Potência máxima para o esportivo Tiguan R, com mais de 400 cv

O Tiguan da Volkswagen que já faz sucesso na versão Allspace e R-Line em vários países vai ganhar um modelo esportivo. A apresentação deve ocorrer no Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro deste ano, uma vez que o SUV tem sido flagrado frequentemente em testes na Europa, inclusive no Autódromo de Nurburgring, no mesmo país.

Carros
1 ano atrás
Potência máxima para o esportivo Tiguan R, com mais de 400 cv

Tudo indica que a versão esportiva seja batizada de Tiguan R. Ela vai se reunir a outros carros que já levam essa assinatura, como o Golf e o T-Roc que teve o modelo R apresentadoa recentemente. Este SUV tem pegada um pouco mais esportiva que a do T-Cross, que é mundial e está em fase de lançamento, inclusive no Brasil.

Detalhes sobre o Tiguan R

O modelo deverá ter o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros da versão R-Line, a topo de linha no Brasil. Nesta configuração, o propulsor turbo gera 220 cv.

Já no Tiguan R, a expectativa, de acordo com rumores da imprensa europeia, é de que a potência seja superior aos 400 cv entregues, os mesmos ostentados pelo Golf R Plus. O modelo deverá trazer câmbio DSG, automatizado de duas embreagens.

Além do SUV médio, a expectativa é de que outros dois modelos da Volkswagen recebam versão R. Um deles deverá ser o sedã Arteon.

Tiguan Allspace

Em busca de uma guinada na venda de utilitários esportivos no Brasil, a Volkswagen renovou o Tiguan Allspace e o modelo atual é surpreendente. O veículo é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados pela marca no mercado nacional até 2020 e o quarto produto da Nova Volkswagen.

A segunda geração do utilitário esportivo conta com inovação e tecnologia sem precedentes em sua categoria. Além disso, é o primeiro modelo SUV à venda no País desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB.

O Tiguan Allspace está disponível nas configurações com cinco e sete lugares, sendo o primeiro SUV da Volkswagen no Brasil com essa capacidade. Por falar em pioneirismo, é utilitário contará com motor Total Flex: 1.4 TSI Total Flex com 150 cv e 25,5 kgfm equipa as versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI, combinado à transmissão DSG de 6 marchas

A versão R-Line 350 TSI marca o retorno da grife esportiva e traz motor 2.0 TSI com câmbio DSG de 7 marchas com 220 cv e 35,7 kgfm. Em todas as versões, o design traz atitude completamente inovadora. Em comparação à primeira geração, o Tiguan está mais comprido, largo, baixo e tem a maior distância entre-eixos da categoria: 2.790 mm. O modelo impressiona também pela modularidade dos bancos e oferece até 1.870 litros de capacidade de carga.

O carro também vem conectado de série em todas os modelos com sistema de infotainment Discover Media com 8”, controle por voz e espelhamento de smartphone por plataformas Apple CarPlay, Mirrorlink e Android Auto.

Preços e versões do Tiguan

Novo Tiguan Allspace – R$ 128.990
Ar-condicionado “Climatronic” de 3 zonas
“ESC” – Controle eletrônico de estabilidade com “ASR” – controle de tração
Rodas de liga leve 17″ “Tulsa”
Detector de fadiga do motorista
“Park Pilot” – Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
Sistema infotainment “Discover Media”, com rádio, tela touchscreen de 8.0″, App-Connect, comando de voz e Bluetooth

Novo Tiguan Allspace Confortiline – R$ 149.990
Banco do motorista com ajuste elétrico e memória / lado do passageiro dianteiro com ajuste manual de altura / aquecidos
Faróis de LED com luz de condução diurna de LED
Rodas de liga leve 18″ “Kingston”
Câmera traseira
Revestimento dos bancos em couro “Vienna” preto

Novo Tiguan Allspace R-Line – 184.990
Abertura e fechamento automático do porta-malas (função “Easy open/close”)
Faróis em LED
Rodas de liga leve 19″ “Sabring” com pneus 255/45 R19
ACC + Front assist + City emergency brake
Painel digital programável (AID – Active Info Display) .
Sistema “pro-active” (proteção pró-ativa dos passageiros)

O Tiguan Allspace é vendido em três versões de acabamento e com duas opções de motorização TSI, que combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor para entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Pela primeira vez na história, o Tiguan Allspace contará com motor 1.4 TSI Total Flex – que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

Muito esperada, o modelo grife “R-Line” está de volta ao segmento, com equipamentos exclusivos, design diferenciado e ainda mais esportividade e sofisticação. O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI traz o motor 2.0 TSI com 220 cv – mesmo motor do Golf GTI – associado à inédita transmissão DSG de 7 marchas.

O SUV tem três anos de garantia total e é oferecido em cinco cores: uma sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic).

Design renovado tem postura inédita

A montadora alemã garante que em proporções, só ficou o nome da primeira geração. Mais comprido, mais largo, mais baixo e com maior distância entre-eixos, o Tiguan Allspace tem 4.701 mm de comprimento, isto é: 274 mm a mais do que o modelo da primeira geração.

