Toyota Etios, passa no teste e ganha mais uma estrela

Se você está em busca de um carro que oferece segurança, além de ser constantemente premiado nesse quesito, o Etios da Toyota, ganhou mais uma estrela nesse sentido. Quem atesta é o Latin NCAP, braço do renomado programa Global NCAP e responsável por promover testes de segurança de automóveis comercializados na América Latina, em resultado divulgado nessa semana.

Carros
3 semanas atrás
Toyota Etios, passa no teste e ganha mais uma estrela

O novo teste de colisão, realizado sob o protocolo Latin NCAP atual com padrões de segurança ainda mais rigorosos, ampliou a nota de proteção para crianças, passando de duas para quatro estrelas, de cinco possíveis, e renovou a certificação de quatro estrelas, também de cinco possíveis, para adultos.

Este resultado faz do Etios o mais seguro em seu segmento e reforça o compromisso da Toyota em produzir carros cada vez melhores.

A nova nota de segurança para crianças foi possível devido à orientação da Toyota de instalação de cadeirinhas voltadas para trás. Quando instaladas nessa posição, utilizando ancoragem ISOFIX e sistema que minimiza a rotação da mesma, as cadeirinhas proporcionam proteção ideal para a cabeça e tórax da criança em casos de colisão frontal/lateral.

Preços e versões

O Etios 2019 segue com várias versões disponíveis para o mercado, tanto na carroceria hatchback, quanto sedã.

Toyota Etios hatch X 1.3L 16V manual – R$ 51.390,00
Toyota Etios X 1.3L 16V automático – R$ 56.390,00
Toyota Etios X-Plus 1.5L 16V manual – R$ 58.190,00
Toyota Etios X-Plus 1.5L 16V automático – R$ 63.190,00

Toyota Etios sedã X 1.5L 16V manual – R$ 55.990,00
Toyota Etios sedã X 1.5L 16V automático – R$ 61.490,00
Toyota Etios sedã X-Plus 1.5L 16V manual – R$ 60.990,00
Toyota Etios sedã X-Plus 1.5L 16V automático – R$ 66.390,00

Segurança reforçada

Para reforçar o quesito segurança, desde o lançamento da linha 2019, todas as versões do Etios contam com Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Assistente de Subida em Rampa (HAC), airbag frontal duplo, sistema de frenagem com ABS e EBD, e carroceria com deformação progressiva.

A família Etios está hoje disponível no mercado brasileiro nas versões hatch X e X Plus, com motorização de 1.3L e 1.5L, respectivamente, e sedã X e X Plus, ambas com motorização 1.5L, com transmissão manual de seis velocidades, ou automática de quatro velocidades.

Trajetória de sucesso

Lançado no mercado nacional desde 2012, o compacto Etios supera 568 mil unidades produzidas nacionalmente na unidade de Sorocaba, localizada no interior de São Paulo. Deste total, cerca de 70% foi destinado ao mercado interno e o restante direcionado para exportação. Hoje, o Etios fabricado no Brasil é exportado para a Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras.

O Etios se consolidou no País como uma boa opção ao cliente que quer ter um Toyota e valoriza ao máximo a relação custo-benefício. De acordo com o estudo baseado na cotação da Molicar/KBB, divulgado no ano passado pela Autoinforme no Selo Maior Valor de Revenda, o compacto está na lista de carros que menos perdem valor no Brasil, independentemente da sua categoria, com desvalorização de 9,2% para a configuração hatch e 9,5% para a carroceria sedã.

“O Etios tem e continuará tendo um papel importante no portfólio Toyota. Desde o seu lançamento, fizemos diversas modificações inspiradas na voz do cliente, visando sempre a qualidade do produto e a satisfação dos consumidores.

Segurança sempre foi um de nossos pilares e a confirmação de que o Etios é o modelo mais seguro de sua categoria no Brasil nos enche de orgulho e o credencia ainda mais como uma excelente opção no mercado brasileiro”, afirma Vladimir Centurião, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Toyota do Brasil.

Linha atual

Em seu sexto ano de existência, o Toyota Etios chega com a linha 2019 ainda mais atrativo. A gama passa a ofertar controle de estabilidade, tração, assistente de subida em rampa e outras novidades que deixam o veículo ainda mais completo.

Na linha atual, o compacto da montadora japonesa mantém evolução consistente de seu line-up e agrega, ainda, novos itens para aprimorar estilo, condução e seguridade. Por falar em segurança, toda a família, com exceção da X-STD, foi reforçada com os sistemas de controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subida (HAC) e controle de tração (TRC).

No quesito design e estilo, a moldura da grade central recebeu fino retoque na cor preta, a fim de harmonizar com o novo revestimento dos faróis e lanternas, com máscara negra.

Para atender as atuais necessidades de seus clientes, as configurações centrais X, X-Plus, que substitui a XS, e XLS receberam novos e exclusivos itens de série. Assim, cada versão reforça sua própria identidade, a fim de atingir os diferentes perfis em cada faixa.

Sinônimo de qualidade

Desde seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios foi reconhecido pelo DNA Toyota de qualidade, durabilidade e confiabilidade. De lá para cá, a fabricante promoveu diversos avanços que aperfeiçoaram o nível de requinte, em consonância com seu vigor técnico. As mudanças possibilitaram ao Etios chegar ao status de referência em índice de satisfação e de lealdade entre os seus proprietários.

Não à toa a escalada evolutiva dos últimos cinco anos, promoveu ao Etios rápida resposta do mercado nacional tornando o modelo mais vendido pela Toyota no Brasil.

