facilitando a execução da manobra mesmo em velocidade mais alta.

Porsche Sport Chrono – trata-se de um pacote que conta com um conjunto de modos de condução com 4 opções: Normal, Personalizado, Sport e Sport Plus. Além disso, traz também a função Sport Response que entrega ótima resposta do motor ao acionar de um botão, e pode ficar ativa por até 20 segundos. A função Launch Control também está incluída, e serve para otimizar a aceleração nas arrancadas.

Porsche Ceramic Composite Brake – presente nessa versão do Panamera, é um sistema de freios exclusivo com disco composto em cerâmica de alta resistência, dando mais segurança e precisão nas frenagens, podendo ser até 50% mais leve que o composto convencional.

Porsche InnoDrive – fundamentado em informações do sistema de navegação de alta resolução e nos sensores de radar e vídeo, desde limites de velocidade até inclinações da pista ou curvas, o programa é capaz de antecipar as reações do veículo três quilômetros antes da passagem por aquele trecho.

O Além disso, o Panamera 4 Sport Turismo conta ainda com o controle de velocidade de cruzeiro, capaz de detectar o congestionamento e adaptar a velocidade de acordo com o veículo que está à frente. Essa função garante ao motorista muito menos desgaste, especialmente em longas viagens.

Sistemas de segurança

Depois de uma verdadeira lista de benefícios, eles não param por aí. Essa versão do Porsche também conta com o assistente de mudança de faixa com assistente de mudança de direção. Em suma, quando o condutor começar a manobra para mudar de faixa, o sistema informará por um sinal óptico no retrovisor sobre a presença de um veículo no ângulo morto.

Somado a isso, temos ainda o assistente de faixa de rodagem com detecção de sinais de trânsito e aviso de curva. De maneira semelhante ao sistema anterior, ele monitora com o auxílio de sensores distribuídos de forma estratégica, as faixas de rodagem da pista, evitando que o motorista se desvie desavisadamente. Esses sensores atuam ainda de forma a “ler” e interpretar os sinais de trânsito a aproximação de uma curva.

Já o ParkAssist com câmera de marcha ré e Surround View é um moderno e sofisticado sistema de estacionamento. Além de poder executar a manobra de estacionamento do veículo ainda mostra ao condutor no painel central do veículo um gráfico com a aproximação de objetos.

O sistema ainda conta com a câmera de ré com possibilidade de ser adicionado o pacote Surround View, que conta com três câmeras de alta resolução para facilitar ainda mais a execução de manobras.

Dez anos de idade

Depois do Cayenne que surgiu em 2002, o Panamera apareceu em 2009 para continuar o sucesso da marca e mudar a história da Porsche.

Em um primeiro momento, o modelo desafiava convenções e torcia o nariz dos fãs puristas, mas se consolidou e foi o renascimento da marca.

Em 2019, o Porsche Panamera está celebrando dez anos de idade. Assim como o Cayenne marcou a entrada da fabricante de carros esportivos no segmento de SUVs, o modelo de 2009 pode ser considerado o primeiro sedã da Porsche.

Itens de série

Com um preço tão elevado, o carro precisa estar bem equipado de série e podemos dizer que está. Confira:

10 airbags
Assistente de faixa de rodagem com detenção de sinais de trânsito e aviso de curva
Assistente de mudança de faixa com assistente de mudança de direção
Assistente de visão noturna
Câmbio PDK de 8 velocidades
Controle integrado de Chassi 4D
Faróis em LED
Freio de estacionamento elétrico
Park Assist com câmera de marcha ré e Surround View
Pinças de freio em preto
Porsche Active Suspension Management (PASM)
Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB)
Porsche Communication Management (PCM) incluindo módulo de navegação
Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC)
Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus)
Porsche InnoDrive com sistema de controle da velocidade de cruzeiro (ACC)
Porsche Sport Chrono
Porsche Stability Management (PSM) com ABS
Porsche Torque Vectoring Plus (PTVP)
Porsche Traction Management (PTM)
Soleiras em alumínio
Tampa do porta malas com acionamento elétrico

Ficha técnica

Layout do motor: dianteiro
Número de cilindros: 6
Deslocamento do motor: 2.995 cc
Potência (kW): 243 kW
Potência (cv): 330 cv
Torque máximo: 450 Nm entre 5.400 e 6.400 rpm
Taxa de compressão: 11.2 :1
Consumo urbano: 7,4 km/l
Consumo rodoviário: 10,1 km/l
Emissões de CO2: 164
Classe de eficiência: E
Eixo dianteiro: Double-wishbone em alumínio
Eixo traseiro: Multi-link em alumínio
Controle de estabilidade: Porsche Stability Management (PSM) com ABS
Velocidade máxima: 259 km/h
Aceleração de 0 – 100 km/h: 5,5 s
Aceleração de 0 – 160 km/h: 13,5 s
Aceleração em marcha (80-120km/h): 3,9 s

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?