Prius, o híbrido de sucesso da Toyota

A onda carros elétrico começa a ganhar força no Brasil, mas há pelo menos cinco anos a Toyota já comercializa por aqui o Prius, um modelo de motor híbrido da marca. Ele já está em sua 4ª geração, apresentada pela empresa em 2016.

Carros
2 anos atrás
Prius, o híbrido de sucesso da Toyota

Com um visual que aposta em linhas fortes e futuristas, o veículo eletrificado passou por uma atualização de motores e sistemas de transmissão para sua nova versão. Como o Prius é o primeiro modelo a ser lançado com motor híbrido, a Toyota esforça-se para aprimora-lo, aperfeiçoando a unidade de potência para ser cada vez mais poderosa, silenciosa e econômica.

Representando a visão da Toyota sobre como será a mobilidade no futuro, com o desenvolvimento de carros cada vez melhores e mais amigáveis ao meio ambiente, o modelo marca ainda uma nova Era no desenvolvimento da marca por ser o primeiro veículo a ser montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota.
O resultado final foi um carro com desenho marcante e melhor conforto e dirigibilidade.

Preço do Prius

A geração atual do Prius pode ser encontrada nas lojas Toyota do Brasil pelo valor de R$ 125.450,00. Atualmente, ele é o veículo híbrido mais acessível à venda no Brasil.

O Novo Toyota Prius está disponível em toda rede de concessionárias da marca nas cores Branco Polar, Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno e a inédita Vermelho Emoção.

Design e funcionalidade

Desde seu lançamento, o Prius foi totalmente redesenhado e ganhou uma presença marcante, com linhas mais agressivas e modernas.

O veículo está 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). O espaço na cabine também aumentou, são 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou 84 mm em sua largura.

Os novos faróis minimizam a área frontal do Prius e garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação em LED, assegurando-lhe contornos e caráter distinto. Na traseira, as lanternas combinam formas ousadas e originais, desde o spoiler até as linhas laterais, enaltecendo a personalidade do veículo. O desenho funcional do Prius foi pensado para minimizar o consumo de combustível. As rodas de liga leve de 15 polegadas, por exemplo, receberam calotas com partes curvadas em forma de onda, que mitigam a resistência ao ar.

As inovações também alcançaram o interior do Novo Prius, projetado para criar uma forte presença, ser símbolo de avanço tecnológico e enaltecer o aspecto emocional, unindo funcionalidade, prazer ao dirigir e sofisticação. A qualidade dos materiais utilizados no interior do veículo garante conforto e suavidade ao toque.

O painel está ainda mais funcional e agora é disposto em camadas, que reforçam o design exterior icônico do Prius e definem de maneira clara a zona de exibição dos instrumentos. Tudo isso sem perder a herança intuitiva das gerações anteriores, com todos os comandos ao alcance da mão do condutor, como a manopla de transmissão do tipo joystick, localizada diretamente no painel.

Os assentos foram redesenhados. Nos bancos dianteiros, reforços no estofado ampliaram o conforto, proporcionando ergonomia precisa. Os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para garantir postura ideal aos ocupantes, resultando em redução da pressão sobre os músculos das costas e pescoço.

Lista de equipamentos

Quando falamos de carro elétrico, logo podemos imaginar que os equipamentos seguem as inovações de um carro do ‘futuro’. É isso que vemos no Prius. Ele possui itens que elevam o bem-estar, conforto e conveniência dos seus ocupantes.

São muitas novidades, como o ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, capaz de concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação. Pela primeira vez equipando um modelo da Toyota no Brasil, o sistema reconhece automaticamente se o banco traseiro está vazio e direciona o ar somente para a zona frontal. As informações podem ser controladas pelos comandos que aparecem no display digital do painel.

O modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio, sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital. A tecnologia marca forte presença no Prius. O modelo chega com o Smart Entry System nas portas dianteiras, permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button.

Comercializado em versão única, o híbrido da Toyota também oferece de série banco do motorista com regulagem de altura e distância, além de regulagem lombar elétrica, revestimento em padrão couro e material sintético nos assentos, aquecimento dos bancos dianteiros, vidros elétricos nas quatro portas, com função “um toque” e sistema antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas.

Tem também descansa braços traseiro (16 mm mais largo em comparação com a geração anterior) com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em padrão couro com comandos integrados do áudio e do computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros. Luzes de leitura individuais dianteiras e no teto na parte traseira, além de tomada de energia, completam a lista de conforto e conveniência.