No cenário internacional, o Toyota Etios vem se consolidando como referência no gosto do consumidor latino-americano. Ano passado, as vendas ultrapassaram as 40 mil unidades, na soma de todos os destinos: Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras, fazendo com que a fábrica de Sorocaba, onde o veículo é produzido, operasse acima da sua capacidade nominal, de 108 mil unidades por ano.

Especificações dos novos modelos

As transformações no segmento de compactos no Brasil, fez com que a Toyota readequasse o posicionamento do portfólio Etios e incrementou, pontualmente, toque de sofisticação em cada modelo, desde a entrada até a topo de linha.

As mudanças começam pela chegada de um novo elemento à família Etios 2019: a versão X-STD M/T, configuração focada em atender o ramal de vendas corporativas e posicionada abaixo da X.

Os destaques diferenciais ficam visíveis nas opções X, X-Plus, que vem no lugar da intermediária XS, além da XLS. Na lista de aprimoramentos da X-Plus, em relação à anterior XS, foram incluídas rodas de liga leve aro 15 polegadas e luzes de setas nos espelhos retrovisores

Para se destacar, a opção XLS vem com novo desenho de rodas. A repaginada neste quesito concedeu ao modelo um ar ainda mais elegante a todo conjunto. Na dianteira do portfólio, no entanto, permanece a especificação Platinum, dotado com os primorosos predicados que expressam a verdadeira voz do cliente na busca por variações cada vez mais sofisticadas.

A principal mudança estética na linha Etios 2019, incluindo hatchbacks e sedãs, é aparente ao observar o seu desenho frontal: do X até o Platinum, a moldura que envolve a grade central do Etios ganhou retoque na cor preta e amplifica a área do emblema.

Esta alteração, além de considerar ganho em robustez aparente, faz uma combinação elegante com a máscara negra, que passará a cobrir faróis e lanternas do veículo.

Para harmonizar com os aprimoramentos estéticos do conjunto, a Toyota simplificou o número de cores disponíveis para o Etios 2019. Estão disponíveis as cores prata, branco pérola e sólida, preto, cinza e soma, ainda, nova cor super vermelho.

Ampla lista de equipamentos

A lista de itens de conforto e conveniência em cada versão faz do veículo ser diferente dos demais da categoria. O modelo, partindo do X-STD, possui direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas, no sedã, e abertura elétrico, no hatch; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro;

Vem com alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down; travas elétricas; entre outros itens de conforto, conveniência e segurança, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração. A versão X reúne todos os itens disponíveis na X-STD e acrescenta as modificações do design com faróis em máscara negra e moldura da grade frontal na cor preta.

A versão X-Plus adiciona os seguintes itens: sistema de áudio que reproduz arquivos de MP3 com função Bluetooth® e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática); alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem; rodas de liga leve de 15 polegadas e luz de setas nos retrovisores externos.

O modelo XLS agrega todos os equipamentos da versão X-Plus, mantém as rodas de liga leve de 15 polegadas, porém com novo desenho; sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro e acabamento dos bancos Comfort Drive.

Motor 1.3 consagrado

A linha Etios 2019 vem equipada com os mesmos propulsores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, produzidos na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP).

Eles trazem a já consagrada tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

No quadro das versões, há disponibilidade das seguintes caixas de transmissão: manual de seis velocidades na versão X-STD, manual de seis velocidades e automática de quatro na X e X-Plus (hactch e sedã); XLS e Platinum apenas automática de quatro velocidades (hatch e sedã).

Ficha técnica

  • Motor: 1.5 L 16 V Dual VVT-i
  • Alimentação: Flex (Gasolina e Etanol)
  • Portas: 4 Portas
  • Transmissão: Câmbio Manual de 6 marchas
  • Potência: 107 cv (e) / 102 cv (g) – 5.600 rpm
  • Torque: 14,7 kgfm (e) / 14,3 kgfm – 4.000 rpm
  • Aceleração: 13,0s
  • Cilindrada: 1496 cm3
  • Freios Dianteiros: Disco Ventilado
  • Freios Traseiros: Tambor
  • Comprimento: 4.369 mm
  • Largura: 1.695 mm
  • Altura: 1.510 mm
  • Distância entre eixos: 2.550 mm
  • Peso: 970 kg
  • Direção: EPS – Eletroassistida Progressiva
  • Pneus; 175/65 R14 (Rodas 14 x 5J)
  • Tanque de Combustível: 45 l

Toyota Etios Hatch/Sedã X, XS; XLS Automático

  • Motor: 1.5 L 16 V Dual VVT-i
  • Alimentação: Flex (Gasolina e Etanol)
  • Portas: 4 Portas
  • Transmissão: Câmbio Automatizado de 4 marchas
  • Potência: 107 cv (e) / 102 cv (g) – 5.600 rpm
  • Torque: 14,7 kgfm (e) / 14,3 kgfm – 4.000 rpm
  • Aceleração: 13,0s
  • Cilindrada: 1496 cm3
  • Freios Dianteiros: Disco Ventilado
  • Freios Traseiros: Tambor
  • Comprimento: 4.369 mm
  • Largura: 1.695 mm
  • Altura: 1.510 mm
  • Distância entre eixos: 2.550 mm
  • Peso: 970 kg
  • Direção: EPS – Eletroassistida Progressiva
  • Pneus; 175/65 R14 (Rodas 14 x 5J)
  • Tanque de Combustível: 45 l

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?