Veículos elétricos, tecnologia e praticidade

Engana-se quem acha que a era dos carros elétricos está longe de acontecer. Está mais iludido ainda os brasileiros que acham essa tecnologia irá demorar muito para chegar por aqui. Muitas novidades já foram reveladas durante o Salão do Automóvel de São Paulo que ocorreu no ano passado. A BMW, por exemplo, que esteve presente no evento mostrou muito do que pode pintar por aqui acompanhando os carros elétricos que a montadora vai trazer para o Brasil.

Auto
2 anos atrás
Veículos elétricos, tecnologia e praticidade

Carregador para carros elétricos sem fio, estacionamento por controle remoto, comando de voz e gestos para interagir com o carro foram algumas das tecnologias futuristas dignas de filmes de ficção científica apresentadas pelo BMW Group e que estão chegando ao mercado brasileiro. Somam-se à lista de inovações, faróis a laser, estacionamento por controle remoto e reconhecimento por gestos e um assistente pessoal para veículos.

Estacionamento por controle remoto

Pela primeira vez no mercado nacional, tecnologia estreia no novo BMW Série 7. Com essa tecnologia, o motorista pode mover o veículo para frente ou para trás, de forma semiautônoma, usando a chave inteligente BMW Display Key.

Para garantir a orientação correta ao estacionar e evitar colisões, este sistema funciona com o Surround View, dispositivo que permite a visualização, em uma tela 3D, de todo o entorno do veículo com a ajuda de câmeras, e o Park Assistant Plus, tecnologia capaz de medir os espaços de vagas e realizar manobras com precisão.

Elegante, a chave inteligente BMW Display Key, possui uma tela colorida, sensível ao toque, e que além de mover o veículo remotamente, disponibiliza informações como localização, autonomia e serviços. O acessório também permite que o usuário verifique se as janelas estão fechadas, as portas estão trancadas e o alarme ativado. Ainda é possível, por meio desta chave inteligente, programar o controle de ar-condicionado para ligar automaticamente em um horário

Carregamento indutivo

Essa tecnologia de carregamento por indução denominada BMW Wireless Charging emprega o mesmo conceito de carregamento sem fios já amplamente utilizado em dispositivos móveis, como smartphones, para recarregar as baterias de alta tensão de veículos eletrificados.

Entre os benefícios, destaque para a incomparável facilidade de uso, já que os motoristas não precisam mais ligar seu carro híbrido plug-in usando um cabo para reabastecer suas baterias. Em vez disso, assim que o veículo estiver estacionado sobre uma estação de carregamento indutivo, o processo de carregamento é iniciado com um simples toque no botão Start / Stop. Quando a bateria estiver totalmente carregada, o sistema é desligado automaticamente.

Para facilitar a vida do motorista, o BMW Wireless Charging também ajuda a manobrar para a posição correta de carregamento. Por meio de uma conexão WiFi é estabelecida a comunicação entre a estação de carregamento e o veículo. Um ícone gráfico mostra a posição correta para carregamento.

O equipamento pode ser instalado em ambientes externos, onde pode ser utilizado independentemente das condições meteorológicas. Todos os componentes que conduzem eletricidade são protegidos contra chuva e neve, sem prejudicar o funcionamento do GroundPad, que é permanentemente monitorado e pode ser desligado se qualquer situação de risco for detectada. Apresentado como uma demonstração em São Paulo e comercializado na Europa, o protótipo antecipa tendências para a mobilidade sustentável.

Assistente Pessoal Inteligente

Esse sistema foi empregado na sétima geração do BMW Série 3, também revelada em outubro e apresentada no 30º Salão do Automóvel de São Paulo, alça o sedã-símbolo da esportividade e do prazer ao dirigir BMW a um patamar jamais visto, graças não apenas ao seu novo design, mas também à presença de tecnologias inéditas no mercado.

Entre as novidades, configura o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português. Esta função é capaz de explicar os recursos disponíveis no veículo, além de fornecer informações sobre o seu status atual e responder perguntas.

Em suma, trata-se do copiloto ideal e particularmente útil no dia a dia a bordo do novo sedã, respondendo a comandos de voz para ajudar o motorista com inúmeras tarefas, aumentando a produtividade e o entretenimento durante o deslocamento. Em fase final de testes pela engenharia do BMW Group Brasil, o recurso estará disponível com a chegada do modelo ao mercado, em meados do próximo ano.

Faróis a laser

Voltando as tecnologias implantadas ao BMW Série 7, outra novidade são os faróis à laser que possuem feixe de luz concentrado capaz de superar em 10 vezes a intensidade luminosa de fontes de luz convencionais, como por exemplo os faróis alógenos.

Os BMW Laserlight geram uma luz branca particularmente brilhante e pura, além de fornecer um feixe de alto alcance de 600 metros, o dobro do alcance dos faróis de LED. A distribuição de luz varia de acordo com a velocidade do veículo e com o ângulo de esterço de volante.

Reconhecimento por gestos

Quem diria, mas sim se tornou possível. Por meio de um sensor 3D localizado acima do display central, os gestos do motorista ou do passageiro dianteiros são captados e podem controlar funções específicas do sistema, como: abaixar ou aumentar o volume do som, girando o dedo no sentido horário ou anti-horário, aceitar ou recusar ligações telefônicas, apontando o dedo para a tela e balançando a mão para direita.

Também é possível navegar pelo menu do sistema balançando as mãos para a direita e esquerda, girar a visão em 360° nas câmeras do Surround View, entre outros recursos. Esta é mais uma tecnologia que estreou no BMW Série 7 e será mantida na próxima versão do modelo.

BMW Série 7

Como o próprio nome traduz, excelência não falta no BMW Série 7 Pure Excellence a venda no Brasil. A mais nova versão do sedã top de linha fabricante traz uma opção de perfil particularmente exclusivo e caracterizado pela presença de elementos de design premium.

Em meio ao luxo, o carro oferece itens externos de acabamento cromado de alto brilho, além de ampla utilização de madeira nobre no interior, que assinalam um caráter ainda mais contemporâneo ao luxuoso perfil altamente sofisticado.

Oferecido no mercado brasileiro a partir de R$ 774.950, o novíssimo BMW 750Li Pure Excellence se distingue da versão 750Li M Sport, de caráter notadamente esportivo graças à presença de itens do pacote M Sport.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?