Sandero GT Line 1.0 série limitada, um arraso

Para celebrar 1 milhão de unidades de Sandero produzidos no Brasil, a Renault lançou a série limitada GT Line 1.0. Com um visual esportivo, desenvolvido pelo RDAL, Renault Design América Latina, juntamente com a Renault Sport, os diferenciais estéticos dessa série limitada ficam por conta dos faróis de neblina, retrovisores elétricos com repetidores na cor dark metal, aerofólio traseiro, saias laterais, spoiler, difusor de traseiro e grade dianteira esportiva.

Carros
2 anos atrás
Sandero GT Line 1.0 série limitada, um arraso

Por dentro, o hatch traz manopla do câmbio com detalhe em cromado, o volante revestido em couro com a serigrafia GT Line e o teto na cor preta.

Preço e detalhes do GT Line

A série limitada a 3.500 unidades do GT Line 1.0 chega com preço sugerido de R$ 47.990.

O modelo comemorativo se junta a outras quatros versões do hatch. Atualmente, quatro modelos são comercializados pela Renault. Authentique que parte de R$ 47.990, Expression que pode ser comprado por 49.990, Vibe por R$ 49.990 e a GT Line 1.6 que custa R$ 57.500.

Tem ainda a versão Stepway que oferece três especificações partindo de R$ 55.990. A mais cara sai por R$ 66.490. Tem ainda o primeiro Renault Sport fabricado no Brasil. Trata-se da linha R.S. 2.0 que tem preço inicial de R$ 61.490.

De série, o modelo GT Line traz ar-condicionado, sistema multimídia Media Nav com tela touchscreen de 7 polegadas com navegação GPS, rádio, conexão Bluetooth e entrada USB, além de rodas de liga leve de 15 polegadas. Como opcionais, o modelo pode ter câmera de ré e rodas de 16 polegadas.

O Sandero GT Line é equipado com o eficiente motor 1.0 SCe de 82 cv (com etanol), que tem 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já a 2.000 rpm graças ao duplo comando de válvulas variável.

De acordo com a montadora, a versão GT Line satisfaz o interesse dos clientes que procuram um veículo com visual esportivo, sem abrir mão do espaço interno e da robustez, qualidades que fazem o Sandero se destacar no mercado nacional.

Basta um passar de olhos para notar que a versão GT Line tem atributos que o diferenciam das demais versões do Sandero, sem falar do valor se tratando de um veículo com muitos itens esportivo promovendo aventura e elegância ao mesmo tempo.

Renault Sport

A Renault Sport é a divisão da marca voltada ao automobilismo e veículos esportivos. Foi fundada em 1976 com a fusão dos departamentos de competição da Alpine e da Gordini. Hoje é responsável por fabricar, projetar, desenvolver e comercializar uma gama completa de carros esportivos e de corrida.

São três níveis de esportividade: GT Line, com mudanças estéticas; GT, além da estética, tem preparação na mecânica; e a linha R.S., que representa o máximo da esportividade, com mudanças no motor, câmbio, suspensão, entre outras, como é o caso do Sandero R.S. 2.0, fabricado no Brasil.

Stepway é aventureiro

Em meio as versões existentes do Sandero, a Stepway continua chamando atenção dos consumidores quando entram em uma concessionária Renault.

Lançado em 2014, esse modelo acompanhou o “estouro” da marca nos últimos anos e se reinventou. A linha ataul possui diversos fatores positivos e que atraem os motoristas mais exigentes.

Um dos principais atrativos do automóvel é o espaço do porta-malas, uma vez que ele é o maior da categoria, com a capacidade de até 320 litros. Além disso, o carro ainda conta com sensores em touch screen e uma central multimídia com a tela de 7 polegadas.

O Sandero Stepway vem na opção de motor 1.6 Sce Flex de 118 cavalos de potência. O torque é de 16 Kgfm a 4000 rotações por minuto (rpm).

Seu desempenho é excelente, com velocidade máxima de 185 km/h em teste e com uma aceleração que chega de 0 a 100/h em apenas 11 segundos.

