Toyota Yaris 2019 chega para impressionar

O grande lançamento da Toyota no Brasil neste ano é, sem dúvida, o Yaris que chegou ao mercado em junho deste ano já sendo classificado como modelo 2019. O carro vem tratado como o mais importante da marca desde 2012, quando o Etios chegou ao Brasil.

Carros
2 anos atrás
Toyota Yaris 2019 chega para impressionar

O carro global da Toyota, sucesso de vendas em diversos países do mundo e sinônimo do autêntico QDR – Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade da marca japonesa, com design harmonioso e cheio de estilo, além de belo espaço interno e qualidade interior impressionante.

De acordo com a marca, a concepção do Yaris levou em consideração cinco pontos importantes: design avançado e emocional; conforto expansivo; dirigibilidade e silêncio a bordo; eficiência dinâmica e tecnologia e segurança.

O Yaris está disponível para compra nas carrocerias hatch e sedã. O veículo conta com os motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i que já equipam o Etios e fazem do compacto um exemplo de conforto, dirigibilidade e economia de combustível.

A transmissão é automática CVT e manual de seis velocidades, dependendo da versão escolhida. O carro vem ainda com uma extensa lista de itens de conveniência, tecnologia e segurança em todos os modelos, como vidros e travas elétricos, controle de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, faróis com regulagem elétrica e acendimento automático, roda de liga leve de 15” e faróis de neblina.

Preços e versões do Yaris 2019

Yaris Hatch XL 1.3L 16V manual – R$ 59.590,00
Yaris Hatch XL 1.3L 16V CVT – R$ 65.590,00
Yaris Hatch XL Plus Tech 1.3L 16V CVT- R$ 69.590,00
Yaris Hatch XS 1.5L 16V CVT – R$ 74.590,00
Yaris Hatch XLS 1.5L 16V CVT – R$ 77.590,00

Yaris Sedã XL 1.5L 16V manual – R$ 63.990,00
Yaris Sedã XL 1.5L 16V CVT – R$ 68.690,00
Yaris Sedã XL Plus Tech 1.5L 16V CVT – R$ 73.990,00
Yaris Sedã XS 1.5L 16V CVT – R$ 76.990,00
Yaris Sedã XLS 1.5L 16V CVT – R$ 79.990,00

O novo Yaris chegou ao Brasil em cinco versões. O modelo hatch é composto pela XL manual e XL CVT, XL Plus Tech CVT (todas com motorização 1.3 litro), XS e XLS, estas com câmbio CVT e motor 1.5 litro. A carroceria sedã possui as mesmas versões, mas vem equipada somente com motorização 1.5 litro.

Com um perfil elegante e rico em emoção, o Yaris possui 4.145 mm de comprimento (4.425 na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas na versão hatch é de 310 litros, enquanto no sedã, 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.

Na parte da frentes, o destaque fica por conta da grade superior localizada entre os faróis. Nas versões XL e XL Plus Tech, ela é pintada na cor preta, enquanto nas versões XS e XLS, possui um friso cromado na parte de cima.

Os elegantes faróis de perfil afilado estão presentes em todas as versões. Eles acompanham o design frontal, diferente do modelo XLS, topo de linha, que conta com projetor de lâmpadas halógenas proporcionando um ar de modernidade ao visual.

Desde a versão de entrada, o Yaris vem equipado com a função “Siga-me”. A novidade faz com que os faróis fiquem acesos por certo tempo para que o motorista, após travar as portas, possa chegar ao seu destino com o trajeto iluminado; acendimento automático e ajuste elétrico dos faróis, sendo estes últimos exclusivos nesta categoria.

A modernidade próxima de um carro premium pode ser notada com outros detalhes, como os retrovisores pintados na cor do veículo com piscas integrados e o rebatimento elétrico, normalmente presente em carros de grande porte, presente nas versões XS e XLS. Todas as versões possuem maçanetas das portas pintadas na cor do veículo, com exceção da XLS, cromada.

Em todas as versões do Yaris, as rodas são de liga leve de 15” e os pneus são 185/60. As rodas das versões XS e XLS possuem design exclusivo com acabamento Dual Tone (preto e prata), dando mais sofisticação ao conjunto.

As lanternas traseiras compõem um visual harmônico e atual com as linhas das carrocerias, sendo que em ambas, o conjunto óptico invade o porta-malas, oferecendo excelente visibilidade. Na versão XLS, as lanternas são de LED.

A versão hatch ainda possui limpador e lavador do vidro traseiro desde a versão de entrada, além de um aerofólio exclusivo com apelo esportivo ao modelo. Os faróis de neblina em ambos os lados acoplados ao para-choque robusto, integrado na carroceria, permitem melhor visibilidade pelos outros veículos, trazendo segurança mesmo em ambiente de neblina densa.

