Tarek 2020, o novo SUV da Volkswagen

Com muitos investimentos feitos pelas montadoras de veículos, novidades não param de surgir no mundo automobilístico. O segmento de SUVs é o que mais cresce e quem não apresentar um produto nessa linhagem fica para trás.

Carros
2 anos atrás
Tarek 2020, o novo SUV da Volkswagen

Para mostrar que sempre esteve atenta ao mercado, a Volkswagen é uma marca sólida no mercado e que visa unir beleza, qualidade e tecnologia de ponta em seus produtos de forma a concorrer fortemente com os demais veículos dentro de uma categoria, a lança entre 2019 e 2020 no Brasil modelos que chegam para ampliar a concorrência no segmento.

Um deles é o Tharu, modelo que será vendido no Brasil no próximo ano com o nome de Tarek, sendo produzido na Argentina. O modelo será um dos cinco SUVs que chegam até 2020 dentro do plano de investimento de R$ 7 bilhões.

O veículo foi apresentado na China, onde já é comercializado, na versão R-Line, com visual esportivo, e motor 1.4 TSI de 150 cv, o mesmo que deve equipar o modelo que estará no Brasil em 2020.

Preços e versões

Pouco se sabe do que o Tarek vai oferecer ao público brasileiro. Logo, mais informações serão passadas mais próximo de seu desembarque por aqui. No entanto, baseado em sites de segredos automotivos, vamos trazer alguns detalhes do SUV da Volks.

A ideia é que ele fique posicionado entre o T-Cross, que chega às concessionárias em maio desta ano, e o Tiguan, na faixa entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Com a chegada dele, é provável que a versão de cinco lugares do Tiguan, hoje vendida a R$ 125 mil, deixe de ser oferecida.

Um dos rumores, é de que veículo tenha três modelos com três motores diferentes: 1.4 TSI, 1.6 TSI e 2.0 TSI.

A versão de entrada deverá contar com rodas aro 15″, sem cromados na linha dos vidros e sem rack no teto. A variantes intermediária deverá vir com rodas de aro 16” e rack no teto. A versão topo de linha deverá contar com um teto solar panorâmico, rodas aro 17″, cromados na linha das janelas e sistema de som da Beats.

Detalhes

Construído sobre a plataforma MQB, o Volkswagen Tarek mede 4,45 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,63 m de altura e 2,69 m de entre-eixos. Essas medidas fazem com que seja ligeiramente maior do que seu principal rival, o Jeep Compass, que mede 4,42 m de comprimento e 2,64 m de entre-eixos.

Na China, o SUV médio é vendido com dois motores. O inicial será o 1.4 TSI de 150 cv, em conjunto ao câmbio DSG de dupla embreagem e 7 marchas. Informações não confirmadas indicam que no Brasil, o Tarek terá transmissão Tiptronic de 6 marchas.

As versões mais caras terão o 2.0 TSI de 186 cv, novamente com o câmbio DSG, mas com tração integral 4Motion. Por ser menos potente, não causaria uma briga interna com o novo Tiguan, que ainda tem capacidade para 7 ocupantes como diferencial.

Design conservador e esportivo

Como na maioria dos veículos da Volkswagen, o design segue o estilo conservador e esportivo, com lanternas horizontais e duplas e vinco de ponta a ponta na altura do retrovisor. Aliás, bem similar ao Tiguan do qual compartilha a mesma plataforma MQB.

Internamente, o painel lembra muito o do Jetta, com uma central multimídia do mesmo tamanho, contando com uma tela touchscreen de 8 polegadas. O painel de instrumentos, digital, deverá ser o Active Info Display, já presente em outros modelos da marca.

O primeiro impacto do interior é o esmero no acabamento, seguindo o padrão do T-Cross e do Polo. A novidade está na faixa de couro na região central e nas portas. Mas o painel de instrumento é superior ao T-Cross e tem opção de cores bem vivas.

A escolha por um design mais conservador é uma estratégia para que o Volkswagen Tarek seja bem recebido no mercado, sem desagradar os consumidores da marca.

A dianteira lembra o visual parrudo do SUV grande Atlas, que pode ser vendido no Brasil, enquanto a traseira lembra o Tiguan Allspace. Temos então uma mistura interessante para o mercado brasileiro.

Lista de equipamentos

Como ainda não existe uma definição sobre qual versão chegará ao Brasil, revelamos alguns dos principais itens de série da versão topo de linha para se medir o limite de potencial do novo SUV alemão.

Como é padrão na montadora, o Tarek virá bem completo de fábrica, com teto solar panorâmico, linha dos vidros cromadas, entre outros equipamentos como:

  • Ar-condicionado dual-zone
  • Controle de tração (ASR)
  • Controle eletrônico de Estabilidade (ESC)
  • Controle eletrônico de velocidade
  • Freios ABS com EBD
  • Freio de estacionamento eletrônico com auto-hold
  • Monitor de pontos cegos
  • Rodas de liga leve aro 17 polegadas
  • Seis airbags
  • Sistema de som Beats
  • Suporte de braço dianteiro central com porta-objetos

No caso da versão esportiva R-Line, mais esportiva e completa, o SUV traz 4 saídas de escape cromadas, rodas aro 18 polegadas, pedais de alumínio perfurado, volante com acabamento de couro com costuras brancas e interior com exclusividade de detalhes, entre os quais estão os insígnias da versão nos estofamentos dos bancos e nos tapetes.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?