T-Cross, novos opcionais e mais respeito

O T-Cross, mais recente lançamento da Volkswagen, acaba de ganhar novos equipamentos opcionais. O veículo, ainda sem mudança de ano-modelo, passa a oferecer novos itens para duas versões. O modelo Comfortline pode contar agora com o painel de instrumentos virtual e o Highline com a pintura biton, que era uma exclusividade da série especial de lançamento, a First Edition.

Carros
3 semanas atrás
T-Cross, novos opcionais e mais respeito

Vamos às novidades?

O painel de instrumentos virtual tem tela de 10,25 polegadas e faz parte do pacote Exclusive & Interactive II, que substitui o antigo Exclusive & Interactive. Esse pacote custa R$ 5.450. Entre os itens há espelhos elétricos, função Eco, seletor de modo de condução, sistema de navegação, central multimídia “Discover Media” e partida por botão.

No Highline, a nova pintura biton passa a ser oferecida como um opcional de R$ 1.900. São quatro opções de combinações, com teto preto com carroceria branca, prata, cinza ou bronze, ou o teto cinza com a carroceria na cor cinza. As colunas A e C seguem a cor do teto e rodas de 17 polegadas são diamantadas.

As versões Comfortline e Highline são equipadas com os propulsores 1.0 e 1.4, ambos turbo e flexível. O primeiro rende até 125 cv e 20,4 mkgf, e o segundo sempre 150 cv 25,5 mkgf. A transmissão é sempre a automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais na alavanca.

Preço

O T-Cross, pelo que oferece, tem valor bastante atraente se comparado com os rivais da mesma categoria.

T-Cross 200 TSI manual: R$ 84.990
T-Cross 200 TSI automático: R$ 94.490
T-Cross 200 TSI Comfortline: R$ 99.990
T-Cross 250 TSI Highline: R$ 109.990
T-Cross 250 TSI Highline com pacote First Edition: R$ 124.840

Com todos os pacotes o modelo em sua versão mais completa teria valor de R$ 126.490. Esses valores são aproximados, podendo sofrer alteração.

Itens exclusivo para o Brasil

O T-Cross se destaca pelo excelente comportamento dinâmico e no Brasil, o SUV conta com motores TSI exclusivos, por oferecer cabine espaçosa e confortável e pelos avançados recursos de tecnologia, conectividade e segurança.

Ela ainda tem itens exclusivos no segmento, como o painel totalmente digital (Active Info Display), seletor de perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série, bloqueio eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0, suporte para celular no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação da cabine em LED e acabamento com apliques no painel.

Também contará com faróis full-LED, seis air bags, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar panorâmico, entre outros recursos.

Motor exclusivo

No Brasil, o T-Cross conta exclusivamente com motores TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor para entregar alta eficiência energética e prazer ao dirigir.

O motor 250 TSI Total Flex gera potência de até 150 cv (110 kW), com gasolina ou etanol, a 4.500 rpm. O torque máximo, também com ambos os combustíveis, é de 250 Nm (25,5 kgfm) – será o maior torque da categoria. Esse motor será combinado exclusivamente à transmissão automática de seis marchas com função Tiptronic e aletas (“shift paddles”) para trocas no volante.

Já o motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de até 128 cv (94 kW) a 5.500 rpm, com etanol – com gasolina, são 116 cv (85 kW), à mesma rotação. O torque máximo é de 200 Nm (20,4 kgfm), com gasolina ou etanol, sempre na faixa de 2.000 a 3.500 rpm. Esse motor poderá ser combinado à transmissão manual ou à automática com função Tiptronic (também com as aletas no volante), ambas de seis marchas.

Um SUV de respeito

O T-Cross mede 4.199 mm de comprimento e 1.568 mm de altura (9 mm mais alto que o T-Cross europeu). A distância entre os eixos do modelo que será produzido no Brasil é maior: 2.651 mm (88 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).

O novo SUV oferece espaço surpreendente na cabine. Um dos elementos responsáveis por isso é a Estratégia Modular MQB – que permite grande flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis (entre eles, a distância entre-eixos e as bitolas). A posição de dirigir é mais elevada, típica de SUVs, o que colabora para melhorar o espaço interno.

A capacidade do porta-malas do T-Cross é excelente (o volume é variável entre 373 e 420 litros). O encosto rebatível do banco do passageiro dianteiro oferece ainda mais flexibilidade.

Além de sensores dianteiro e traseiro para estacionamento, o T-Cross também poderá ser equipado com o sistema “Park Assist 3.0”, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais – e agora com a função de freio de manobra.

Com design arrojado, a parte dianteira destaca-se por sua altura; o design é carismático, com uma grade ampla e faróis de LED integrados e diferencia-se do desenho do modelo europeu – aqui nota-se a influência direta dos designers brasileiros e da estratégia de regionalização adotada pela empresa.

