Renault Captur, o SUV atraente e de respeito

Com linhas expressivas e design atraente, o novo Renault Captur conta agora com maiores altura do solo, posição de direção, comprimento e entre-eixos, atributos que garantem a ele exclusividade em sua categoria.

Carros
2 anos atrás
Renault Captur, o SUV atraente e de respeito

O SUV é um carro perfeito para quem busca conforto, elegância e espaço interno, com alta oferta de conectividade, tecnologia e segurança.

O veículo francês permanece com a identidade visual da Renault e são assinadas pelo Technocentre da Renault, na França, em parceria com o Renault Design América Latina (RDAL).

No quesito estético, destaque para a pintura biton, que permite o comprador optar por ter o teto em uma cor diferente do restante do veículo.
O Captur chegou ao mercado brasileiro com uma gama completa.

São duas opções de motor: o 1.6 SCe (120 cv), que oferece economia e prazer ao dirigir; além do 2.0 16V (148 cv), opção para quem busca ainda mais desempenho.

Os dois propulsores trazem tecnologias que a fabricante desenvolveu na pista de Fórmula 1. Quando assunto é segurança, todas as versões saem de fábrica com 4 airbags e controle de estabilidade (ESP).

Preços e versões do Captur 2019

Atualmente a Captur pode ser comprada em quatro versões, com duas opções de motorização e câmbio:
Captur Zen 1.6 SCe manual – R$ 82.990,00
Captur Zen 1.6 CVT X-Tronic – R$ 88.990,00
Captur Intense 1.6 CVT X-Tronic – R$ 92.990,00
Captur Intense 2.0 automático – R$ 96.990,00

Para quem não sabe, a criação do Captur ocorreu em 2011, em Genebra, durante a apresentação do carro-conceito de mesmo nome dentro da filosofia “Life”, onde a Renault criou seis carros diferentes – SUV, minivan, esportivo, hatch, compacto e furgão – para seis fases distintas da vida de uma pessoa.

A estreia para o público brasileiro ocorreu no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2016. O design sensual e elegante do novo Captur impressionou os mais de 700 mil visitantes, sendo o SUV considerado uma das grandes atrações da mostra.

“O design do Captur mistura elegância e linhas bem marcadas. A pintura biton garante um efeito harmônico e traz o grande barato da personalização. O desenho do Captur reflete a nova identidade da marca”, afirma Vincent Pedretti, chefe de design do RDAL – Renault Design América Latina.

A dianteira do SUV traz luzes diurnas de LED, no formato de “C” ao redor dos faróis de neblina, que alongam a grade inferior, transmitem elegância. Os faróis são modernos e têm desenho fluído, enquanto o capô tem dois vincos bem marcados.

Na lateral, o carro traz um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção pelas linhas fluidas e lateral esculpida, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos, integram o conjunto em perfeita harmonia.

Na parte de trás o Captur carrega lanternas de LEDS, ponteira do escapamento cromada e um friso cromado abaixo do porta-malas que percorre quase toda a extensão do para-choque, dando a impressão de que o Captur é um modelo ainda mais largo.

O quadro de instrumentos tem ótima leitura e desenho moderno, com um quadro que associa um velocímetro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado. O computador de bordo digital é visualizado logo acima do conjunto. Dependendo da versão, o interior ainda pode receber o acabamento em dois tons.

A pintura em biton oferece originalidade e personalização. O comprador tem a opção de 13 combinações de cores, incluindo 9 combinações em biton. O teto do Captur pode ser preto ou marfim. A carroceria pode ser preta, branca, marrom, laranja, marfim, vermelha, prata ou cinza.

Posição de direção mais alta do segmento

Com 4,33m de comprimento e 2,67m de entre-eixos, os maiores números do segmento, o Captur acomoda cinco passageiros com o conforto. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente, agradando famílias formadas por pessoas de estatura alta.

A posição de direção é considerada a mais elevada entre os SUVs concorrentes e somada com a maior área envidraçada do segmento, melhoram o campo de visão e trazem além do conforto, mais segurança para o condutor.

Os bancos R-Confort trazem bidensidade e formato concha proporcionando mais ergonomia e acomodando melhor o motorista e os passageiros.

Em razão da integração das lanternas à tampa traseira, o veículo francês tem uma das maiores áreas de acesso ao porta-malas do segmento. O porta-malas é o maior entre seus concorrentes e tem capacidade para 437 litros.

