Volkswagen Passat 2019, sofisticado e completo

O sedã mais sofisticado da Volkswagen à venda no Brasil, o Passat chega à linha 2019 com formidáveis alterações em sua estrutura de oferta, adição de equipamentos e reposicionamento de preço.

Carros
2 anos atrás
Volkswagen Passat 2019, sofisticado e completo

Uma das mudanças talvez não agrade, mas existe uma estratégia por trás. Trata-se da retirada de uma versão. Agora, o carro passa a ser oferecido no País em versão única (Highline), com lista de itens de série ainda mais atraente e preço menor.

Entre os destaques do modelo está o novo sistema de infotainment com controle por gestos, o mais avançado e exclusivo de seu segmento no País.

Fabricado em Emden, na Alemanha, o Passat 2019 conta com oito opções de cores para a carroceria: Azul Harvard, Azul Atlantic, Cinza Manganês, Marrom Oak, Prata Sargas e Vermelho Crimson (metálicas), Branco Puro (sólida) e Preto Mystic (perolizada).

Versão única e completa

Com reposicionamento de preço, o sedã passa a ser oferecido em única versão.

Passat Highline 2.0 TSI – RS 164.620,00

Mesmo completo, o modelo tem como opcional disponível o teto solar panorâmico, que sai por R$ 5.370. O sedã tem três anos de garantia total.

Com a mudança promovida pela montadora, o Passat passa a trazer de série tecnologias que eram opcionais, como o Painel Digital Programável (Active Info Display); seleção do perfil de condução com controle adaptativo da suspensão “DCC”; ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de distância e velocidade) com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake” e sistema de monitoramento frontal “Front Assist” e, como maior destaque, a terceira geração do sistema Discover Pro, com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e controle por meio de gestos.

Exclusivo controle por gestos

A terceira geração do sistema Discover Pro, a mais avançada da Volkswagen no mundo, que permite o máximo de conectividade e controle por gestos, recurso exclusivo no segmento, é uma das inovações presentes no modelo.

A tela possui agora 9,2 polegadas com as dimensões as tornando semelhantes a um tablet. Além disso, não há botões “físicos”, formando uma superfície sofisticada totalmente em “black piano”, deixando o equipamento muito charmoso e prático de ser utilizado.

O controle por gestos permite acessar o menu de informações do sistema, alterar estações de rádio, selecionar músicas para reprodução, navegar pelas capas dos álbuns, fotos e pelas páginas do menu de funções do carro.

O sistema Discover Pro permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (plataformas MirrorLink®, Apple CarPlay e Android Auto/Google. Ainda é possível utilizar apps como o Waze ou o Google Maps, para navegação, ou o Spotify, para músicas.

Também traz recursos de comando de voz e navegação integrados, além do “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

O sistema de infotainment do Passat 2018 permite conexão de múltiplos telefones simultaneamente. Também é equipado com leitor de DVD, HD interno de com 60 gb de capacidade, entradas AUX-in e duas para cartões SD.

Os comandos podem ser executados também pelos botões no volante multifuncional, ou por comandos de voz. É possível selecionar as mídias, operar o telefone e o sistema de navegação apenas utilizando a voz.

Muita tecnologia com o Active Info Display

O modelo 2019 traz de série o quadro de instrumentos totalmente digital (Active Info Display), outro recurso exclusivo no segmento. Nesse sistema, todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário.

Lista de itens de segurança extensa

A linha 2019 do Passat chega com uma lista de itens de série ainda maior. Foram acrescentados artigos como ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de distância e velocidade) com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake” e sistema de monitoramento frontal “Front Assist”, seleção do perfil de condução com controle adaptativo da suspensão “DCC” e abertura do porta-malas por sensor sob o para-choque traseiro e fechamento por comando elétrico “Easy Open”.

O ACC é um sistema que usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego.

Ele ainda é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento.

Nessa versão do Passat, quando acionado o ACC monitora veículos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e não realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colisões laterais.

O Front Assist, Sistema de monitoramento frontal, com City Emergency Braking, utiliza um sensor por radar integrado à frente do carro que monitora constantemente a distância dos veículos adiante.

Ele ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando o condutor por meio de sinais. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão.

Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação.

Já a função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. Ela se utiliza de um sensor por radar, monitorando a área à frente do carro. O sistema funciona abaixo de 30 km/h.

Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

Se necessário, o City Emergency Braking começa a frear com força para reduzir a severidade do impacto. O City Emergency Braking pode evitar uma colisão frontal iminente no último segundo.

Os passageiros também estão seguros dentro do Passat. Quem garante segurança é o sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros). Caso ele detectar uma situação de acidente potencial, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos.

