SUV compacto da Kia já tem nome: Seltos

Em maio de 2019, a Kia Motors revelou as primeiras imagens do seu novo SUV compacto. Em 4 de junho, a montadora divulgou o nome da nova aposta para entrar de vez no mundo dos SUVs. O modelo inspirado no conceito SP Signature que terá porte semelhante ao do Hyundai Creta, vai se chamar Seltos.

Carros
1 ano atrás
SUV compacto da Kia já tem nome: Seltos

Com apresentação prevista ainda para esse ano, o SUV compacto global da marca possui o espaço e as qualidades de um SUV tradicional, mas em um conjunto compacto.

Assim como o Creta, que faz referência à ilha grega de mesmo nome, a Kia, que pertence ao mesmo grupo da Hyundai na Coreia do Sul, recorreu à Grécia para batizar o seu SUV compacto.

Seltos foi inspirado pela mitologia grega e a lenda de Celtos, o filho de Hércules. A troca do “C” pelo “S”, segundo a marca coreana, foi para ressaltar a esportividade do futuro modelo.

Mais detalhes

Até agora sabemos que o primeiro SUV compacto global da Kia será revelado nos próximos meses. O modelo oferece o espaço e as qualidades de um SUV tradicional, em um conjunto compacto.

Quando for lançado, segundo a Kia, ao consumidor estará diante de uma modelo criado para a geração millennial, com design moderno e sofisticado.

De acordo com a Marca, o novo SUV estará à venda na Coreia no final de 2019, e depois chegará aos mercados globais. Conhecido anteriormente como SP, quando surgiu em forma de conceito na Índia, o crossover deverá estrear no mercado local, mas tendo sido visto em gravações de comercial nos EUA, parece que seguirá o mesmo caminho do Hyundai Venue.

Até onde se tem notícia, o Kia Seltos será fabricado na Índia, mas como pelo jeito chegará ao mercado americano, sua origem nesse caso deverá ser mesmo sul-coreana. Isso também permite que o mesmo alcance o mercado brasileiro, uma vez que fabricação no México está fora de cogitação.

Moderno e urbano

Com design moderno e urbano, inspirado no conceito Kia SP Signature, o SUV se destacará dos rivais, combinando as preferências e necessidades exclusivas da geração millennial.

O design robusto de um SUV tradicional se une a sofisticados detalhes do design exterior, como o capô alongado e uma linha forte e sofisticada no para-choque dianteiro. Seu visual robusto, combinado com uma estrutura que afunila em direção à parte traseira do carro, confere ao SUV um ar de sutil esportividade.

O veículo terá teto reto e colunas A quase retas. Com essas características, o Kia Seltos lembra bastante o Nissan Kicks, apresentando ainda colunas C estilizadas com terminação de frisos cromados, bem como pintura em dois tons e vigias laterais.

O novo modelo da Kia Motors compacto traz uma sensação de luxo ao seu design exterior, com faróis de LED que se estendem sobre a grade do radiador. As lâmpadas apresentam um gráfico de luz tridimensional e um padrão de diamante altamente técnico em suas bordas. O design também está presente nas lâmpadas traseiras de LED.

Como as medidas ainda não foram reveladas, podemos dizer que o Kia Seltos confunde com suas linhas, sendo que algumas fontes falam que ele será menor que o Stonic, já mostrado pelo grupo Gandini no Brasil, que mede 4,14 m. Isso significaria que o crossover é um irmão do Venue, que tem 4,00 m.

Contudo, outros falam que o porte seria entre Stonic e Sportage. Em nossa visão, este parece mais provável, já que o SUV terá tração AWD como opção, algo inexistente no pequenino da Hyundai.

Na parte de trás, o carro terá lanternas horizontais avançarão sobre a tampa do porta-malas e se ligarão através de uma régua com acabamento cromado. No interior, as imagens adiantam variedade de revestimentos na composição do painel, central multimídia tipo tablet, console central elevado e abundância de porta-objetos.

A marca afirma ter desenhado o Seltos pensando nos desejos dos consumidores mais jovens, os millennials. Isso fez com que o carro tivesse um estilo arrojado, com espaço interno generoso e pacote de tecnologia ideal para que seus ocupantes estejam sempre conectados e curtindo suas músicas.

Para isso instalou um sistema multimídia com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque. Nas proeminências é possível perceber que o desenho é harmonioso e parece utilizar materiais de boa qualidade. O painel tem duas tonalidades e, apesar da tela grande, ainda há botões para selecionar os ajustes do ar-condicionado.

Como já revelado anteriormente, o volante é multifuncional e no meio dos mostradores analógicos – velocímetro e tacômetro – há uma tela de 7 polegadas que mostra informações do computador de bordo. Além disso há mais detalhes na cor prata pela cabine e o acabamento é finalizado com imitações de fibra de carbono.

“Nós nos concentramos em projetar uma cabine diferente de qualquer outra no segmento de utilitários esportivos pequenos, com uma maior sensação de profundidade e riqueza para o design”, disse o chefe de estilo da Kia, Byung Chul Juh.

“Nosso mais novo modelo oferecerá maior prazer e satisfação aos nossos clientes, com um interior de qualidade superior que se beneficia de detalhes de design sofisticados.”

Posicionado abaixo do Sportage, brigará com Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta.

Byung Chul Juh, chefe de estilo na Kia Motors Corporation, comenta: “criamos um carro que se destaca em todos os lugares, da cidade ao campo. Seu design robusto e esportivo será acompanhado por uma ampla gama de recursos e tecnologias que são universalmente adequados para compradores mais jovens em mercados ao redor do mundo. Nosso novo SUV compacto é uma proposta que nenhum outro carro de sua classe irá se igualar”.

Ao adicionar um novo SUV compacto global a sua linha, a Kia Motors está ampliando seu portfólio de SUVs para atender às necessidades dos clientes em todas as regiões mundiais.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?