Toyota RAV4, um SUV bom de briga

Com design inovador, conforto e tecnologia de ponta, o modelo 2019 do novo RAV4, utilitário esportivo urbano que desembarca no país em sua quarta geração, representa o início de uma nova Era para a Toyota neste segmento.

Carros
2 anos atrás
Toyota RAV4, um SUV bom de briga

Lançado em 1994, no Japão, o RAV4 se tornou rapidamente num ícone ao criar um novo segmento no mercado automotivo global, o dos Utilitários Crossovers com vocação urbana, conquistando consumidores em diversos países mundo a fora.

O SUV está disponível em duas versões e se destaca por seu novo desenho exterior marcante e dinâmico, por possuir o melhor espaço interno da categoria, por seu acabamento bem cuidado em todos os detalhes, pelos novos motores e transmissões que combinam desempenho, dirigibilidade e excelente consumo de combustível, além da reconhecida qualidade, confiabilidade e durabilidade Toyota.

Preços e versões

As versões disponíveis do Novo RAV4 são: a de entrada com motor 2.0 litros, Dual VVTi, com tração 4×2 e o modelo TOP. Confira os valores:

RAV4 2.0 L 4×2 – R$ 129.990,00
RAV4 2.0 L 4×2 TOP – R$ 144.990,00

O Novo RAV4 está disponível nas seguintes cores: branco perolizado, prata metálico, cinza metálico, verde escuro metálico e preto metálico.

Design marcante e dinâmico

Baseado no conceito “keen look”, o desenho exterior do Novo RAV4 mostra a identidade renovada visual dos veículos da Toyota. A expressão é inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes do início de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho elegante, inspirado, confiante e arrojado.

Todas as linhas da parte frontal foram desenhadas para que, de qualquer ângulo de visão, os olhares se voltem para o logo da Toyota. O filete único da grade flui para o conjunto óptico de formas sinuosas, com as lentes dos farois arredondadas, que formam o “keen look”. As lanternas dianteiras invadem a lateral, alongando as linhas do veículo e proporcionando sensação de robustez e, ao mesmo tempo, requinte. Os para-choques musculosos e a grande entrada de ar em forma de trapézio reforçam a imponência do modelo.

As linhas frontais se unem com a parte lateral do veículo criando formas arredondadas e aerodinâmicas. A linha de cintura elevada é marcada por um vinco proeminente, que acompanha a carroceria até a lanterna traseira. Na parte inferior da lateral, detalhes em plástico preto contrastam com os vincos, criando um visual robusto.

Na traseira, as lanternas se estendem horizontalmente, invadindo a tampa do porta-malas, que conta com aerofólio de série, completando o desenho robusto do SUV. Nesta geração do RAV4, o estepe foi retirado da tampa do porta-malas, com isso a abertura da tampa traseira passa a ser vertical, o que facilita o acesso e contribui para a melhoria da visibilidade em manobras.

Interior acolhedor

O interior do Novo RAV4 é versátil, acolhedor e com um forte apelo de esportividade e sofisticação, características que traduzem o modelo. O painel dianteiro é assimétrico, com controles primários e secundários de fácil acesso. A iluminação dos instrumentos é do tipo Optitron azul, que se adapta a luminosidade externa, o que torna a leitura das informações nítida e agradável em qualquer condição.

O tom predominante no interior do Novo RAV4 é preto com detalhes em padrão fibra de carbono na área do controle dos vidros elétricos e em prata no painel das portas, no volante e na alavanca de transmissão dão um toque ainda mais esportivo e sofisticado ao SUV da Toyota.

A linha do Novo RAV4 oferece o melhor espaço interno do segmento de utilitários esportivos compactos. Tanto em tráfego urbano como em rodagens mais extensas, as três versões do SUV da Toyota trazem amplo espaço para motorista e passageiros.

Se comparado à geração anterior, melhorias foram efetuadas nos bancos dianteiros para melhorar o conforto de quem dirige e também do passageiro. As larguras do encosto e do assento foram aumentadas para expandir a área de contato com o corpo dos ocupantes o que melhora a sensação de conforto. O encosto cresceu em 30 mm e o assento em 20 mm com seu ângulo inclinado em mais 2º, fazendo com que, especialmente, o motorista tenha melhor ergonomia ao dirigir. O volante recuou mais 40 mm possibilitando acomodação mais confortável.

Atrás, o espaço para os passageiros teve um aumento de 41 mm com a remodelação dos bancos dianteiros, que ficaram mais finos e ergonômicos, mesmo mantendo a medida do entreeixos da versão anterior 2,66m. O passageiro que viaja no centro do banco traseiro também teve seu espaço aumentado com um túnel central praticamente plano. O banco é bipartido 60/40 e os ajustes reclináveis ficam à mão dos passageiros, localizados em sua parte inferior.

