Renault Arkana 2020, um 4X4 de luxo
Sua primeira aparição ocorreu em 2018 durante o Salão Internacional do Automóvel de Moscou. Foi nesse evento que a Renault apresentou o show-carro Arkana que acaba de ser lançado pela montadora em versão SUV Coupé. Tudo indica que ele estará à venda no Brasil em 2020.

O modelo é inédito da marca. Além de manter praticamente o mesmo visual do conceito, o novo SUV faz sua estreia na Rússia com motor turbo e opção de tração 4×4 revelando acabamento interno mais refinado para ficar acima do Captur. Criado como um veículo para mercados emergentes, deve aparecer no mercado brasileiro entre 2020 e 2021, durante o novo ciclo de investimentos da fabricante.
Para criar o estilo do Arkana, a Renault fez um trabalho colaborativo entre vários estúdios de design da marca ao redor do mundo, com retoque final feito pelo escritório na França. Seguindo o novo padrão de estilo da marca, desenvolvido por Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de design, o SUV também tem elementos visuais e de acabamento dos próximos carros da empresa.
Com a revelação do Arkana, podemos contemplar a visão da Renault sobre o que é um utilitário esportivo com linhas de cupê. “Uma fusão única entre a elegância de um sedã e a robustez de um SUV”, nas palavras dos franceses.
Preços e versões
A pré-venda do modelo foi iniciada nesta semana, com chegada do carro às lojas marcada para o início do 2º semestre. A versão de lançamento Edition One sai por 1,419 milhão de rublos, aproximadamente R$ 88.800, na versão 4×2, e 1,499 milhão de rublos, cerca de R$ 93.800, na variação 4×4.
Sobre sua vinda para o Brasil a dúvida sobre o dia e mês, já que o ano será 2020. Executivos da divisão brasileira confirmaram que o SUV está em estudos e que seu lançamento dependeria de uma série de fatores, seguindo o novo regime automotivo Rota 2030 que ainda não tinha sido assinado.
Durante o lançamento do Kwid Outsider, a Marca revelou que irá iniciar um novo ciclo de investimentos no país, com a meta de alcançar os 10% de participação de mercado, o que provavelmente abrirá as portas para a chegada do Arkana entre 2020 e 2021.
O novo Renault Arkana Coupé SUV será oferecido em uma gama de 7 cores de carroceria e 3 níveis de acabamento.
Nova plataforma
De acordo com a Renault, o Arkana utiliza uma plataforma de nova geração, que apesar de derivada da utilizada por modelos como Duster e Captur, conta com 55% de novos componentes.
O SUV-cupê será vendido com duas motorizações. A primeira é a mais importante, estreando o motor 1.3 TCe turbo de 150 cv feito em parceria com a Mercedes-Benz, o mesmo utilizado pela marca alemã no novo Classe A. Ele tem torque de 25,5 kgfm a partir de 1.700 rpm, distribuído pelo câmbio CVT X-Tronic. Segundo a fabricante, entrega um consumo de 14,2 km/litro e tem autonomia de 700 km.
Já a segunda opção traz o propulsor 1.6 de 114 cv a gasolina, combinado ao câmbio manual de 5 marchas, 6 posições na versão de tração integral.
Por fora o design da versão de produção do Arkana Coupé SUV difere apenas ligeiramente do carro-conceito. Sendo assim, foi mantida a linha inclinada do teto, a cintura muito alta e o pára-choque largo e expressivo. Os componentes cromados na grade e ao redor das janelas e os faróis de LED em forma de C incorporam o DNA do design da Renault, para destacar sua aparência elegante.
Por dentro do Arkana
O visual mais sofisticado do que o visto nos carros brasileiros da marca impressiona por dentro do Arkana. A lista de equipamentos do modelo inclui itens como sistema de som premium Bose e um pacote de assistência eletrônico com monitor de pontos cegos e câmera 360°.
O SUV-Cupê chega maior do que o Captur, medindo 4,545 metros de comprimento, 1,820 m de largura, 1,565 m de altura e 2,721 m de entre-eixos. São 22 cm mais de comprimento e 5 cm a mais de entre-eixos. Embora não pareça, é o suficiente para que faça a ligação entre o Captur e o Koleos em muitos mercados.
O interior eleva um pouco o jogo em comparação aos SUVs menores da Renault. Tem estilo diferente de todos os carros da marca vendidos no Brasil. Foi desenhado para colocar o motorista em foco, com o console central voltado levemente para o condutor, junto com a central multimídia de 8”. Tem até iluminação ambiente com 8 opções de cor.
Os bancos dianteiros têm ajuste de lombar e de altura, enquanto os traseiros trazem sistema de aquecimento – novamente pensando no inverno russo. O volante também tem aquecimento, assim como os espelhos laterais, vidros traseiros e dianteiros. O porta-malas tem capacidade para 508 litros, crescendo para 1.333 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O veículo conta ainda com alguns detalhes chamativos, como os balanços curtos, o vão livre de 205 mm e as rodas de 17”. Para quem faz questão de saber mais detalhes sobre os ângulos do carro, a Renault informa um ângulo de entrada de 21° e 26° de saída.
Itens de série
Na versão Edition One, o Renault Arkana é equipado com bancos de couro, faróis full-LED, acabamento cromado na carroceria, rodas de liga leve de 17”, central multimídia com tela de 8” e conexão Android Auto e Apple CarPlay, chave-cartão com acabamento vermelho, e sistema de som BOSE composto por 8 alto-falantes, um subwoofer e um amplificador digital.
Inicialmente, segundo a Marca, apenas 100 unidades serão disponibilizadas.
Em todas as versões, o Renault Arkana será vendido com chave presencial, mantendo o formato de chave usado em outros carros da empresa, mas agora com acabamento estilizado. As portas são travadas automaticamente quando o motorista se afastar do veículo com a chave no bolso. Terá função também para acionar o motor pela chave a uma distância de até 200 metros.
Para atender seu primeiro mercado, a Rússia, o SUV terá sistema de tração 4×4 logo no lançamento, além da 4×2. Terá os modos 2WD, Auto e Lock, e a Renault promete que irá ajudar a andar em situações mais exigentes. O sistema funciona até 80 km/h, fazendo uma distribuição exata de 50/50 entre as rodas dianteiras e traseiras.
A versatilidade e robustez do SUV da Renault Arkana Coupé na estrada são os frutos dos esforços conjuntos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e da colaboração da Aliança com a Daimler.
Para chegar a esse resultado, o Arkana passou por uma série de testes de resistência e durabilidade, incluindo 300.000 km de testes em condições extremas de direção. Este rigor garante um conforto ideal, na cidade ou em estradas sinuosas, independentemente das condições meteorológicas.