Sandero Stepway, o aventureiro da Renault

A família Sandero da Renault tem um membro aventureiro de muito sucesso. O Stepway off-road compacto da marca francesa.

Carros
2 anos atrás
Sandero Stepway, o aventureiro da Renault

O carro foi lançado no Brasil em 2008, quando ainda não existiam muitas opções desse segmento no país. Em 2015, passou reestilização e, desde então, o veículo vem passando por aperfeiçoamentos a cada ano, principalmente na parte mecânica, com a adição de novos motores e uma nova versão, denominada Expression.

Absolutamente estiloso e irreverente, ele está chamando a atenção e promete um sucesso diferente pelo agrupamento de acessórios.

Preços e versões do Sandero Stepway

Sandero Expression 1.6 SCe – R$ 59.050
Sandero Dynamique 1.6 SCe – R$ 62.250
Sandero Dynamique 1.6 SCe Easy-R – R$ 65.700

O Sandero Expression 1.6 SCe traz de série fechamento pela chave, vidros traseiros com função one touch e sistema antiesmagamento, vidros dianteiros com função one touch e sistema antiesmagamento.

Tem indicador de troca de marcha, computador de bordo, limpador do vidro traseiro, ar-condicionando, desembaçador do vidro traseiro, farol de neblina, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com repetidores, luz permanente no painel, sistema Stop & Start e rádio 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar/iPod e Bluetooth.

Completa a lista, alarme perimétrico, air bag do passageiro, freios ABS, air bag do condutor, alerta do cinto de segurança do motorista e sistema CAR.

O Sandero Dynamique 1.6 SCe chega com todos os itens acima mais iluminação do porta – malas, banco traseiro rebatível 1/3 – 2/3, volante com regulagem em altura, travas elétricas, ar – condicionando automático, direção eletro-hidráulica e comando de satélite no volante .

Já o Sandero Dynamique 1.6 SCe Easy-R traz os itens de versões abaixo e sistema multimídia Media NAV com tela touchscreen 7’’ e navegação GPS, ESM – sistema de regeneração de energia, banco traseiro rebatível 1/3 – 2/3, ESP + HSA (controle eletrônico de estabilidade/assistente de arrancada em subida), maçanetas internas cromadas e alerta do cinto de segurança do motorista.
Em todas as versões é possível acrescentar opcionais que elevam o valor final do veículo.

Confira a lista de acessórios que podem ser inseridos no Stepway:
– Barra de teto
– Porta- Bike de teto
– Friso
– Engate
– Transbike de engate
– Tapete misto
– Tapete de borracha
– Bolsa organizadora
– Cabide
– Cooler
– Tilt Down
– Suporte tablet
– DVD para encosto de cabeça
– Espelho para criança
– Calha de chuva
– Câmera de ré
– Câmera interna
– Alarme Volumétrico
– Cadeira pet
– Cadeirinha ISOFIX

Design e visual

O visual externo do Sandero Stepway chama a atenção, sugerindo um estilo visual de “SUV”. A frente do Stepway é moderna e demonstra imponência. A grade em formato de colmeia reforça o caráter robusto. Na traseira, destaque para as lanternas com máscara negra.
Outros aspectos que chamam a atenção são as barras no teto e as rodas de liga leve de 16 polegadas. O porta-malas tem volume de 320 litros.
Os bancos dessa versão são dotados da tecnologia CCT. Além de bonitos são ainda mais confortáveis.

Os itens de tecnologia incluem a central multimídia Media NAV, com tela sensível ao toque de 7 polegadas. O sistema possibilita integração com smartphones por meio de conexões Bluetooth e USB.

O carro também conta com auxílios como piloto automático, controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e ar-condicionado com controle climático. Com isso, a proposta da marca é oferecer conforto e versatilidade aos ocupantes.

Outro diferencial do Stepway em relação as família Sandero é a altura. Ele vem com uma suspensão mais elevada. São 10 mm à mais. Além disso, independente da versão, os modelos trazem uma suspensão realmente resistente para aguentar as pancadas das ruas brasileiras.

O Stepway é de longe o modelo com maior espaço interno, uma vez que tem o maior entre-eixos da categoria com 2,59 metros.
As cores do Stepway são um charme a parte: Prata Étoile, Laranja Ocre, Vermelho Fogo, Cinza Acier, Branco Glacier, Preto Nacré e Vermelho Vivo.

Motor e câmbios

O Sandero Stepway é equipado com o motor 1.6 16v SCe flex. O propulsor garante uma potência de até 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina. Trata-se de uma evolução de um motor já existente no grupo Renault.

O torque máximo é de 16 kgfm com os dois tipos de combustíveis. A transmissão é de 5 marchas, podendo ser manual ou automatizada. A tração é dianteira.

O câmbio Easy’R é automático de 5 velocidades e oferece uma série de sistemas exclusivos que unem economia e comodidade.

Com o novo motor, tudo ficou melhor. O Sandero Stepway acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com etanol e 10, 5 segundos com gasolina. Já retomada de 60 – 100km/h está quase 4 segundos mais ágil (9,2s). E a velocidade máxima subiu para 177 km/h no etanol, e 173 km/h na gasolina.

A mudança de propulsor em relação as versões anteriores também melhorou o consumo do carro. Com o 1.6 SCe, a economia final pode chegar até 21%.

O Stepway equipado com o novo motor e câmbio manual atinge a marca de 7,7 km/l (etanol) e 11,5 km/l (gasolina) na cidade. Na estrada, sobe para 8,3 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina). Na cidade, o bom número é ajudado agora pelo sistema Star/Stop, que desliga o motor do carro em paradas rápidas. Esse também pode ser desligado por um botão no painel, para mais conforto.