A largura é de 1.839 mm e a distância entre-eixos é de 2.790. Trata-se da maior distância entre-eixos da categoria. A altura agora é de 1.658 mm. As medidas são as mesmas em todas as versões.

O interior do Tiguan é bastante funcional e tem vários porta-objetos e itens de comodidade. Inovador, o painel de instrumentos digital e o sistema de infotainment estão estrategicamente inclinado para o motorista.

Com até 1.870 litros de espaço para carga, quando os bancos estão rebatidos, o SUV pode levar objetos que outros de sua categoria não podem. Além de uma cabine significativamente maior do que a da geração anterior, o Tiguan impressiona pela modularidade dos bancos. Idependentemente da versão ou quantidade de assentos, todos os bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente.

Já as configurações com sete lugares oferecem 216 litros de espaço no bagageiro com as três fileiras de banco em uso. Mantendo duas fileiras de assentos, o volume sobe para 686 litros e, com a terceira e a segunda fileiras rebatidas, é possível acomodar 1.761 litros dentro do veículo.

Referência em economia, agora flexível

O Tiguan Allspace passou a ser equipado nas versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI com o motor 1.4l TSI Total Flex. Equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor, ele desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 5.000 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge já a apenas 1.400 rpm e se mantém até 3.500 rpm, independentemente da mistura de combustível.

As versões 250 TSI e Comfortline 250 TSI utilizam a transmissão com seis marchas, imersa em óleo, reconhecida pela sua eficiência e durabilidade. Ambas as versões têm o mesmo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h, independentemente do combustível utilizado.

Para continuar a ser referência de downsizing em seu segmento, mesmo consumindo etanol (E100), gasolina (E22) ou qualquer mistura desses combustíveis, o motor 1.4 TSI Total Flex traz uma série de novidades em relação ao propulsor 1.4 TSI a gasolina, utilizado na geração anterior do Tiguan.

A versão R-Line 350 TSI do Tiguan traz sob o capô o mesmo motor do Golf GTI: 2.0 TSI com potência de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque. O propulsor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor, o que permite o downsizing de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética.

Os motores TSI proporcionam baixíssimo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações. Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.300 rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.600 rpm e se mantêm até 4.200 rpm.

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI é equipado com a transmissão DSG de sete marchas, também imersa em óleo, que oferece a robustez e a esportividade necessárias para trabalhar em harmonia com o motor 2.0 TSI em conjunto com a tração 4MOTION. Esse conjunto mecânico entrega desempenho de um carro esporte. O SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h.

Todas as versões contam com conectividade

Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB, duas na parte dianteira e uma para o banco traseiro.

O Discover Media inclui sistema de navegação via satélite e o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

No caso da versão R-Line 350 TSI, o SUV chega para se tornar referência em seu segmento quando o tema é inovação. O modelo traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4MOTION, entre outros.

Itens de série e opcionais disponíveis

  • “ESC” – Controle eletrônico de estabilidade com “ASR” – controle de tração
  • “Park Pilot” – Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • “Piloto automático” – Controle automático de velocidade
  • 2 airbags frontais com desativação do lado do passageiro
  • 2 airbags laterais nos bancos dianteiros e 2 airbags de cortina
  • 8 alto-falantes
  • Antena diversity
  • Aplicações decorativas internas “Titanium Silver”
  • Apoios de cabeça dianteiros
  • Apoios de cabeça traseiros
  • Ar-condicionado “Climatronic” de 3 zonas
  • Banco traseiro rebatível
  • Bancos dianteiros com ajuste manual de altura
  • Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
  • Comando de voz
  • Computador de bordo com display multifuncional
  • Descanso de braço dianteiro
  • Detector de fadiga
  • Direção elétrica
  • Entrada para 2 SD-Cards, conexão USB (3) + Aux-In (1)
  • Espelho retrovisor interno com antiofuscamento automático (eletrocrômico)
  • Espelhos retrovisores externos elétricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e função “Tilt down”
  • Faróis de neblina
  • Faróis Halógenos
  • Fixação de assento de criança com sistema ISOFIX®
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Iluminação do porta-malas
  • Indicador de perda da pressão dos pneus
  • Lanterna traseira de neblina
  • Logotipo “TSI”
  • Luz de leitura na frente
  • Manopla da alavanca de transmissão em couro
  • Media Control
  • Motor 1.4 TSI
  • Pacote Standard Allspace
  • Parafusos da roda com dispositivo antifurto
  • Pneus 215/65 R17
  • Revestimento dos bancos em Tecido “Rhombus”, preto
  • Roda sobressalente compacta 18″
  • Rodas de liga leve 17″ “Tulsa”
  • Sensor de chuva
  • Sistema de alarme com comando remoto
  • Sistema de navegação
  • Sistema infotainment “Discover Media”, com rádio, tela touchscreen de 8.0″, App-Connect, comando de voz e Bluetooth
  • Tomada de 12V no console central traseiro
  • Transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic
  • Travamento elétrico das portas
  • Volante multifuncional em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e “shift paddles”

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?