Preço do Fiat Cronos agrada quem busca um sedan

Considerado um dos mais prazerosos modelos da Fiat de dirigir, o Cronos é o novo sedã compacto feito pela fabricante para brigar no segmento com seus principais concorrentes.

Carros
2 anos atrás
Preço do Fiat Cronos agrada quem busca um sedan

Embora o Cronos seja muito parecido com o hacth compacto Argo, a montadora informa que apenas 30% de sua plataforma foi aproveitada. Uma prova de que ele é diferente é o uso de aços de ultra-alta resistência na estrutura.

Com muitas novidades, o sedan chega com um visual mais esportivo que o hatch, trazendo elementos mais fluídos e elegantes também.

Preços e versões

Como é possível incluir opcionais em todas as versões, inclusive a topo de linha, os valores serão divulgados como iniciais e não fixo.

Cronos 1.3 – a partir e R$ 53.990
Drive 1.3 Manual – a partir e R$ 55.990
Drive 1.3 GSR (automatizado) – a partir e R$ 60.990
Precision 1.8 Manual – a partir e R$ 62.990
Precision 1.8 Automático de 6 velocidades – a partir e R$ 69.990

Básico 1.3
O Cronos básico não conta com a central multimídia Uconnect Touch de 7 polegadas e a entrada USB traseira presentes no Drive. Mas vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, dianteiros, trava elétrica, chave com telecomando, rádio com conexões Bluetooth e USB, computador de bordo.

O volante com comandos de rádio e telefone, display TFT de 3,5 polegadas e alta resolução no painel de instrumentos, pontos ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro, volante regulável em altura e outros.

Drive 1.3
Essa versão aparece com apenas uma opção de motor, o reconhecido 1.3 Firefly de quatro cilindros, 109 cv e 14,2 kgfm de torque. Nele, o consumidor pode escolher entre o câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco velocidades.

De série configuram ar-condicionado, direção elétrica ajustável em altura, trio elétrico, central multimídia Uconnect de sete polegadas e monitoramento de pressão dos pneus. Rodas de liga leve aro 15, sensor de estacionamento, vidros elétricos traseiros, banco bipartido e alarme são oferecidos como opcionais.

Drive 1.3 GSR
A Drive 1.3 GSR traz todos os itens da versão anterior e é uma opção mais em conta do que o Precision 1.8. A evolução do conhecido Dualogic Plus é chamada de GSR, ou Gear Smart Ride, uma promessa de trocas inteligentes de marcha. Ao contrário da caixa automática da Aisin, o automatizado GSR não conta com alavanca de marchas, apenas tem botões para funções da transmissão no console, entre elas, Drive, Ré e Sport. Mudanças manuais são efetuadas apenas pelas borboletas no volante.

Mais completo do que o 1.3 manual, o carro conta com os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, além de start-stop, capaz de desligar e religar o motor em paradas de trânsito, controle de velocidade de cruzeiro, luzes de ambiente na cabine, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros e retrovisores com seta e tilt-down.

Precision 1.8 Manual
Tendo como diferencial o motor 1.8 E.torQ VIS, o carro alcança 139 cv e 19,3 kgfm com etanol. O câmbio manual tem cinco marchas, mas vale apena investir na caixa automática bem mais sofisticada e com seis velocidades.

Entre os itens de série, o Precision 1.8 traz a mais que o 1.3 os faróis com leds diurnos, controle de cruzeiro, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de saída em ladeiras (Hill Holder), vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, computador de bordo em tela de 3,5 polegadas.

O volante é revestido em couro e uma segunda entrada USB para os passageiros do banco de trás.
Nessa versão ainda aparece como opcionais bancos forrados em couro ecológico, rodas de liga leve aro 16, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos em tela TFT de sete polegadas, sensores de chuva e luz, chave presencial com partida do motor por botão e airbags laterais.

Precision 1.8 Automático
Com câmbio automático Aisin de seis marchas, com opções de trocas sequenciais na alavanca e também por meio de borboletas no volante, a versão Precision tem um preço justo se comparado ao que o carro traz. Porém, se o comprador optar por mais opcionais, o carro completão pode ultrapassar os R$ 84 mil. Nesse caso, vale a pena uma comparação com outros concorrentes.

Desempenho do Cronos

De acordo com a Fiat, o Cronos 1.3 manual equipado com motor 109 cv vai de zero a 100 km/h entre 11,5 e 12,3 segundos, respectivamente com etanol e gasolina. A velocidade máxima vai de 178 km/h a 183 km/h.

O consumo varia entre 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada abastecido com álcool e 12,4/14,8 km/l com gasolina.

Quando equipado com câmbio GSR, a velocidade máxima em ambos combustíveis e a aceleração com etanol são as mesmas.

Quanto ao consumo, o automático faz 8,8 km/l de etanol na cidade e 10,4 km/l na rodovia, enquanto as médias com gasolina sobem para 12,7 km/l e 14,8 km/l, respectivamente.

O motor 1.8 tem 139 cv e é ótimo para aqueles que desejam desempenho mais afiado. Segundo a Fiat, o Cronos Precision 1.8 arranca de 0 a 100 km/h em 9,2 s com etanol e 9,6 s com gasolina, além de chegar perto dos 200 km/h de velocidade máxima. Já o consumo ficou entre 8 km/l e 9,6 km/l com etanol e 11,6/13,8 km/l de gasolina.