Também responsável por essa altura acentuada é a tampa do compartimento do motor. A região inferior da parte dianteira distingue-se por detalhes como os faróis de neblina inseridos de modo marcante.

Todas as versões do T-Cross serão equipadas com luz de condução diurna (DRL) em LED, integrada ao farol de neblina. Haverá oferta de faróis full-LED para o T-Cross – neste caso, a luz de condução diurna encontra-se na própria carcaça do farol.

Nas laterais, uma linha característica acentuada divide os espaços. Atrás, ela forma uma seção dos ombros impactante, e assinala na traseira um novo elemento de design da Volkswagen: a faixa de refletores estendida transversalmente na parte traseira e emoldurada por um painel preto.

Serão oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia – haverá também opção de teto na cor preta, para um visual ainda mais diferenciado e moderno.

O T-Cross também poderá ser equipado com teto solar panorâmico “Sky View” – dois painéis de vidro que abrangem mais da metade da área do teto do carro.

Coberturas para o painel integram o estilo jovial e completam o interior do veículo, projetado de forma explicitamente generosa para esta classe. Outro destaque no interior do T-Cross é a iluminação ambiente em LED. Há luzes na região dos pés, no centro do console, no painel e nas maçanetas.

O T-Cross terá disponível o sistema de som “Beats”, de alta fidelidade sonora, com sete alto-falantes, incluindo um subwoofer no porta-malas, e potência é de 300W RMS.

O T-Cross inclui, opcionalmente, um sistema de Infotainment com tela sensível ao toque de 8 polegadas e o quadro de instrumentos totalmente digital “Active Info Display” de última geração.

No Active Info Display, os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são instalados em hardware. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas, do tamanho de um tablet. Sua resolução de 1.280 x 480 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados exibidos no console central pelo sistema de infotainment, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Além disso, o T-Cross poderá ser equipado com “Seletor do perfil de condução”, para o motorista ajustar a experiência de direção entre os modos “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”.

Quatro entradas USB garantem a conexão ideal e energia suficiente para os smartphones. Todas as versões são equipadas de série com o prático suporte para telefone celular localizado no centro do painel, que contará com tomada USB de carregamento rápido.

O sistema opcional de travamento e partida “Kessy” torna o acesso ao T-Cross mais confortável, enquanto os faróis full-LED proporcionam mais eficiência luminosa e conforto ao motorista.

Assim como o Virtus, o Tiguan Allspace e o Novo Jetta, o T-Cross também será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o “Manual Cognitivo” – que usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

A influência positiva da Estratégia Modular MQB revela-se em todas as áreas do T-Cross. Graças à MQB, o SUV será um dos veículos mais seguros de sua classe – o que é garantido pela utilização de aços de ultra-alta resistência e conformados a quente, pelos seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo “cortina”) e uma gama ampla de sistemas de assistência.

Todas as versões serão equipadas de série com ESC – Controle eletrônico de estabilidade. Esse sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando.

Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
O ESC inclui uma série de sistemas de assistência à condução.

O T-Cross terá configuração dianteira independente tipo McPherson e interdependente na traseira, com eixo de torção. Trará pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, que colaboram para a redução no consumo de combustível – sem deixar de lado a performance dinâmica (dirigibilidade e frenagens). Serão duas medidas disponíveis: 205/60 R16 e 205/55 R17.

O modelo terá freios a disco nas quatro rodas como item de série. Os discos terão 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm de diâmetro nas rodas traseiras.

Em breve, a montadora promete revelar os valores e versões. Se considerar os preços de SUVs com as mesmas características, não dá para esperar um custo tão acessível assim. Mas vamos aguardar, pois investir em um Volkswagen sempre vale a pena.

Itens de série

  • 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Alarme anti-furto com comando remoto
  • Ar-condicionado digital
  • Assistente de partida em rampas
  • Banco do motorista com ajuste da lombar e de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Bloqueio eletrônico do diferencial
  • Câmera de ré
  • Central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Conexão Bluetooth e entrada USB
  • Controle de estabilidade e tração
  • Descanso de braço central
  • Detector de fadiga do motorista
  • Direção elétrica
  • Espelhos laterais com ajuste elétrico e setas integradas
  • Faróis de neblina
  • Iluminação ambiente em led
  • Indicador de controle de pressão de pneus
  • Paddles shift
  • Partida sem o uso de chave
  • Piloto automático
  • Porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço
  • Quatro entradas usb
  • Rack de teto
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores com rebatimento automático
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas
  • Saídas traseiras de ar-condicionado
  • Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
  • Sensores de chuva e crepuscular
  • Sistema de frenagem automática pós-colisão
  • Sistema de som media plus com quatro alto-falantes
  • Sistema isofix
  • Sistema start-stop
  • Suporte para smartphone com entrada usb
  • Vidros elétricos com função one-touch
  • Volante funcional em couro

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