Conheça o Yaris 2019 por dentro

O interior do Yaris une sofisticação e funcionalidade com materiais de qualidade. Desde a versão XL, o acabamento é primoroso. Todos os modelos contam com acabamento em preto, incluindo as colunas e o revestimento do teto (em cinza na versão sedã), transmitindo uma sensação de requinte e esportividade.

Uma das grandes novidades do carro da marca japonesa é o teto solar elétrico disponível, de série, na versão XLS. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.

Os bancos são de tecido nas versões XL e XL Plus Tech e de couro nas versões XS e XLS. Além disso, ele conta com apoio de braços com porta-copos central a partir da versão XL Plus Tech, oferecendo conforto e comodidade para quem senta nos bancos traseiros e apoio de braços central na frente em todas as versões.

Nas versões XL e XL Plus Tech, o painel de instrumentos conta com display LCD de 2.7”. São três mostradores circulares que reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o termômetro do motor e o indicador de combustível, o da esquerda exibe o conta-giros, enquanto no do meio é possível visualizar o velocímetro e o computador de bordo.

Com funções de hodômetro parcial A e B, consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e intensidade de brilho do painel, deixa o motorista mais confortável para controlar o painel.

Já os modelos XS e XLS, vem com o computador de bordo formado por uma tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução e mais funções, como histórico de viagem, de consumo a cada cinco minutos, de consumo mensal (km/l) versus distância e histórico mensal de valor (R$) versus consumo (litros); ranking de eficiência em que é possível elencar os três melhores períodos de economia de combustível e mais.

O mais completo da categoria

Para não aborrecer os consumidores que sempre sentem falta de um ou outro item, a Toyota recheou o novo Yaris com ampla lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança. Desde a versão de entrada XL de câmbio manual, a linha traz de série, computador de bordo, comandos no volante, descansa-braços dianteiro, controle de estabilidade (VSC), tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).

O modelo também possui direção eletroassistida progressiva (EPS), ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque, travas elétricas, faróis com regulagem elétrica, faróis de neblina, retrovisor interno eletrocrômico, banco traseiro rebatido 40/60 (sedã), entre outros itens, além dos obrigatórios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).

A versão XL com câmbio CVT adiciona os seguintes itens: controle de velocidade de cruzeiro e função Eco Driving do computador de bordo.
Já a versão XL Plus Tech passa a contar com descansa-braços traseiro, detalhes internos na cor prata, ar-condicionado automático e digital, chave inteligente presencial, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button, banco traseiro rebatido 40/60 na versão hatch e central multimídia com tela de 7” sensível ao toque com funções de rádio AM/FM, MP3, entrada USB, conexão auxiliar Bluetooth®, Toyota Play+, sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS.

A versão XS acrescenta todos os equipamentos da XL Plus Tech, e volante, manopla do câmbio e revestimento das portas em couro, grade com detalhes cromados, roda de liga leve de 15” Dual Tone (preto e prata), bancos de couro, retrovisor externo com rebatimento elétrico, câmera de ré, tapetes em carpete e computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT.

Quem optar pela versão topo de linha XLS, ela agrega teto solar, sensor de chuva, maçanetas cromadas, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e sete airbags, adicionando aos dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista.

Performance ao estilo Toyota

A performance pode ser colocada a prova no Yaris disponível nas motorizações 1.3L e 1.5L para a versão hatch e 1.5L para o sedã. Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, trazem a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.

Em busca de melhorar o que já é bom, a montadora trabalhou em melhorias nos propulsores que os fizeram render mais potência do que no Etios. Para isso, um novo sistema de exaustão foi exclusivamente redesenhado para o Yaris e um novo processo de recalibração para a carroceria e o novo trem de força foi realizado.

Sendo assim, é possível obter:
– 1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 101 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 94 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 12,9 kgfm (com etanol) e de 12,5 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Em comparação com o Etios, o ganho foi de 3 cv e 0,2 kgfm de torque com etanol e de 6 cv com gasolina em comparação com o Etios.

– 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Para esta motorização, o ganho de potência também foi de 3 cv e 0,5 kgfm de torque com etanol e de 3 cv com gasolina em comparação com o Etios.

Com tanta potência assim, o carro também recebeu melhorias na suspensão. Aliás, esse quesito foi pensado para atender ao gosto brasileiro. Na parte dianteira, temos a McPherson com batente hidráulico, que evita batidas secas quando a roda desce ao limite do curso do amortecedor.

