Renovado e ousado, Honda CR-V chega chegando

A quinta geração do Honda CR-V configura no mercado completamente renovado, com estilo empolgante, nova motorização e mais tecnologia. Pela primeira vez, o modelo recebe um propulsor turbo em versão Touring ainda mais completa.

Carros
2 anos atrás
Renovado e ousado, Honda CR-V chega chegando

O utilitário esportivo mais vendido nos Estados Unidos nos últimos 20 anos apresenta um novo estilo, mais ousado e sofisticado, interior mais espaçoso, versátil e com qualidade premium. Juntam-se às novidades um conjunto de itens inéditos e tecnologias para melhor conectividade, conforto e conveniência.

Desenvolvido na mesma plataforma de Accord e Civic Geração 10, mas com arquitetura inédita, o novo CR-V traz como alvo oferecer os mais altos níveis de qualidade e refinamento de rodagem em sua categoria, incluindo a maior precisão de direção, conforto e silêncio a bordo.

O novo modelo denominado Honda CR-V Touring é vendido por R$ 189.000,00.

Reformulação completa

O Honda CR-V recebeu uma bela repaginada. O design inédito do SUV mostra um novo caminho com atitude agressiva, graças a elementos mais salientes e afilados, faróis estilizados agressivamente cercados por um conjunto de luzes de rodagem diurna em LED em forma de asa em todos os modelos e para-lamas largos e musculosos.

A dianteira com desenho como se fosse moldado pelo vento inclui exclusivos faróis full LED, bem como as luzes de neblina também em LED, o sistema inaugurado pela Honda Active Shutter Grille (fechamento ativo da grade) que reduz o arrasto aerodinâmico, rodas de alumínio de 18 polegadas, colunas A mais estreitas para melhor visibilidade e escapamento duplo esportivo.

Pela primeira vez, está disponível no carro o sistema Hands Free Access Power Tailgate que permite abrir e fechar o porta-malas com um simples movimento do pé para ativar um sensor sob a traseira do veículo.

Por fora é possível notar grandes mudanças. Sua largura e distância entre eixos maiores favorecem significativamente o espaço interior. O volume total aumentou até 51 litros, o espaço para pernas no banco traseiro aumentou 5,3 centímetros e o comprimento total do compartimento de carga com os bancos traseiros abaixados é 24,8 centímetros maior que no modelo anterior.

Interior premium e tecnológico

Com itens Premium, o novo CR-V eleva os padrões da categoria em refinamento do interior. A cabine mais espaçosa conta com materiais de alta qualidade, incluindo um novo painel de instrumentos de toque macio e bancos com costuras mais intrincadas.
Uma nova tela centralizada de interface TFT colorida para o motorista contribui para a elegante construção do novo design.
O painel de instrumentos digital do CR-V disponibiliza importantes informações sobre o veículo através da Driver Information Interface (DII) posicionada no centro do painel.

As múltiplas telas divulgam dados sobre necessidades de manutenção como momento trocar o óleo, filtro de ar, fluído da transmissão, velas ou líquido de arrefecimento, assim como quando fazer o rodízio dos pneus.

A conectividade do veículo e o desempenho acústico também contam com uma nova geração de avançadas tecnologias. O sistema Display Audio do CR-V é compatível com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, proporcionando aos clientes integração contínua dos principais itens e funções dos telefones, incluindo a navegação por GPS através dos smartphones e capacidade de consultas através da voz. O sistema conta ainda com GPS nativo, com busca de pontos de interesse e fácil operação.

Com uma tela multitouchscreen de alta resolução é possível acessar as funções do sistema de áudio, bem como ajustes do veículo e do sistema de climatização. A qualidade de áudio é assegurada pela adoção de oito alto falantes distribuídos pelo interior do SUV.

Alguns dos itens mais importantes de conforto e praticidade disponíveis no novo Honda CR-V incluem a partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas, com saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake – EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de 4 funções e banco do motorista com 8 ajustes elétricos e memória, além do teto solar elétrico.

O sistema Walk Away Auto Lock se tranca automaticamente quando o motorista deixa o veículo, quando a distância do chaveiro até o veículo for maior que 2 metros por 2 segundos e quando nenhuma outra chave for detectada no interior do veículo. Para confirmar que o carro está trancado, é emitido um sinal sonoro e as luzes de emergência piscam.