Por fim, o propulsor 1.8 automático leva um pouco mais de tempo para acelerar, entre 9,9 s e 10,8 s. A média de consumo ficou entre 7,2 km/l e 9,6 km/l com etanol e 10,3 km/l e 13,3 km/l com gasolina, considerando entre cidade e estrada.

Design exclusivo do Cronos

A primeira impressão que se tem é que o Cronos é um Argo na versão sedã. Porém a Fiat resolveu dar um toque exclusivo ao carro e fez algumas modificações.

O modelo chega com uma frente bem expressiva, dotada de grade com elementos estilizados tanto na parte superior quanto na inferior.

Na traseira o que mais chama a atenção é sem dúvidas o porta-malas, com formas arredondadas e lanternas longitudinais que invadem a tampa do porta-malas.

Com capacidade de 525 litros, a abertura da tampa é feita por acionamento na chave, de forma automática.

As rodas são de liga leve e contam com aros 15 e 16 polegadas, além de um belo desenho que estão em harmonia com a proposta do modelo.

Já no interior, o ambiente é o mesmo do Argo, mas com tonalidades mais escuras, incluindo um marrom brilhante na parte central do painel.

O volante multifuncional com múltiplos ajustes é a combinação prefeita com o sistema multimídia Uconnect com Android Auto (com Maps, Waze e Whatsapp) e Car Play.

Cores disponíveis do Cronos

Vermelho Alpine (sólida)
Branco Banchisa (sólida)
Preto Vulcano (sólida)
Branco Alaska (perolizada)
Vermelho Marsala (perolizada)
Cinza Scandium (metálica)
Preto Vesúvio (metálica)
Prata Bari (metálica)

Itens de série que estão no Cronos

2ª porta USB para passageiros traseiros
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Apoia-pé para o motorista
Ar condicionado
Banco do motorista com regulagem de altura
Brake light
Central Multimídia UCONNECT de 7″ Touchscreen com Adroid Auto e Apple Car Play, Bluetooth, entrada USB e Sistema de reconhecimento de voz
Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
Check quadro de instrumentos (Welcome Moving)
Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro temporizado
Direção elétrica progressiva
Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Encosto de cabeça traseiro central
Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
Follow me home
Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina)
HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
Iluminação do porta-malas
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Limpador e lavador do vidro dianteiro com intermitência
Novo motor 1.3 Firefly 8V Flex
Predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena)
Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
Rodas de aço estampado 6.0 x 15” com calotas integrais + Pneus “verde” com baixa resistência a rolagem 185/60 R15
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
Tomada 12V
Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
Volante com comandos de rádio e telefone
Volante com regulagem de altura

Opcionais do Cronos

Como dito no começo da matéria é possível inserir itens opcionais no Cronos.

Kit Stile – R$ 2.990
Faróis de neblina, rodas de liga leve de 16 polegadas, banco traseiro bipartido.

Kit Stile – R$ 3.500
Bancos revestidos em couro ecológico,Maçanetas e frisos das portas cromados, rodas de liga leve de 17 polegadas
Sidebags dianteiros – R$ 2.600
Aibags de cortina

Kit Tech – R$ 3.990
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de conforto, ar-condicionado digital, quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7 polegadas personalizável, sensor de chuva, sensor crepuscular e retrovisor interno eletrocrômico.

Kit Parking – R$ 1.600
Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e câmera de ré com linhas dinâmicas

Kis Convinience – R$ 1.990
Retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento

Alarme antifurto – R$ 650

O que dizem os proprietários do Cronos

Quem já tem um Cronos enaltece o carro que adquiriu. Quem pretende comprar, também mostra otimismo pelo veículo. Mas existem também quem aponte defeitos e eles devem sempre ser levados em consideração.

“Design extremamente atraente gerando um ar de sofisticação diante de seus concorrentes diretos. Mesmo ainda utilizando o velho motor ainda sim é uma boa em razão do preço”, descreve Hamilton Araujo.

Denis Oliveira fez uma crítica em razão da falta de equipamentos de série. “O problema da Fiat é a quantidade de opicionais por valores fora da realidade. Para deixar o carro completo é necessário desembolsar cerca de R$ mil a mais. Ainda tem um agravante, esse investimento é perdido, visto que não faz diferença na tabela Fipe na hora da revenda”, disse Aurélio Alves.

Já José Gonçalves elogiou o sedan da fabricante italiana. “Gostei muito do Cronos. Proposta e características muito convincentes”, concluiu.

Ficha Técnica

Altura do solo (mm): 158
Capacidade do porta-malas (litros): 525
Potência máxima (cv): 101,0 (g) a 6000 rpm / 109,0 (e) 6250 rpm
Torque máximo (kgf.m): 13,7 (g) / 14,2 (e) a 3500 rpm
Tanque de combustível (litros): 48
Cilindrada total (cc): 1332
Entre-eixos (mm): 2521
Altura do veículo (mm): 1508
Comprimento do veículo (mm): 4364
Largura do veículo (mm): 1962

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