Renault Zoe, simplesmente revolucionário

O eletrificado Salão do Automóvel de São Paulo revelou muitas novidades desse mercado que veio para ficar. Em meio a tantos modelos, a Renault expôs o Zoe e ainda revelou que começa a vender o carro elétrico ao público final em novembro. Pioneira e líder na venda de veículos elétricos na Europa, a marca que até então comercializava o Zoe somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão, disponibiliza a todos. O cliente que se interessar pode fazer a reserva no site eletricos.renault.com.br.

Carros
2 anos atrás
Renault Zoe, simplesmente revolucionário

“A liderança da Renault no mercado de veículos elétricos na Europa é reflexo do nosso pioneirismo. No Brasil, também estamos em primeiro lugar na venda de carros 100% elétricos, com mais de 150 veículos vendidos. Agora passamos a oferecer ao público em geral a possibilidade de adquirir um carro zero emissão. Para isso escolhemos o Zoe, que é o carro elétrico mais vendido no mercado europeu”, diz Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.

Preço do elétrico ZOE

O compacto Zoe, o elétrico mais vendido da Europa, começa a ser vendido no dia 6 de novembro no Brasil pelo site www.eletricos.renault.com.br. O modelo chega na versão Intense, com preço sugerido de R$ 149.990. Duas concessionárias, a Sinal, em São Paulo, e a Globo, em Curitiba, terão carros para test-drive logo após o Salão do Automóvel e venderão o modelo.

Autonomia e desenvolvimento

O Zoe possui autonomia superior a 300 quilômetros (ciclo WLTP), graças à bateria Z.E. 40. Plugado em uma corrente trifásica de 22 kW, o veículo leva apenas 1h40 para chegar 80% de sua carga total.

A bateria Z.E. 40 foi desenvolvida com base em uma importante inovação: o aumento da densidade energética por meio do aumento da capacidade de armazenagem da bateria, mantendo o tamanho, solução mais avançada para também para respeitar a limitação em relação ao aumento de peso.

O Zoe possui um motor de alta eficiência energética e uma gestão eletrônica otimizada da bateria, limitando o consumo elétrico do veículo na utilização, ao mesmo tempo em que mantém a potência. Lançado no início de 2015, o R90 é um motor 100% Renault.

Desde o lançamento, o Zoe é o carro-chefe da tecnologia Renault Z.E., representando a excelência elétrica do Grupo. Entre os destaques desta tecnologia estão a frenagem regenerativa e a bomba de calor, que maximizam a autonomia.

A frenagem regenerativa capta quase toda a energia perdida durante a frenagem e isso sem efeito perceptível no comportamento dinâmico do ZOE: nada de solavancos ou freio motor pronunciado.

Todos os veículos elétricos de série do Grupo Renault são projetados e concebidos pelos designers e engenheiros do Technocentre Renault, localizado em Guyancourt (região de Paris), sendo produzidos nas fábricas do Grupo. Esta expertise elétrica é concentrada principalmente na França, onde é realizada a concepção e produção com alto valor agregado. A Renault é responsável pela concepção e produção do Zoe e da maioria dos seus sistemas mecânicos.

Zoe tem tecnologia 100% elétrica

O Zoe é produzido na fábrica Renault de Flins (região de Paris).

O motor R90 do ZOE foi totalmente concebido pela Renault, resultando no depósito de 95 patentes. Uma das maiores inovações deste desenvolvimento consiste na miniaturização do Power Electronic Controller (Controlador Eletrônico de Potência), para integrar o módulo de interconexão, a eletrônica de potência e o carregador Caméléon, com um volume 25% menor em relação ao motor anterior.

Motor R90

O motor R90 é produzido na fábrica da Renault de Cléon (região da Normandia), onde o Grupo concentra a produção de motores e caixas de câmbio de alto valor agregado (motores Energy, motores Renault Sport, etc.).

Já o cárter que permite integrar a bateria no carro e os eixos dianteiro e traseiro do Zoe fazem parte dos sistemas mecânicos 100% Renault. Concebidos pela Engenharia de Chassis e Veículos Elétricos do Grupo Renault, eles são produzidos na fábrica da Renault de Le Mans (região de Sarthe).

Dirigir um veículo elétrico Renault é incrivelmente surpreendente, pois as acelerações e retomadas são vigorosas mesmo em rotações mais baixas, sem qualquer ruído do motor ou vibrações.

O Zoe é um veículo ágil, fácil de manobrar e agradável ao dirigir, graças a um chassi adaptado às especificidades elétricas e ao trabalho realizado no ajuste da direção, pneus e amortecedores.

Em uma fração de segundo, o motor elétrico R90 entrega um torque máximo de 22,9 kgfm, permitindo acelerações e retomadas ágeis mesmo em baixa rotação. A aceleração vai de 0 a 50 km/h – faixa mais frequente em uso urbano – em 4 segundos.

A aceleração é fluida, perfeitamente linear e sem solavancos. Do ponto de vista do condutor, é como se ele tivesse o melhor câmbio automático do mercado.

Paralelamente, a natureza elétrica do Zoe proporciona uma condução mais tranquila principalmente graças à ausência de ruído do motor e vibrações.

O som medido na cabine do Zoe entre 40 e 75 km/h é de 60 a 65 dB, o que é 2 a 3 vezes menor se comparado a um veículo térmico de potência equivalente.

A Renault já vendeu mais de 150 veículos 100% elétricos no Brasil para empresas como a Itaipu, Fedex, Transportadora Patrus e Natura, entre outras.

Sistema multimídia R-Link

O ZOE vem de fábrica com o Renault R-Link, sistema multimídia integrado e conectado da montadora.

O R-Link é uma grande tela tátil de 7, com comando no volante e reconhecimento de voz, que permite controlar tudo sem tirar os olhos da pista. Isso significa uma conectividade integrada através de serviços automotivos e aplicativos via R-Link Store.

Graças a uma colaboração ativa com os desenvolvedores, a R-Link Store oferecerá, a partir da comercialização, mais de cinquenta aplicativos automotivos específicos, cujo download poderá ser feito diretamente no carro ou através da conta My Renault.

Nesta nova coleção, o R-Link se adapta e integra novas funções, que são úteis para a gestão da autonomia: histograma do consumo energético, visualização dos fluxos de energia e programação da recarga.

A navegação também oferece serviços específicos, como o visualizador de autonomia, a sugestão do trajeto mais econômico ou a localização dos terminais de recarga e a indicação de sua disponibilidade terminal livre ou ocupado (conforme o país).

O R-Link, também oferece a possibilidade de visualizar suas performances de eco-condução e melhorá-la graças ao eco-scoring e ao eco-conseil (gerais e dedicados ao condutor).

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?