Em meio a tanta opção de segurança, está presente ainda o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual.

O Passat é equipado ainda com o sistema XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), como função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro.

O XDS+ é uma evolução do XDS, já conhecido do modelo anterior. Sua atuação foi estendida agora para cobrir todas as situações em que o carro não está sendo freado.

Design e elegância com faróis “Full LED”

O Passat 2019 é equipado com faróis de LEDs com tecnologia de projeção. Dois discretos módulos de lentes projetam a luz na via, gerando claridade semelhante à luz do dia. O componente central desses faróis é o módulo externo multi-fachos.

Outro destaque são as luzes de condução diurna com 32 LEDs. Ela chega com assinatura consiste de dois módulos separados: um “U” grande e um “U” menor, que contorna os módulos multi-facho. Entre as luzes de condução diurna, o largo indicador (12 LEDs) enfatiza o desenho do farol.

Os faróis de LEDs são complementados com o recurso Dynamic Light Assist. Controlado por meio de uma câmera, o DLA detecta veículos trafegando em sentido contrário ou à frente do Novo Passat, coordenando a distribuição de luz dos faróis, evitando ofuscamento.

Atrás, as luzes também são todas em LED. Durante a frenagem, a assinatura de luz na posição horizontal passa à posição vertical, causando efeito visual que chama a atenção dos demais condutores, contribuindo para a segurança do tráfego.

Passat tem itens de série de respeito

O sedã de luxo da Volkswagen é equipado com: bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e apoio lombar com massageador para o motorista (com três posições de memória e função ‘easy-entry’, que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original).

É equipado com seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com três zonas de resfriamento – motorista, passageiro e ocupantes do banco de trás –, iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel e sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console).

Há ainda porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, câmera traseira de auxílio para manobras, freio de estacionamento de acionamento elétrico, detector de fadiga e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista.

Também está incluído o sistema start-stop, que desliga/liga automaticamente o motor em paradas de trânsito intenso ou semáforo, colaborando para a redução do consumo de combustível.

O volante é multifuncional, inclui as aletas (shift paddles) para torcar de marcas e tem com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade.

Os bancos são revestidos em couro Nappa. As rodas de liga leve de 18 polegadas têm desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18.

Muita potência com o motor 2.0 TSI

Para aqueles que compram o carro levando com consideração a potência do motor, o Passat traz sob o capô o 2.0 TSI com potência de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque.

Ele pertence a terceira geração da família EA888. O propulsor tem 1.984 cm³ de cilindrada e combina injeção direta de combustível ao turbocompressor, o que permite a redução da cilindrada, com excelente desempenho.

O motor traz sistema de injeção duplo oferecendo ao motorista poder escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, permitindo reduzir as emissões em uma ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível.

A ampla faixa de aproveitamento desse motor é seu destaque. Os 220 cv estão disponíveis já a partir de 4.500 rpm até 6.200 rpm. Os 350 Nm são entregues já a 1.500 rpm e se mantêm até 4.400 rpm.

Ao motor está acoplada a transmissão automática DSG de 6 marchas, que colabora para que o Passat entregue desempenho de carro esporte. Com ele é possível acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atingir a velocidade máxima de 246 km/h.

Fazem parte dessa máquina mais três elementos exclusivos do modelo. No perfil ‘Eco’, o gerenciamento do motor, ar-condicionado e outras unidades auxiliares são controlados para otimizar o consumo, com a função adicional de rolagem.

Quando o motorista solta o pedal do acelerador, como ao reduzir a velocidade em um semáforo ou em descidas, o câmbio DSG é desacoplado e o motor entra em marcha lenta.

No modo ‘Comfort’ todo as excepcionais qualidades de rodagem confortável do Novo Passat são realçadas. Também é possível, por meio do perfil ‘Individual’ atribuir quaisquer outras propriedades de perfil de condução ao modo de DCC.

Por outro lado, o modo ‘Sport’, traz respostas do motor e pontos de troca das marchas da transmissão automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic configuradas para maior dinamismo.

Ficha técnica do Passat

Motor: 2.0
Transmissão: Dupla embreagem manual sequencial com modo automático de 6 marchas
Aceleração (0 à 100km/h): 6,7 s
Velocidade Máxima (km/h): 246
Cilindrada (cm3): 1984
Potência (cv): 220
Torque (kgfm): 35,7
Freios: quatro freios à disco com dois discos ventilados
Comprimento: 4767 mm
Largura: 1832 mm
Altura: 1475 mm
Distância entre eixos: 2791 mm
Peso: 1499 kg
Porta – Mala (L): 586
Direção: Elétrica
Tanque de Combustível: 66 L

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?