Pré-venda do Volvo S60 mostra sua renovação e nova plataforma

Totalmente renovado e construído sobre nova plataforma modular, o Volvo S60, primeiro sedã híbrido do segmento premium, entra em pré-venda no Brasil. Com 407 hp de potência, e virá de série controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de direção (Pilot Assist) em todas as versões.

Carros
1 ano atrás
Pré-venda do Volvo S60 mostra sua renovação e nova plataforma

Montado sobre a base modular SPA, que é a mesma utilizada no SUV XC60 o novo S60 ficou 12,6 cm mais longo, 5,3 cm mais baixo e ganhou 9,6 cm no entre-eixos em relação ao antecessor.

Preços e versões

O sedã virá importado nos Estados Unidos em quatro versões, com preços que variam entre R$ 195.950 e R$ 269.950, considerando que o valor da versão mais cara possa ser ainda maior, já que a fabricante sueca ainda não divulgou o preço da variante T8 Polestar.

Volvo S60 T4 Momentum – R$ 195.950
Volvo S60 T5 Inscription – R$ 229.950
Volvo S60 T8 R-Design – R$ 269.950
Volvo S60 T8 Polestar – a definir

A configuração de entrada é a T4 Momentum, que usa um motor 2.0 de 190 cv. A configuração seguinte é a T5 Inscription, com um 2.0 de 254 cv. A linha inclui ainda as híbridas T8 R-Design e Polestar, com potência combinada de 407 cv. Todos os propulsores estão acoplados ao câmbio automático de oito marchas.

O dinâmico S60 é o primeiro Volvo que não é oferecido em uma versão a diesel, o que demonstra o compromisso da empresa com veículos elétricos e um futuro de longo prazo em que os motores de combustão tradicionais serão deixados para trás. É o primeiro Volvo a ser fabricado nos Estados Unidos, em uma fábrica localizada nos arredores de Charleston, Carolina do Sul, a primeira marca do país.

Para quem espera com ansiedade, cabe informar que as entregas estão programadas para agosto, quando estará nas concessionárias.

Excelência em segurança

A Volvo destaca que o S60 é um dos carros mais seguros do mundo e que virá equipado com vários sistemas de segurança de série. Terá, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de direção até 130 km/h, fazendo curvas leves automaticamente.

Ainda conta com freio automático com assistente, que faz manobras evasivas quando a frenagem não for o suficiente, evitando colisões em velocidades entre 50 e 100 km/h.

O modelo conta ainda com o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Bastante útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas e climatizar a cabine a distância, entre outras funcionalidades.

O novo sedã Volvo S60 que desembarca no Brasil em 2019 recebeu a pontuação mais alta, cinco estrelas, nos testes de segurança do Euro NCAP 2018, de modo que a linha Volvo mantém sua trajetória de cinco estrelas nesses testes.

Essa é a terceira geração do modelo e mais um veículo da marca a ostentar esse prêmio. “O novo S60 é um dos carros Volvo mais empolgantes que já fabricamos”, disse o presidente e diretor executivo da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.

Sinônimo de segurança, a montadora esbanja títulos nesse seguimento. Este resultado reforça a reputação da Volvo Cars de ter sempre alguns dos veículos mais seguros do mercado na estrada.

Do compacto hatchback V40 ao SUV grande XC90, todos os modelos submetidos a este teste que estão atualmente à venda são carros de 5 estrelas Euro NCAP.

O programa de avaliação do ranking tem sido o mais difícil daqueles que foram realizados até à data, com novos e desafios mais difíceis para as tecnologias de segurança, incluindo sistemas de detecção de ciclistas com sistema automático de frenagem e suporte para permanecer na pista. O S60 está entre os veículos mais seguros que foram testados com o novo sistema.

“Esse resultado demonstra que a Volvo Cars continua liderando o setor em termos de segurança e que não deixa de ampliar os limites no desenvolvimento de novas tecnologias”, destacaMalin Ekholm, diretor do Centro de Segurança da Volvo Cars . “Escolha o Volvo que você escolher, você sempre terá a tranqüilidade de saber que você e seus entes queridos viajam em um dos veículos mais seguros do mercado.”

Mais detalhes

O sedã médio tem 4,76 metros de comprimento, 2,87 m de distância entre os eixos e 1,92 m de largura. O porta-malas tem 442 litros de capacidade. A título de comparação, o Toyota Corolla, líder de vendas entre os sedãs médios nacionais, tem 4,62 metros de comprimento, 2,7 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para 470 litros.

A plataforma usada é a conhecida arquitetura SPA, que já sustenta a perua V60, os modelos topo de linha da Série 90 e o SUV médio XC60.

S60 bem equipado

O modelo S60 compartilha a tecnologia de segurança e a plataforma SPA (Scalable Product Architecture) desenvolvida pela Volvo Cars com seu irmão mais velho XC60 e com os veículos topo de linha da série 90.

O pacote de segurança City Safetycom freio automático Volvo Cars está incluído como padrão em todos os Volvos. Como novidade mundial, os modelos S60 e V60 também ativam a frenagem automática para mitigar colisões frontais. O City Safety ainda é o único sistema de segurança do mercado capaz de detectar pedestres, ciclistas e animais de grande porte.

Voltando a falar da mecânica, dois novos motores a gasolina híbridos plug-in e turbo se destacam: o T6 AWD, que gera potência combinada de 340 cv, e o potente T8 AWD, que entrega 400 cv. Esta última versão pode ser equipada também com o pacote de performance Polestar Engineered, que adiciona cerca de 15 cv. Propulsores convencionais, T5 e T6, também estarão disponíveis.

Entre os recursos tecnológicos, destaque para a tecnologia City Safety com Autobrake, que ajuda o motorista a evitar possíveis colisões e é o único sistema do mercado a reconhecer pedestres, ciclistas e animais de grande porte, mesmo à noite.

De forma opcional, quem for comprar o Volvo S60 pode equipar o modelo com o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist – que dá suporte ao motorista na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em estradas bem sinalizadas a até 130 km/h.

No interior, o painel fiel aos lançamentos mais recentes da marca abriga o sistema de infoentretenimento Sensus Connect, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e conexão 4G. A central oferece controle intuitivo, com comandos sensíveis ao toque para navegação, serviços conectados e aplicativos de entretenimento.

O interior minimalista oferece ao motorista os controles necessários. A maioria das funções é controlada por meio do volante, exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável. O display central com tela antirreflexo sensível ao toque é a principal forma de dominar-se a navegação, telefone, mídia e configurações do carro, que podem ser salvas em perfil individual do condutor, de forma natural e intuitiva.

O controle de voz é outra maneira de operar essas funcionalidades. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?