Já a Partida Remota do Motor permite que o motorista ligue o CR-V à distância por meio do controle da chave, acionando assim o sistema de climatização para uma temperatura desejada de 22º C. O sistema irá acionar automaticamente o aquecedor, os desembaçadores dianteiro e traseiro, o aquecimento dos espelhos laterais e o ar-condicionado, conforme necessário.

Para dar a partida no motor remotamente, o proprietário pressiona o botão LOCK e, em seguida, aperta o botão ENGINE por um segundo. Para indicar que o sinal foi recebido, as luzes de emergência irão piscar. Quando o motor é ligado remotamente, os limpadores de para-brisa, luzes e sistema de áudio permanecem desligados, enquanto o sistema de segurança continua acionado.

Espaço para bagagens inovador

Largo e profundo, o CR-V 2019 oferece um espaço para bagagens muito além do que outros carros da categoria. Com a segunda fileira de assentos dobrada, a área de carga é também 24,9 cm mais longa. Além disso, o rebatimento dos bancos traseiros é feito de forma fácil, com um único movimento.

O assoalho é carpetado para ajudar a proteger a carga durante o transporte e também para reduzir o ruído exterior que entra na cabine. Um painel removível no assoalho oculta o estepe temporário, macaco e chave de roda e duas lâmpadas iluminam a área de carga quando a tampa estiver aberta.

A praticidade de uso da área de carga também melhorou. A porta traseira automática pode ser operada através do controle remoto da chave, por um botão na porta do motorista, um botão acima da placa traseira (para abrir) ou um botão localizado dentro do porta-malas (para fechar).

O sistema de acesso sem uso das mãos é novo na Honda e exclusivo do CR-V Touring. Prático e versátil, esse recurso facilita operar a abertura do porta-malas. Basta simular um chute sob um dos dois sensores de movimento no centro da traseira do veículo para que a tampa do porta-malas abra automaticamente.

Isso permite que pessoas carregando objetos possam carregar ou retirar itens do porta-malas, mesmo se suas duas mãos estiverem ocupadas e incapazes de operar o controle remoto. Além disso, mantém as mãos do usuário limpas, caso a maçaneta e a tampa estiverem sujas.

Performance e eficiência do CR-V

O novo CR-V é oferecido no Brasil com o primeiro motor turbo na história do modelo: o 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha com duplo controle de tempo de abertura das válvulas, que proporciona um refinado e ágil desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação.

Estamos falando da motorização mais potente já oferecido nesse SUV. Ele oferece potência máxima de 190 cv e 5.600 rpm. O torque máximo é de 24,7 kgf.m, entre 2.000 e 5.000 rpm.

Combinado com a carroceria mais aerodinâmica, o novo motor turbo alimentado é conjugado a uma suave e esportiva transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift, oferecendo baixo consumo de combustível e performance superior.

Uma tecnologia inédita que estreia no novo CR-V é o sistema Active Shutter Grille. Ele reduz o arrasto aerodinâmico em velocidade de cruzeiro, ajudando diretamente a melhorar a eficiência no consumo de combustível na estrada.

Os bons resultados são possíveis em razão do sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD que foi aperfeiçoado. Melhorias na programação e no sistema resultaram num aumento do torque do motor (de até 40%) que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem. O resultado é melhor desempenho em condições de baixa aderência, quando a tração integral entra em ação.

Acionando as rodas dianteiras quando necessário, esse sistema transfere força instantaneamente para as rodas traseiras nas arrancadas, mesmo em piso seco, trabalhando em cooperação com os sistemas Vehicle Stability Assist (VSA – sistema de estabilidade do veículo) e Motion-Adaptive Electric Power Steering (EPS – direção elétrica adaptada ao movimento).

O refinado chassi do novo CR-V proporciona uma dirigibilidade mais ágil e confiante, maior altura livre do solo e versatilidade geral superior. Uma mudança significativa e que agrada que gosta de carros altos.

