Renault Master, um furgão para todas as horas

A Renault Master, líder absoluto pelo quinto ano consecutivo do segmento de furgões com capacidade de carga de até 3,5 toneladas de Peso Bruto Total, com 7.104 unidades emplacadas em 2018, continua sendo uma ótima opção para quem busca um utilitário para iniciar um negócio próprio.

Carros
2 anos atrás
Renault Master, um furgão para todas as horas

Com design que dispensa comentários, menor custo de manutenção, conforto, praticidade, robustez e segurança como destaques, o Master conta com quatro versões de carroceira: Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré.

O utilitário traz ainda várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.

Preços e versões

Master Chassi Cabine – R$ 129.100
Master Furgão L1H1 – R$136.150
Master Grand Furgão L2H2 – R$ 145.100
Master Extra Furgão L3H2 – 152.200
Master Grand Vitré L2H2 – R$ 162.400
Master Extra Vitré L3H2 – 168.400
Master Minibus 16L Executive – R$192.390

Design arrebatador

A linha Master mostra que um veículo concebido para pegar no pesado pode ter um design robusto e atraente. Por isso, o utilitário tem desenho inspirado em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização.

A grade frontal é formada por três filetes cromados, e o largo para-choque protege a carroceria sem tirar-lhe a beleza. A peça abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba as luzes indicativas de direção.

Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas apresenta nova disposição das luzes. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada está mais visível. As amplas janelas, de formato assimétrico, facilitam a visibilidade para o motorista.
Na lateral, marcam presença três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo. As calotas centrais protegem os parafusos das rodas.

Menor custo de manutenção

O conjunto mecânico do da linha Master foi pensado para oferecer o menor custo de manutenção da categoria. No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo. O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que resiste 160.000 km ou 6 anos.

O intervalo de revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e no utilitário da Renault uma novidade inédita: o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.

O OCS interpreta como severo o uso do Master abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo e o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos.

O dispositivo funciona por meio de um alerta luminoso – que não pode ser desligado – no painel, no mesmo local do marcador de quilometragem. Quando a luz se acende, após terem sido detectadas as condições severas de uso do veículo, o proprietário deve levar o Novo Master para uma concessionária até uma semana após o aviso.

Outra inovação é o GSI (Gear Shift Indicator) que informa por meio de setas luminosas no painel do veículo, quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.

Conforto e praticidade

No interior, o painel totalmente renovado na última atualização do veículo, traz mais informações úteis ao motorista, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. O modelo recebeu mais porta-copos e porta-objetos onde podem ser guardados com segurança papéis, documentos, garrafas de até dois litros e pranchetas.

O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O painel passou também a contar com duas tomadas 12V.

A cabine do Master foi pensada para quem passa muitas horas ao volante, por isso a prioridade para o conforto. Para isso, o furgão conta com ajustes da coluna de direção e do banco. O volante oferece confortável empunhadura; e a alavanca de câmbio, no painel, está próxima do condutor, o que dá mais conforto e libera mais espaço para circulação na cabine.

O motorista vai levar vantagem também no quesito visibilidade, já que o Master oferece maior amplitude angular no que diz respeito à visão horizontal. São 185,9 graus.

O sistema de ar-condicionado garante o bem-estar dos passageiros com distribuição lateral ajustável. A preocupação foi não deixar haver diferença de temperatura no interior do veículo. O equipamento conta com sistema de recirculação, que impede a entrada de ar impuro do exterior, e quatro velocidades de ar.

Os passageiros que viajarem nas versão Minibus Executive também sentirão dose extra de conforto. Reposicionados, os bancos guardam maior distância uns dos outros e têm ajuste de inclinação do encosto que chega a 29 graus, 12 graus a mais que o Master anterior. Um corredor central com piso antiderrapante garante acesso mais fácil à última fileira.

Todas as versões ficaram maiores e tem 5,05 metros de comprimento, a versão L1H1 (chassi curto e teto baixo), por exemplo, ficou 16 cm mais comprida. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm.

Também merece destaque a porta deslizante, nas versões de chassi médio e longo, que ficou 17,1 cm mais larga, facilitando, e muito, as operações de carga e descarga. O vão livre da porta do Novo Master tem 1,27 m, o maior da categoria, e a peça apresenta melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.

O bagageiro do Master Minibus tem de 1.000 a 1.700 litros de capacidade, o maior bagageiro da categoria. Este amplo espaço foi obtido com a remoção do estepe, que agora está do lado de fora do veículo, logo abaixo das portas traseiras.

Outra alteração está na tampa do combustível que agora tem sistema de inviolabilidade. A mesma só poderá ser acessada com a abertura da porta do motorista, evitando assim furto de combustível.

Motor turbodiesel

Para não deixar o motorista e ocupantes na mão, o utilitário da Renault vem equipado com o motor turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros.

A máquina desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e esbanja força, com 31,6 kgfm (1.500 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, o Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Equivale dizer, mais facilidade nas ultrapassagens.

A linha atual inclui também o motor M9T 2.3 dCi, também compromissado com o meio ambiente, sem perda de desempenho.
Esse propulsor funciona com o sistema Common Rail (duto comum). Conforme o próprio nome indica, a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores.

A vazão de combustível é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de diesel e a emissão de poluentes.

Este motor é leve, graças principalmente à adoção de cabeçote de alumínio, onde estão dois comandos de válvula (DOHC – um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Além disso, o conjunto tem tuchos hidráulicos e balancins roletados, que diminuem significativamente os atritos internos.

A exemplo do que acontece na linha de veículos de passeio da Renault, o Master também é dotado de acelerador eletrônico. Com a ajuda de sensores, a aceleração do veículo é feita de forma mais ágil e suave, e com melhor dirigibilidade.

Segurança

O Renault Master é dotado de airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS agora são itens de série em todas as versões. Assim, se apresenta mais eficiente nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar.
Outro item de segurança, opcional, é o travamento automático das portas quando 6 km/h.

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