Sistema de áudio e computador de bordo

O Prius vem equipado com sistema multimídia contemplado de rádio AM/FM, CD e MP3 player, conexões Bluetooth®, USB e AUX, além de sistema de navegação em uma tela de 7” sensível ao toque, garantindo fácil operação e uma excelente qualidade de imagem e som.

Já o computador de bordo possui um monitor TFT com dois visores de 4.2 polegadas. Nele, o motorista pode personalizar o conteúdo da tela principal com suas preferências, entre exibições simples ou segmentada. A opção simples traz a velocidade do veículo, quantidade de combustível restante, indicador do modo de condução (Power, ECO, Normal e EV), temperatura externa, distância percorrida após a partida, economia média de combustível, entre outras informações.

A visão segmentada acrescenta informações como indicador simplificado do sistema híbrido, medidor instantâneo de combustível e carga da bateria armazenada pelo sistema híbrido. A tela multifuncional possui sete abas, com várias informações sobre o carro.

Motorização, desempenho e eficiência

Quando se trata de um carro elétrico, logo desperta a curiosidade sobre o motor. O Novo Prius conta com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota em sua nova geração e combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, que foi redesenhado e teve redução de tamanho e peso.

Esse propulsor funciona em conjunto com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução. O Novo Prius entrega potência combinada estimada de 123 cv, priorizando o baixo consumo de combustível, sem comprometer o desempenho.

Em testes realizados pela Toyota no Japão, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos. O motor a gasolina do Novo Prius atinge eficiência térmica máxima de 40%, um dos mais eficientes produzidos em massa no mundo. O avanço foi alcançado, em parte, devido ao uso de um alto volume de gases no sistema de recirculação dos gases de exaustão (EGR), e melhorias no sistema de combustão.

O propulsor elétrico, especificamente, está mais compacto e teve sua relação peso/potência melhorada. Em comparação à geração atual, houve uma redução de 20% nas perdas mecânicas por fricção. O software do sistema híbrido recebeu atualizações que melhoraram a percepção de aceleração, revelando respostas mais suaves e diretas, mesmo em rotações mais baixas.

Os componentes fundamentais do sistema, como unidade de controle de potência e a bateria, também foram redesenhados ou revistos, para reduzir peso e melhorar a eficiência do veículo. A bateria híbrida de níquel, responsável por alimentar o motor elétrico do Prius, antes localizada no porta-malas, foi transferida para a parte inferior direita do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. Uma entrada de ar foi introduzida no banco do passageiro, otimizando o arrefecimento da bateria híbrida e melhorando sua performance.

O Novo Prius é considerado uma referência mundial em baixa emissão de poluentes. O modelo emite cerca de 40% menos CO2 , comparado a um veículo convencional. Com relação ao consumo, o INMETRO reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do País, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Novo Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

O Prius possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. A transmissão do Novo Prius continua ser do tipo CVT.

Segurança rigorosa

Se existe alguma desconfiança sobre a segurança do Prius, pode ficar tranquilo. O hibrido da Toyota foi projetado para atender aos mais rigorosos padrões. Além de criar uma experiência de condução dinâmica, a plataforma TNGA oferece uma estrutura de quadro de alta resistência, que aumenta a proteção dos ocupantes em caso de colisão. A carroceria mais rígida foi projetada para distribuir energia no caso de impacto frontal, por meio de diversos reforços colocados sob o assoalho, que ajudam a reduzir a quantidade de energia.

O Novo Prius é equipado com diversos itens de segurança, como sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o condutor); alerta sonoro para uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros; três apoios de cabeça com regulagem de altura para os passageiros do banco traseiro; cintos de segurança de três pontos e pré-tensionadores para todos os ocupantes; câmera de ré projetada na tela de LCD com alerta sonoro;

Conta com imobilizador por código eletrônico na chave; luz auxiliar de freio; sistema de alarme com acionamento à distância e travas de segurança para crianças nas portas traseiras. Além dos faróis de neblina em LED dianteiros, presentes na geração anterior, o Novo Prius recebeu luz de neblina traseira, também em LED. A todo este pacote, somam-se o controle de estabilidade (VSC), sistema de freios ABS e sistema auxiliar de frenagem EBD nas quatro rodas.

Custo de manutenção

Por ser um carro elétrico, o Prius possui um plano de manutenção fechado que prevê seis revisões ao longo de seis anos, além da garantia de três anos oferecida pela Toyota.

Para oferecer a melhor experiência de compra e propriedade aos seus clientes, os preços estabelecidos pela Toyota nas revisões dos 10 mil aos 50 mil km são próximos aos da tabela do Corolla, sedã médio da marca com um dos mais competitivos pacotes de manutenção em seu segmento.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?