O liga e desliga é uma novidade que não agrada todos. Segundo proprietário do veículo, o start&stop que desliga o motor em paradas curtas para poupar combustível, parece não saber quando deve atuar e fica o tempo todo no modo liga religa. “É um item que precisa ser melhorado. Atrapalha um pouco, apesar de ser considerado importante para economizar combustível”, relatou Daniela Gomes.

Outra novidade é a indicação Eco-Coaching. Para potencializar o comportamento econômico, os modelos equipados com o Media NAV 2.0 trazem essa função que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes
Espaço interno
Robustez
Custo-benefício

Pontos Fracos
Isolamento acústico
Desempenho
Acabamento

“Realmente a linha Sandero, não apenas o Stepway, tem espaço interno de causar inveja nos concorrentes. Fora isso, tem valor abaixo dos modelos do segmento e por isso faz valer o custo-benefício”, declarou Elvis Oliveira.

“Mesmo com algumas mudanças e inserção de novidades e tecnologias, o carro continua apresentando acabamento inferior e o isolamento acústico continua sendo uma falha da Renault. Precisa melhorar esses quesitos”, apontou Marcelo Santos.

Reestilização

Os modelos da Renault, incluindo o Stepway, irão passar por reestilização. Mas a assessoria de imprensa da montadora, afirmou para sites do setor, que nenhum deles serão lançados ainda neste ano, apenas em 2019.

Recentemente, a marca fez o registro dos veículos no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial. As primeiras imagens oficiais foram divulgadas pelo órgão e mostram um design exclusivo para cada um dos modelos.

Na mecânica, o motor 1.6 de 118 cv e 16 kgfm, que conta com o cambio manual de 5 marchas, a novidade nessa motorização será adoção da transmissão do tipo CVT que já equipa Captur e Duster, aposentando câmbio automatizado Easy-R.

O Sandero terá uma lanterna com formato diferenciado, que dá uma nova identidade ao compacto, as lanternas invadem o porta-malas, mas são divididas em duas partes, cortadas pela tampa do bagageiro, parecidas com as do Fiat Argo.

Já os faróis ganharam novos elementos internos, mas continuaram com a mesmo forma, bem como os para-choques.

A versão aventureira, conta com rodas de liga leve, para-choque diferenciado e, faróis com lentes mais escurecidas, com linhas internas parecida com o modelo europeu, possivelmente terá iluminação diurna em LED. Pelo desenho da lanterna traseira, aparentemente também terá iluminação em LED.

Concorrência

Com todos esses atributos, o Sandero Stepway é o que entrega o melhor custo-benefício entre seus concorrentes, o Hyundai HB20X e o Volkswagen Fox Xtreme, substituto do CrossFox.

Completam as vantagens de ter um Sandero off-road a garantia de fábrica de 3 anos ou 100 mil quilômetros, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

O plano de manutenção prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10 mil quilômetros, ou a cada ano de uso. A Renault afirma que o carro tem custo de manutenção em torno de R$ 1 por dia, seguindo o plano de manutenção normal ao longo de três anos.

Itens de série e opcionais disponíveis

Roda Panache em liga leve aro 16″ (opcional)
Rodas em liga leve aro 16″
Bancos Exclusivos Expression
Banco revestido com couro natural e sintético (opcional)
Bancos Exclusivos Stepway
Acabamento interno Gris Tempete
Acabameto interno Carbone Fonce
Alarme perimétrico
Air bag do passageiro
Freios ABS
Air bag do condutor
Alerta do cinto de segurança do motorista
Sistema CAR
ESP + HSA (controle eletrônico de estabilidade/assistente de arrancada em subida)
Fechamento pela chave, vidros traseiros com função one touch e sistema antiesmagamento
Vidros dianteiros com função one touch e sistema antiesmagamento
Indicador de troca de marcha
Computador de bordo
Limpador do Vidro Traseiro
Desembaçador do vidro traseiro
Farol de Neblina
Sensor de estacionamento
Retrovisores elétricos com repetidores
Luz permanete no painel
Sistema Stop & Start
Rádio 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar/iPod e Bluetooth
ESM – sistema de regeneração de energia
Sistema multimídia Media NAV com tela touchscreen 7’’ e navegação GPS
Banco traseiro rebatível 1/1
Iluminação do porta – malas
Volante com regulagem em altura
Travas Elétricas
Ar – condicionando
Direção Eletro – hidráulica
Comando de satélite no volante
Banco traseiro rebatível 1/3 – 2/3
Ar – condicionando Automático
Coluna central com acabamento na cor preta
Retrovisor na cor da carroceria
Maçanetas internas cromadas
Maçanetas na cor da carroceria
Barras longitudinais
Volante revestido em couro

Ficha técnica

Motor: 1.6 16v
Transmissão: Manual de 5 marchas e automatizada
Aceleração (0 à 100km/h): 10,2 s
Velocidade Máxima (km/h): 176 (e) / 173 (g)
Cilindrada (cm3): 1597
Potência (cv): 118 (e) / 115 (g)
Torque (kgfm): 15,9 (e) / 15,9 (g)
Freios: Dois freios à disco com dois discos ventilados.
Comprimento: 4066 mm
Largura: 1761 mm
Altura: 1559 mm
Distância entre eixos: 2590 mm
Peso: 1102 Kg
Porta – Mala (L): 320
Direção: Eletro-hidráulica
Tanque de Combustível: 50 L

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?