Novo motor e transmissão

O motor do RAV4 é 2.0 16V de quatro cilindros. Ele entrega 145 cv de potência, alcançando um torque máximo de 19,1 kgfm. Acoplada a ele, está a transmissão automática CVT, que simula sete velocidades no modo manual. A tração é 4×2.

Além da avançada tecnologia Dual VVT-i, duplo comando de válvulas variável, que possui comando variável de abertura nas válvulas de admissão e escape da câmara de combustão, o bloco conta com sistema de aceleração ETCS-i e sistema de admissão de ar ACIS. O ETCS-i é um sistema em que o acelerador possui um controle eletrônico inteligente, onde somente a gasolina necessária é utilizada para movimentar o veículo.

Já o ACIS é um sistema com dupla admissão de ar, uma para velocidades de cruzeiro e outra para acelerações mais bruscas. Combinados tanto com a transmissão automática CVT de 7 velocidades, quanto a Super ECT de 6 velocidades, ambos os conjuntos geram uma eficiência no consumo de combustível classificadas com notas “A” e “B”, respectivamente, pelo INMETRO.

A transmissão automática CVT de 7 velocidades conta com a mais alta tecnologia desenvolvida pela Toyota. Controlada eletro-hidraulicamente, essa transmissão continuamente variável seleciona sempre a melhor relação entre o giro do motor e sua velocidade.

Ao acelerar o Novo RAV4, a temperatura de fluído da transmissão gera a pressão que move a correia entre as relações de marcha em duas polias. Essa tecnologia computadorizada resulta em melhor eficiência no consumo de combustível, trocas suaves, sem trancos ou variações de velocidades, melhor dirigibilidade e menos suscetibilidade a manutenção.

O Novo RAV4 é equipado com a suspensão traseira independente tipo Double Wishbone com barras estabilizadoras, que privilegiam o conforto no habitáculo e maior estabilidade. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barras estabilizadoras. Ambas foram totalmente trabalhadas para as condições brasileiras de rodagem. Nesta geração, as suspensões dianteira e traseira receberam reforço estrutural, ampliando o conforto e melhorando a dirigibilidade e segurança.

Equipamentos de série

A linha do Novo RAV4 conforta motoristas e passageiros com extensa lista de itens de série. Na versão de entrada, o Novo RAV4 2.0L 4×2 possui sistema de ar-condicionado manual, vidros com acionamento elétrico nas quatro portas, retrovisores eletrorretráteis com ajuste elétrico e desembaçador, sistema de áudio com AM/FM, CD, MP3, USB, AUX, entrada para aparelhos MP3 e com quatro caixas de som, tecnologia Bluetooth e sensor de estacionamento.

Nos dois modelos, o Novo RAV4 dispõe de volante multifuncional (comandos de sistema de áudio, Bluetooth e computador de bordo) revestido em padrão couro com regulagem de altura e profundidade, painel de instrumentos com a tecnologia Optitron e computador de bordo com odômetro total e parcial, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível e velocidade média.

Outra novidade é Smart Entry, sistema de abertura de portas e partida do veículo por aproximação. Mesmo com a chave no bolso, por exemplo, ao se aproximar do veículo, as portas destravam automaticamente para abertura. Ao sair do veículo, é possível acionar o travamento com alarme com um simples toque na parte superior da maçaneta da porta do motorista. Dentro da cabine, com a chave em qualquer lugar de seu interior, o motorista apenas aciona o botão de ignição para ligar o veículo.

Além disso, conta com aquecimento dos bancos dianteiros em dois níveis de intensidade tanto no assento como no encosto, regulagem elétrica para o banco do motorista com ajuste de lombar, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisor interno eletrocrômico e ar-condicionado digital automático dual zone com filtro anti-pólen. Em todas as versões o ar-condicionado tem saída extra na parte central-superior do painel, que diminui o tempo de resfriamento da parte traseira do veículo. Teto-solar com comandos de abertura eletrônicos e anti-esmagamento disponível somente na versão topo de linha.

Segurança aprimorada

A segurança do Novo RAV4 também foi aprimorada e conta com carroceria em padrão GOA, Global Outstanding Assesment, que absorve os impactos de uma colisão e distribui a energia uniformemente por toda sua estrutura. Em caso de colisão frontal, além da absorção de impacto, o motor e o sistema de direção eletro-assistida tombam para não entrar na cabine, reduzindo o impacto tanto para os passageiros quanto para os pedestres, em caso de atropelamento.

Todos os bancos têm como itens de série cintos de segurança de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de força. Os bancos traseiros possuem sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis.

O novo RAV4 conta ainda com direção eletro-assistida progressiva, sistema ABS, EBD, Distribuição Eletrônica de Frenagem, e Assistência à Frenagem nos freios, brakelight instalado abaixo do aerofólio e airbag duplo frontal. As versões topo de linha e 2.0L 4×4 ainda tem como itens de série airbags laterais e de cortina.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?