Renault Clio renasce com versão híbrida

Quando saiu de cena, muitos lamentaram. Mas ele está de volta. Estamos falando do Clio, campeão de vendas do Grupo Renault em todo o mundo, que chega renovado. Mais moderno e mais atlético, o hatch conta com o DNA que é sucesso há quase 30 anos. Ele se baseia na força de cada uma das quatro gerações anteriores para abrir um novo capítulo bastante aguardado de sua história.

Carros
2 anos atrás
Renault Clio renasce com versão híbrida

Ditando regras, o Novo Clio tem design externo evoluído e mais maduro, enquanto o desenho interno foi totalmente repensado. Com linhas mais esculpidas e uma frente mais imponente, o carro ficou muito mais dinâmico e moderno, mas, apesar dos 100% de peças novas, se mantém reconhecível ao primeiro olhar.

Do lado de dentro, a revolução é nítida. Totalmente revista, a cabine tem como inspiração os segmentos superiores, tanto em termos de qualidade como de tecnologias disponíveis, que são dirigidas a todos, para facilitar o uso no dia a dia.

“Esta quinta geração é muito importante para nós, pois o Clio é o campeão de vendas de seu segmento, além de ser o segundo carro mais vendido na Europa, entre todas as categorias. Esta é a mais nova geração de um ícone, que agrega o melhor de todas as gerações anteriores.

Fizemos uma verdadeira revolução do lado de dentro, com uma melhoria perceptível na qualidade percebida, com mais sofisticação e uma forte pegada tecnológica. Este Clio é, sem dúvida, o melhor de todos”, disse Laurens van den Acker, Diretor Mundial de Design do Grupo Renault

Versão elétrica

O Novo Clio é o primeiro representante do plano estratégico de veículos elétricos do Grupo Renault. Apresentado no segundo semestre de 2017, o plano se baseia em 3 pilares:

Elétrico: até o final do plano, o grupo oferecerá 12 modelos eletrificados em sua gama. O Novo Clio será o primeiro deles, oferecendo uma motorização totalmente híbrida E-TECH, resultado de uma tecnologia desenvolvida pela Renault.

Conectado: até o final de 2022, 100% de veículos conectados serão oferecidos nos mercados-chave para a empresa. O Novo Clio ilustra perfeitamente esta dinâmica, com seu novo sistema multimídia conectado, desenvolvido pela Renault-Nissan-Mitsubishi.

Autônomo: até o final do plano, o Grupo Renault comercializará 15 modelos equipados com tecnologias de condução autônoma. O Novo Clio será o pioneiro, democratizando em um veículo urbano, os sistemas avançados de assistência que levarão à condução autônoma.

Revolução interna

Ao entrar no Novo Clio já é possível notar que a qualidade e a ergonomia da posição de dirigir eram prioridade para as equipes de design interno. A cabine mudou de dimensão em matéria de qualidade. Mais compacto para liberar espaço, o novíssimo “Smart Cockpit” do Novo Clio é centrado no condutor e traz ainda mais tecnologias.

Equipado com as maiores telas da categoria, ele apresenta uma ergonomia decididamente moderna, para uma experiência de condução mais imersiva. O Novo Clio também democratiza inovações únicas no segmento, como o freio de estacionamento elétrico, bastante útil em uso urbano.

Tela Multimídia

Principal item do “Smart Cockpit”, esta tela multimídia de 9,3 polegadas é a maior já vista na Renault. Ligeiramente curvo, este tablet vertical foi inspirado no mesmo item visto no Espace, aumentando visualmente o painel de bordo, conferindo grande modernidade à cabine e melhorando a legibilidade na tela.

Centrado no condutor, o dispositivo conta com o novo sistema conectado Renault EASY LINK, que oferece todos os recursos de multimídia, navegação e infotainment, além de todas as regulagens do sistema MULTI-SENSE, de forma bastante simples.

Painel de instrumentos digital

Pela primeira vez, o Novo Clio é equipado com uma tela digital que assume o lugar dos tradicionais mostradores analógicos do painel de instrumentos. Tecnologia vista antes apenas nos segmentos superiores, esta tela colorida mede de 7 a 10 polegadas, permitindo personalizar a experiência de condução de forma bastante intuitiva.

A versão de 10 polegadas oferecerá navegação por GPS. Com suas duas telas de 9,3 e 10 polegadas, o Novo Clio oferece as maiores telas de sua categoria.

Painel de bordo e volante

O painel do bordo do Novo Clio foi totalmente revisto, com foco na qualidade. O componente se divide agora em três: uma parte superior com revestimento suave ao toque, uma parte central personalizável, e uma parte inferior, dedicada a itens funcionais, como o porta-luvas.

O formato de onda amplia a percepção visual do cockpit, sensação que é reforçada pelo design horizontal das saídas de ar centrais e laterais. Foi dada atenção especial à ergonomia na parte inferior da tela central, com os botões “piano” e os comandos do ar-condicionado com acesso direto, facilitando o uso pelo condutor.

Mais elegante, a parte central volante ficou menor devido ao uso de um airbag mais compacto em comparação com o modelo anterior, melhorando a visibilidade do painel de bordo pelo condutor. O aro do volante do Novo Clio ficou mais grosso e conta com um descanso para o polegar, contribuindo para o conforto ao dirigir. Já os comandos mais completos e retroiluminados contribuem para a melhoria da qualidade, graças ao acabamento cromado acetinado.