Sua suspensão dianteira MacPherson e a nova suspensão traseira multibraços utilizam amortecedores de baixo atrito especialmente desenvolvidos para o modelo, bem como barra estabilizadora tubular na dianteira e sólida na traseira, que melhoram o comportamento e as respostas na entrada das curvas e reduzem a inclinação da carroceria. Para filtrar ainda mais as imperfeições, o CR-V conta com buchas hidráulicas nas suspensões dianteira e traseira.

Elevando a capacidade do novo CR-V como utilitário, a distância até o solo foi aumentada para 20,8 cm – um acréscimo de 3,8 cm – sem mudança do centro de gravidade do veículo. A direção Electric Power Steering (EPS) com duplo pinhão e redução variável também contribui para a sensação de controle direto ao volante do SUV da Honda.

Alto nível de segurança

A tecnologia também invadiu o sistema de segurança do novo CR-V. Ele é equipado com modernas inovações ativa e passiva. Dentre elas, destaque para os sistemas Agile Handling Assist (AHA), o Driver Attention Monitor (Monitoramento de Atenção do Condutor), o Honda LaneWatch, e o Head Up Display.

Além disso, a segurança é complementada pela oferta de seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, freios ABS com EBD, além do sistema VSA de controle de tração e estabilidade e o TPMS de monitoramento da pressão dos pneus.

O Agile Handling Assist aplica ativamente e de maneira seletiva os freios do veículo para melhorar a resposta inicial e a capacidade geral de percorrer curvas. Este sistema utiliza a vetorização de torque através dos freios para melhorar o traçado nas curvas e proporcionar maior confiança ao dirigir.

O sistema cria uma força de direcionamento através da aplicação de frenagem às rodas internas em curvas que provocam alta aceleração lateral, equilibrando a diferença de velocidade entre as rodas para diminuir a tendência do veículo a sair de frente. Dessa maneira, seu principal benefício está em proporcionar uma dirigibilidade precisa e ao mesmo tempo prazerosa para o condutor.

Já o sistema VSA analisa constantemente os dados dos sensores que monitoram a velocidade de cada roda, o ângulo do volante, as forças de aceleração lateral e longitudinal e o grau de desvio. Ele compara os comandos executados pelo motorista com a resposta real do veículo e sempre que a resposta ficar fora de uma margem aceitável pré-determinada, intervém com uma ação corretiva.

Se for detectada uma tendência a sair de traseira, por exemplo, o sistema poderá aplicar força às rodas externas dianteiras e traseiras para contrariar o efeito de desvio indesejado. No caso de uma saída de frente, o sistema pode frear a roda traseira interna e reduzir a força do motor para ajudar o veículo a voltar à trajetória desejada.

Em meio a tanta tecnologia, destaque para o sistema Honda LaneWatch™, lançado no Brasil no Accord, e também presente no Civic Touring. Ele utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do lado do passageiro para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas multitouchscren.

A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado.
Em realidade aumentada, o sistema ajuda o motorista a enxergar o tráfego, pedestres ou objetos nem sempre visíveis apenas pelo espelho.

Para ajudar a calcular a distância mais facilmente, são mostradas três linhas de referência. O motorista deve confirmar as condições da via visualmente antes de mudar de faixa de rolamento.

Para deixar mais prático, ele pode ser personalizado para se adequar às preferências do motorista. A ativação do sistema pelo pisca pode ser ligada ou desligada, assim como as três linhas de referência na tela. Também são ajustáveis o brilho, contraste e nível de preto.

O CR-V traz um indicador indireto de pressão dos pneus, que usa a velocidade das rodas coletada pelo sistema de ABS para descobrir se a pressão de um dos pneus caiu abaixo dos valores recomendados. Quando isso ocorre, um alerta é exibido no painel para avisar ao condutor da situação.

Outro sistema que monitora a condução de forma ativa é o Driver Attention Monitor, que avalia constantemente a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica, para determinar se ele se encontra desatento. No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel – uma xícara de café.

O modelo ofertado em versão única, a Touring, terá como oções de cores externas a White Diamond (Perolizada), Lunar Silver (Metálica), Cristal Black (Perolizada) e Basque Red (Perolizada) e três opções de acabamento interno, dependendo da cor externa: marfim (para as cores White Diamond e Basque Red), preto (para a cor Lunar Silver) ou cinza (para o Cristal Black).
O CR-V Touring possui garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

Pilotando Sonhos

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