Para a linha 2019 existem rumores que a montadora prepara novidades estéticas para Stepway. O pacote de inovações irá incluir uma inédita versão 1.6 automática. Uma traseira exclusiva, inspirada nos modelos europeus da Renault, também é esperada.

Motor esperto

O Conjunto de 1-litro da família SCe de três cilindros deixou o hatchback mais esperto. Feito inteiramente de alumínio, o moderno 1.0 de 12 válvulas pesa 20 kg a menos que seu antecessor. A potência subiu para 82/79 cv, um ganho de 2 cv a mais independente do combustível.

A mudança deixou o carro mais potente e ágil em comparação a seu antecessor. Assim, é possível o hatch chegar de 0 a 100 km/h em 15,9 segundos. Antes, a marca era de ante 17,3 segundos.

Mas nem tudo é celebração. Se o propulsor é novo, por outro lado alguns problemas persistem. O câmbio manual de cinco marchas melhorou, mas segue com engates imprecisos.

O sistema Stop&Start, exclusivo do motor 1.6 SCe, desliga o motor automaticamente quando o veículo para em semáforo/congestionamento. Basta o motorista pressionar o pedal da embreagem e pisar no acelerador que ele religa automaticamente. Essa prática, gera economia até 5% de combustível.

O sistema pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um botão à esquerda do volante.

Consumo médio

Com base em dados do Inmetro, após realizar a avaliação do veículo, o resultado do consumo médio foi satisfatório.

O Sandero 1.0 com câmbio manual fez a média de 9.5 Km/L com álcool na cidade e 9.6 Km/L na estrada. Por outro lado, quando abastecido com gasolina, o Renault Sandero 2018 apresenta a média de 14.1 Km/L na cidade e 14.2 Km/L na estrada.

Espaço ainda faz diferença

Se o Sandero não satisfaz em todos os quesitos, quando o assunto é espaço, ele sai na frente. Quem busca por esse quesito releva alguns defeitos em nome de uma grande virtude. Até agora nenhum concorrente oferece tanto espaço para passageiros e bagagem pelo mesmo preço.

As dimensões impressionam e trazem: comprimento, 406 cm; altura, 153,6 cm; largura, 173,3 cm; entre-eixos, 259 cm; peso, 1.011 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 320 litros.

Tecnologia Media Nav

O Media Nav oferece conectividade, pois conta com GPS, Bluetooth e rádio. Para os usuários do sistema IOS da Apple, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, que capta o comando voz do motorista e permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, sem tirar as mãos do volante.

Com a atualização do sistema IOS para a versão 8.3, o sistema SIRI está agora disponível em português. Além disso, o Media Nav traz GPS com navegação nos mapas Here, música com sistema streaming de áudio, onde você pode conectar seu iPod®, smartphone ou MP3 Player nas entradas USB, auxiliar ou pelo Bluetooth®, telefonia viva voz e acesso a contatos e histórico de chamadas, eco coaching, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

O Eco Scoring, avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida e câmera de ré integrada. Que aparece como item opcional, mas indispensável nos dias de hoje.

Design moderno

Embora lançado há alguns anos, a chegada da segunda geração do Renault Sandero fez ele ficar diferente. A frente foi reestilizada e com linhas marcantes, revela a nova identidade visual da montadora.

As mudanças se concentram na dianteira, com para-choques redesenhado, grade mais saliente e uma nova assinatura luminosa nos faróis. As lanternas traseiras também mudam, assim como os materiais de acabamento do interior.

Os retrovisores aparecem com indicadores de direção ainda mais modernos com indicador de direção integrado possibilitando fazer manobras mais seguras.

As linhas aerodinâmicas reforçam a robustez e se estendem por toda a lateral do carro.

As linhas Stepway e R.S. ainda contam com diferencias como luzes diurnas em led e grade dianteira invocada. As alterações de design, segundo a Renault, são estéticas e funcionais.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?