Personalização

Cada um pode personalizar seu Novo Clio graças a uma série de kits de personalização que mudam o visual do console central, painel de bordo, painéis das portas, volante e apoios de braço. Nada menos que 8 opções de revestimentos internos estão disponíveis, complementadas por uma inovadora gama de itens de personalização para a linha das saídas de ar que percorrem todo o comprimento do painel de bordo, permitindo criar o ambiente interno que mais combina com o proprietário. Já as opções de iluminação interna totalizam 8 cores.

Design externo mais moderno e expressivo

Mesmo com as mesmas formas sensuais que a geração anterior, o Novo Clio ficou ainda mais expressivo, mantendo o perfil raçudo. Na frente, as nervuras do capô dão um efeito esculpido, enquanto a grade ficou maior e o para-choque é mais marcado, com um defletor de ar bastante expressivo, que favorece o resfriamento do motor.

Em termos de dimensões, o Novo Clio tem um comprimento de 4.048 mm e largura de 1.798 mm, o que representa uma redução total de 14 mm. Mesmo assim, a habitabilidade é melhor. A altura da carroceria de 1.440 mm ficou 30 mm mais baixa, com ganhos nos quesitos aerodinâmica e esportividade.

As rodas de 17’’ – conforme a versão – melhoram o comportamento dinâmico do veículo. Detalhes como a antena tubarão, faróis 100% LED, a porta do porta-malas com linhas suaves e a moldura cromada em torno dos vidros laterais contribuem para o design externo mais moderno do Novo Clio e, assim como do lado de dentro, para uma melhoria na qualidade.

A arquitetura do porta-malas foi otimizada, para tornar sua forma a mais cúbica possível. O sistema de áudio premium BOSE foi completamente integrado e não prejudica o volume do porta-malas, que agora tem 391 litros – além dos 26 litros de porta-objetos espalhados pela cabine –, oferecendo o melhor volume da categoria.

Assim como o Marrom Bison e o Azul Céladon, a cor Laranja Valência está entre as novas cores do Novo Clio, representando o dinamismo do modelo e oferecendo profundidade e radiação da cor inéditas, graças ao exclusivo tratamento baseado em um esmalte colorido laranja, utilizado pela primeiríssima vez na indústria automotiva.

No total, são 11 opções de cores disponíveis para a carroceria e 3 kits de personalização externa (vermelho, laranja e preto).

Faróis dianteiros
Agora 100% de LED como item de série, os faróis dianteiros apresentam a assinatura luminosa em formato de C (C-Shape), característica dos modelos Renault. Eles dão ao Novo Clio um visual mais expressivo, destacado pela estampa em formato de diamante da logomarca, arrematando o conjunto com elegância.

Nova gama de motorizações

Além do design que mudou, a grande renovação atinge a motorização do Novo Clio. O hatch chega com uma gama completa de motorizações a gasolina e diesel, com potências que vão de 65 a 130 cv.

Como complemento, e pela primeira vez no Grupo Renault, uma motorização híbrida batizada de E-TECH estará disponível a partir de 2020. No total, serão oferecidas 9 combinações de motor/caixa de câmbio, para que cada um possa escolher a configuração mais adaptada ao seu uso.

Com suas motorizações 1.0 TCe e 1.3 TCe desenvolvidas pela Renault-Nissan-Mitsubishi, além do motor E-TECH concebido pela Renault, o Novo Clio é a perfeita representação da sinergia que constitui um dos principais pilares da estratégia do Grupo Renault e seus parceiros da Aliança.

Já o propulsor E-TECH, o motor híbrido da Renault, associa eficiência e prazer de dirigir. Ele será oferecido a partir de 2020.
Esta motorização E-TECH foi desenvolvida e patenteada pela engenharia da Renault, utilizando elementos concebidos pela Aliança, assim como o seu motor a gasolina de 1.6 litro de nova geração, que foi especificamente retrabalhado para a ocasião. Ele é acompanhado por dois motores elétricos, uma caixa de câmbio multimodos inovadora e uma bateria de 1,2 kWh.

A tecnologia híbrida Renault E-TECH oferece máxima eficiência na utilização, com uma reatividade dinâmica de ponta no mercado, perdas limitadas de energia e recarga rápida da bateria nas fases de desaceleração. Seu excelente rendimento energético permite recuperar e restituir o máximo de energia.

A partida é feita automaticamente no modo 100% elétrico e, associada à alta capacidade de recarga das baterias na desaceleração, permite rodar até 80% do tempo no modo 100% elétrico na cidade.

Isso representa um ganho de aproximadamente 40% em termos de consumo em comparação com um motor térmico a gasolina clássico em ciclo urbano. Tudo isso mantendo o prazer de dirigir inédito no segmento de compactos urbanos híbridos, graças a uma reatividade instantânea na partida e na aceleração.

Ficha técnica

Comprimento 4.048 mm
Largura 1.798 mm (1.988 mm com retrovisores)
Altura 1.440 mm
Entre eixos 2.583 mm
Peso 1.087 kg
Volume do porta-malas 391 l

Pneus:
15’’ (185/65 R15 88T)
16’’ (195/55 R16 87H e 185/65 R15 88T)
17’’ (205/45 R17 88V)

Motorizações
SCe 65/75
TCe 100
TCe 130
Blue dCi 85/115
E-TECH

Caixas de câmbio
BVM5
BVM6
XTRONIC
EDC7

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?