O novo Renault Captur tem os maiores ângulos de entrada e saída do segmento. Confira as principais dimensões:

4,33 metros de comprimento
1,81 metros de largura
1,62 metros de altura
2,67 metros de distância entre eixos
212 mm de altura do solo
708 mm de posição de direção (Ponto H)
ngulo de entrada: 23°
ngulo de saída: 31°

O conforto acústico também é um ponto alto do Captur. O modelo é extremamente silencioso, seja em situações urbanas ou na estrada. O modelo contempla ainda com 12 porta-objetos úteis e práticos para o uso diário, localizados nos painéis das portas, console central, painel de bordo e porta-luvas.

Alta oferta de conectividade

O MEDIA Nav presente no Captur garante ao carro alta oferta de conectividade. O sistema está disponível em todas as suas versões. De forma intuitiva e com no máximo 4 cliques, o consumidor acessa e configura qualquer funcionalidade da central multimídia, através da tela touchscreen de 7”, que possui: GPS integrado, Bluetooth®, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching. Além de todas estas funções, o sistema é integrado com o comando satélite que possibilita ao motorista acessar tudo sem tirar as mãos do volante.

O SUV traz chave cartão que possibilita a ignição simplesmente com a presença do cartão no interior do veículo. Já a abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproximação ou afastamento, sem necessidade de tocar no cartão.

O carro oferece também uma opção de condução mais confortável e segura: toda a gama inclui de série o controle de velocidade de cruzeiro (cruise control), que atua conjuntamente com o limitador de velocidade. O sistema é ideal ao conduzir por uma zona de velocidade controlada.

O sensor crepuscular é um sistema inteligente que capta a luminosidade do ambiente e acende as luzes automaticamente conforme a necessidade. Além disso, o sensor de chuva ativa o limpador de para-brisas caso seja necessário.

A direção do novo Captur é eletro-hidráulica com esforço variável, com um fluxo de óleo que é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor.

A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente. Este sistema garante maior conforto e economia de combustível.

Os retrovisores laterais são rebatíveis eletricamente e o modelo oferece apoio de braço para o condutor (na versão Intense), ar-condicionado automático, velocímetro digital e vidros elétricos nas quatro portas.

Segurança digna de um carro francês

Toda a linha do novo Renault Captur traz de série o controle eletrônico de estabilidade (ESP), sistema que garante maior segurança nas curvas ao corrigir movimentos que podem fazer o veículo sair da trajetória normal.

Há ainda o controle eletrônico de tração (ASR), sistema que proporciona maior aderência em diferentes tipos de superfícies.

O SUV traz de série em todas as versões quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais). Outro destaque do modelo é a incorporação do sistema de fixação ISOFIX para duas cadeirinhas infantis no banco traseiro.

Todas os modelos contam de série com luzes de rodagem diurna LED (DRL), freios ABS, auxílio de frenagem de emergência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

Todos estes sistemas são de grande utilidade nas situações em que o freio é exigido com maior intensidade, garantindo maior segurança a bordo do veículo.

Já a assistência de partida em rampas (HSA) é acionada quando o carro se encontra em uma inclinação superior a 3°. Este sistema freia o carro por até 2 segundos, auxiliando a arrancada em ladeiras e trazendo conforto e segurança.

Outra novidade são as luzes de conversão chamadas de Cornering Lights, que são integradas aos faróis de neblina dianteiros. Estas são acionadas automaticamente ao girar o volante, permitindo melhor visibilidade em áreas de menor luminosidade.

Por último, a câmera de ré e os sensores de estacionamento traseiros permitem guiar e informar o condutor sobre a presença de obstáculos próximos, um recurso indispensável nos dias atuais.

Motor e câmbio do Captur

O Captur pode ser equipado com o novo motor 1.6 16V SCe, lançado na linha Renault no final de 2016 com foco em economia e prazer ao dirigir. Ou ainda com o confiável 2.0 16V, que ganhou evoluções na metade do ano passado ficando mais econômico.

O motor 1.6 16V SCe oferece 120 cv a 5.500 rpm com etanol e 118 cv a 5.500 rpm com gasolina. Em torque, são 16,2 kgfm a 4.000 rpm seja com etanol ou gasolina. Vale destacar que 90% do torque do motor 1.6 SCe já é oferecido a 2.000 rpm, garantindo ótimas retomadas.

O motor 2.0 16V tem 148 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. A oferta de torque é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

Quando equipado com o motor 1.6 16V, o SUV recebe uma transmissão manual de cinco velocidades. Já a versão movida pelo 2.0 16V, destinada a quem procura ainda mais desempenho, traz câmbio automático.

O Captur traz em todas as versões o sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia, solução da Fórmula 1 que ganha as ruas nos carros da Renault. Durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível.

Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.

Ainda com foco em economia de combustível, o modelo conta com a função Eco Mode, que é ativada com um simples apertar de um botão localizado logo abaixo da alavanca de câmbio. Por meio desta função podem ser alterados padrões de uso e otimizado o consumo de combustível, com uma economia de até 10%.

Como complemento, o indicador de troca de marcha (GSI) alerta com precisão, conforme a situação, qual é o momento indicado para mudar de marcha, conforme a condição de condução, rotação do motor e posição do pedal do acelerador.

Itens de série do SUV Captur

O Captur Zen 1.6 SCe manual traz de série quatro airbags (dianteiros e laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (ASR), assistente de partida em rampas (HSA), freios com ABS, ISOFIX, direção eletro-hidráulica, volante com regulagem da altura e ar-condicionado.

As rodas são aro 17 polegadas de liga leve, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave-cartão hands free, comando de áudio e celular na coluna de direção (comando satélite), assento do condutor com regulagem de altura, sistema CAR (travamento automático das portas a 6 km/h), Luzes diurnas em LED, retrovisores rebatíveis, piloto automático com indicador e limitador de velocidade. Opcional: Media Nav + Câmera de Ré; pintura biton.

Já o Captur Intense 2.0 automático adiciona rodas aro 17 polegadas de liga leve diamantadas, apoio de braço, Media Nav 7” touchscreen, câmera de ré, ar-condicionado automático, sensor de chuva, farol de neblina com função Cornering Light, sensor crepuscular. Opcional: bancos em couro e pintura biton.

Ficha técnica do Renault Captur

Modelo 1.6 Intense
Arquitetura: Carroceria Monobloco – 5 Passageiros e 5 Portas
Potência: 120 cv (e) / 118 cv (g) – 5.500 rpm
Torque: 16,2 kgfm (e) / 16,2 kgfm – 4.000 rpm
Cilindrada: 1.597 cm3
Pneus: 215/60 R17
Suspensão Dianteira: MacPherson
Suspensão Traseira: Semi-Independente com barra estabilizadora.
Freio Dianteiro: Sistema ABS – Disco Ventilado
Freio Traseiro: Sistema de Tambor
Direção: Eletro – Hidráulica
Transmissão: Manual de 5 velocidades (Zen 1.6) / automático CVT com troca seqüencial de 6 velocidades (Zen 1.6 Sce X-Tronic e Intense 1.6 Sce X-Tronic)
Tanque de Combustível: 50 l
Porta – Malas: 437 L
Carga Útil: 449 kg.
Peso: Zen 1.6 SCe Manual – 1.273 kg / Zen 1.6 SCe X-Tronic 1.286 kg / Intense 1.6 Sce X-Tronic – 1.286 kg
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Zen 1.6 SCe Manual –11,9 (e) – 13,3 (g) / Zen 1.6 SCe X-Tronic 13,1 (e) – 14,5 (g) / Intense 1.6 Sce X-Tronic 13,1 (e) – 14,5 (g).
Distância entre eixos: 2.673 mm
Comprimento: 4.329 mm
Altura: 1.619 mm
Largura: 1.813 mm
Peso: 1.273 kg
Alimentação: Flex (Gasolina e Etanol)
Versão 2.0 Intense
Arquitetura: Carroceria Monobloco – 5 Passageiros e 5 Portas
Potência: 148 cv (e) / 143 cv (g) – 5.750 rpm
Torque: 20,9 kgfm (e) / 20,2 kgfm – 4.000 rpm
Cilindrada: 1.998 cm3
Pneus: 215/60 R17
Suspensão Dianteira: MacPherson
Suspensão Traseira: Semi-Independente com barra estabilizadora.
Freio Dianteiro: Sistema ABS – Disco Ventilado
Freio Traseiro: Sistema de Tambor
Direção: Eletro – Hidráulica
Transmissão: Manual de 5 velocidades (Zen 1.6) / automático CVT com troca seqüencial de 6 velocidades (Zen 1.6 Sce X-Tronic e Intense 1.6 Sce X-Tronic)
Tanque de Combustível: 50 l
Porta – Malas: 437 L
Carga Útil: 449 kg.
Peso: 1.352 kg
Aceleração 0 a 100 km/h (s): 11,1 (e) – 12,0 (g).
Distância entre eixos: 2.673 mm
Comprimento: 4.329 mm
Altura: 1.619 mm
Largura: 1.813 mm
Peso: 1.273 kg
Alimentação: Flex (Gasolina e Etanol)

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