Tanto o sistema de suspensão frontal quanto o traseiro tiveram a altura elevada em 13 mm em comparação com o projeto global do Yaris. Com isso, o carro está apto para encarar o perfil de solo brasileiro.

Transmissão de ponta para acompanhar o belo motor

Dois tipos de transmissões equipam o novo Yaris: a manual de seis velocidades e a Multidrive de tecnologia CVT.

No caso da manual, ela é derivada da mecânica confiável do Etios. Por se tratar de Toyota, está presente o IMT – Monitor Inteligente de Aceleração –, que funciona como um auxiliar de arranque, minimizando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento.

Já a transmissão Multidrive CVT, presente e elogiada no Corolla, privilegia desempenho sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

Esse câmbio oferece ao motorista, em todas as versões, a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas exclusivamente na alavanca de câmbio, nas versões XL e XL Plus Tech. Já para as versões superiores XS e XLS, as trocas sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas atrás dos volantes.

Máxima eficiência em segurança

Presente nos carros da Toyota, os equipamentos de segurança garantem a máxima eficiência de seus clientes. Dessa maneira, o novo Yaris chega para ser referência no mercado neste quesito.

O veículo vem com elevado nível de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, airbag duplo, faróis de neblina dianteiros e traseiros, faróis com regulagem elétrica, ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança), função “Siga-me”, retrovisor interno eletrocrômico e alarme volumétrico com monitoramento dos vidros e janelas.

Os freios passaram por uma calibração e estão melhores. Dentre as ações, os componentes mecânicos do cilindro mestre foram ajustados para proporcionar uma curva de frenagem mais suave e melhor controle. Como resultado, aos 100 km/h, para atingir a completa imobilidade, o Yaris percorre 50,5 metros, a melhor marca de sua categoria.

A versão XS do modelo agrega câmera de ré, enquanto a XLS ainda conta com sensor de chuva e dois airbags laterais, dois de cortina e um de joelho, contabilizando ao todo sete bolsas.

Extensa linha de acessórios

Com mais de 40 itens, o Yaris conta com uma extensa linha de acessórios genuínos Toyota, pronta para ser instalada no novo carro. Essa lista foi criada baseada nos mais diferentes gostos e necessidades dos clientes que buscam design, conveniência, tecnologia e segurança.

A grande novidade exclusiva oferecida para o Yaris e que irá agradar muito os clientes é a garantia de três anos quando vendidos e instalados em uma concessionária Toyota com cobertura total da rede.

Entre os acessórios encontrados e instalados nas concessionárias da marca estão:

Design: itens esportivos, como rodas dual tone; saia traseira, lateral, frontal e apliques no farol de neblina; painel e descanso de braço; cromados como molduras da maçaneta, friso lateral inferior e ponteira de escapamento; também itens em aço inox escovado, como as soleiras de porta; entre outros;

Segurança: itens como lâmpadas de condução diurna, que podem ser utilizadas em rodovias, substituindo o farol baixo; os sensores de estacionamento frontal e traseiro; lâmpadas brancas para faróis e em LED para os faróis de neblina, incrementando o visual esportivo e atendendo a legislação vigente; trava de segurança das rodas e do estepe; novos frisos laterais; protetor de para-choques com cinco peças; entre outros.

Conveniência: bandeja de porta-malas; exclusivos tapetes traseiros; calhas-de-chuva; caixas organizadoras de porta malas; suporte para tablets e bolsas; refrigerador portátil; compressor de ar 12V; rede de porta-malas etc.

Tecnologia: digital video recorder; alto falante frontal (tweeter) e central multimídia Toyota Play + tecnologia Harman etc.
Todos os acessórios genuínos são desenvolvidos pela engenharia global da Toyota exclusivos para o Yaris, seguindo as rígidas regras da marca e garantindo o alto nível de qualidade, durabilidade e confiabilidade Toyota.

Azul Titã é nova e exclusiva

O Yaris pode ser comprado com a opção de oito cores. Entre elas, uma nova e exclusiva: Azul Titã. Outras disponíveis: Branco Polar (sólido), Branco Perolizado, Cinza Cosmopolita, Prata Lua Nova, Prata Premium, Preto Infinito e Vermelho Super (sólido).

Ficha técnica do Toyota Yaris

Motor: gas., diant., transv., 4 cil.
Câmbio: automática CVT e manual, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteiro), eixo de torção (traseiro)
Freios: disco ventilado (dianteiro), tambor (traseiro)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: 185/60 R15
Dimensões: comp., 442,5 cm; largura, 173 cm; altura, 147,5 cm; entre-eixos, 255 cm; peso, 1.470 kg; tanque, 42 l; porta-malas, 473 l

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?