Stepway 2020, a menina dos olhos da Renault

Depois de revelar o novo visual do Sandero, a Renault do Brasil apresenta a linha 2020 do Sandero Stepway. O modelo chega com design renovado, opção de transmissão CVT, mas com o mesmo motor SCe.

Carros
3 semanas atrás
Stepway 2020, a menina dos olhos da Renault

A boa notícia para os fãs de esportivos, é que a francesa manterá em linha o Sandero RS, equipado com motor 2.0 de 150 cv e 20,9 kgfm e câmbio manual de seis marchas. Ele traz as mesmas mexidas visuais da versão “civil”, mas tem lanternas escurecidas e rodas de 18 polegadas inspirado no Megane RS.

Preços e versões

O Stepway tem motor 1.6 SCe e três versões de acabamento: Zen, com câmbio manual, Intense com câmbio CVT X-Ttronic, e Iconic, com câmbio CVT X-Tronic.

Confira os valores e principais itens de série de cada versão:

Zen 1.6 -R$ 61.190 reais: quatro airbags (dois frontais e dois laterais), Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, Stop&Star e rodas de 16 polegadas Flexwheel.

Intense CVT X-Tronic – R$ 70.990 reais: Todos os equipamentos da versão Zen mais Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampas (HSA), ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.

Iconic CVT X-Tronic -R$ 73.090 reais: Todos os itens da Intense CVT mais bancos de couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas bíton diamantadas.

Visual diferenciado

O visual do Stepway sempre foi um dos diferenciais do modelo. A maior altura do solo, 185 mm, 45 mm a mais que o Sandero com câmbio manual, facilita a condução do dia a dia, encarando as valetas e lombadas das cidades. A posição de dirigir elevada é outro destaque.

Agora na linha 2020, o modelo está mais robusto com um novo para-choque dianteiro com apliques em cromado nos faróis de neblina e skis, atrás e na frente, na cor prata, que reforçam ainda mais o visual que remete a um SUV.

As lanternas trazem tecnologia em LED, com máscara preta, conferem identidade ao Stepway, com uma assinatura luminosa específica.

O Stepway 2020 traz ainda como novidade, novas rodas de 16 polegadas bíton diamantadas, na cor cinza Erbe, contribuindo para o visual diferenciado do modelo.

Por dentro, o veículo tem elementos que reforçam através do estilo a identidade diferenciada do modelo, como a assinatura Stepway em baixo relevo no detalhe em cromo acetinado do volante, além da identificação 3D e baixo relevo nos bancos e elementos de cor.

Câmbio CVT X-TRONIC

Além do visul renovado, a linha 2020 ganhou o câmbio CVT X-Tronic que proporciona conforto, especialmente para grandes centros urbanos. Um de seus diferenciais é um software de gerenciamento que dá a opção ao condutor de reproduzir seis marchas virtualmente.

A transmissão CVT X-Tronic oferece, em todas as versões, a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas.

Há ainda o sistema Lock-up com Active Slip Control. Neste sistema, a polia é liberada de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear.

Essa característica garante acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.

Motor SCe

O motor da linha 2020 é o consagrado SCe. O modelo 1.0 de 12V e três cilindros tem duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, tecnologia inédita entre os motores de entrada, oferecendo 90% do torque máximo (10,5 kgfm) já a 2.000 rpm. A potência é de 82 cv com etanol.

Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações. A potência máxima é de 118 cv com etanol e o torque é de 16 kgfm.

O motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, na versão com câmbio manual, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível.

Linha completa 2020

A Renault divulgou também os valores da linha 2020 do Sandero São seis versões a venda. A nomenclatura das versões também muda para se adequar ao padrão mundial da Renault. Saem de cena Autentique, Expression e Dynamique para darem lugar a Life, Zen, Intense e a inédita Iconic. Confira:

Sandero Life 1.0 – R$ 46.990
Sandero Zen 1.0 – R$ 49.990
Sandero Zen 1.6 – R$ 55.990
Sandero Zen CVT – R$ 62.990
Sandero Intense CVT – R$ 65.490
Sandero RS 2.0 – R$ 69.690

Sandero reestilizado

Na frente, um novo para-choque e grade frontal dão destaque a um enorme emblema da Renault. Mas a mudança que chama mais atenção são os LEDs diurnos que contornam os faróis do Sandero 2020. Os faróis de neblina também têm novo formato e estão maiores.

Na parte de trás, as alterações são mais notáveis. A tampa do porta-malas tem novo recorte, bem como as lanternas. As luzes de posição também são de LED e se dividem entre carroceria e a tampa. O formato também lembra o usado em modelos da Renault europeia, como o novo Megane hatch. O emblema da marca na traseira ganhou um ressalto e o nome do carro continua ao centro da peça.

Além do upgrade no visual, o francês também recebeu reforços em sua estrutura, a fim de ganhar uma nota maior que três estrelas no crash test do Latin NCAP. Os tão esperados controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do piloto automático e assistente de partida em rama ficam restritos às configurações mais caras.

Evolução

As montadoras internacionais que se estabeleceram no Brasil ao longo dos anos provaram que vieram para mostrar serviço e oferecer uma gama de veículos diferenciada.

Em 2007 decolava no país, o Sandero fabricado pela Renault. A estreia no mercado brasileiro ocorreu em dezembro do mesmo ano. Até 2014, a montadora lançou 17 versões do carro para agradar os brasileiros.

Foram elas: Authentique 1.0 16V, Expression 1.0 16V, TechRun 1.0 16V, Authentique 1.6 8V, Expression 1.6 8V, Privilège 1.6 8V, Privilège MT 1.6 16V, Nokia 1.6 16V, Stepway 1.6 16V, Privilège AT 1.6 16V, Stepway 1.6 8V, Stepway AT 1.6 16V, Vibe 1.6 8V, GT Line 1.6 16V, GT Line 1.6 8V, Stepway Rip Curl 1.6 16V e Stepway Tweed 1.6 16V.

Umas surgiram no ano de lançamento e outras depois, mas apenas algumas sobreviveram até 2014.

Na linha 2013, o modelo ganhou como principal novidade o propulsor 1.6 8V flex e, para o modelo 2015, o hatch recebeu sua primeira grande alteração com a chegada de uma nova geração – segundo a Renault, cerca de 80% do carro é novo. Em setembro de 2015 foram lançadas as versões RS e GT Line, ampliando o portfólio do hatch. Em dezembro do ano seguinte, o Sandero passou a ser vendido com a nova família de motores SCe (1.0 tricilíndrico e 1.6).

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?