Volkswagen Up! 2020 queridinho três vezes mais

O compacto Up!, veículo queridinho da Volkswagen e do brasileiros por ser pau para toda obra, chega a linha 2020 com mudanças nas versões. Agora o modelo tem três novas configurações: MPI, Connect e Xtreme.

Carros
1 ano atrás
Volkswagen Up! 2020 queridinho três vezes mais

O minicarro urbano foi revelado pela Volkswagen em 2011 no Salão do Automóvel de Frankfurt e ao ganhar seu espaço, se transformou em uma espécie de “Fusca do século XXI”.

Ele chegou para suceder a antiga geração do Volkswagen Gol, cuja plataforma é de 1995. O veículo é o primeiro três cilindros a ser fabricado no país. Tanto é verdade que a própria montadora afirmou em 2014, ano de lançamento no Brasil, que o compacto marcava o início de uma nova era para a montadora no País.

O Up!, na verdade, foi uma aposta mais que acertada da Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, mas que se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico.

Preços e versões

A nova linha 2020 chega para substituir os modelos Move, Cross e Pepper. Confira os preços:

Up! MPI – R$ 49.590
Up! Connect – R$ 54.890
Up! Xtreme – R$ 56.890

Agora fora de linha, as versões Move, Cross e Pepper eram mais caras. A Move up! ia de R$ 52.860 a R$ 58.800, dependendo do motor e câmbio – ela tinha a opção automatizada i-Motion. A Cross custava R$ 62.430 e a Pepper era oferecida a R$ 62.830.

Detalhes da nova família

A versão MPI é a única equipada com o motor 1.0 aspirado de até 82 cv e 10,4 mkgf com etanol. Connect e Xtreme vêm com o mesmo 1.0 na versão turbo, que rende até 105 cv e 16,8 mkgf. Em todos os casos, o câmbio é o manual de cinco marchas.

Todos vêm na versão de quatro portas, ar-condicionado, direção elétrica, DRL (luzes de condução diurna), volante multifuncional, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores elétricos e suporte de celular no painel. Há ainda banco do motorista e volante com ajuste de altura.

No Up! Connect há ainda pacote faróis de neblina, central multimídia e iluminação ambiente no painel. No visual, ele se diferencia por rodas de liga leve de 15 polegadas e uma faixa na lateral da carroceria.

A versão de topo, a Xtreme, adiciona aos itens da MPI e Connect sensor de estacionamento traseiro. Na aparência, traz retrovisores pintados de preto, rack de teto e rodas de 15 polegadas diamantadas. Há ainda um adesivo com o nome da versão nas laterais. Connect e Xtreme têm também controle de tração.

Tamanho não é documento

Com 3,5m de comprimento e 2,4m entre os eixos, o Up! aproveita ao máximo o espaço interno disponível nas dimensões restritas de um compacto. De um lado a outro, o carro tem 1,6m, e mede 1,5m de altura. Conhecido como o “carro mais divertido” da Volkswagen, o Up! pretende conquistar principalmente o público jovem que está em busca do seu primeiro veículo.

O tanque comporta até 50 litros de combustível na versão latino-americana e o porta malas tem capacidade equivalente a 285 litros, que podem ser subdivididos em 2 compartimentos.

Poucos donos de up! sabem, mas para se adequar à realidade brasileira, o carro fabricado aqui passou por um longo processo de alterações que levou cerca de quatro anos, desde os primeiros rascunhos até o início da produção.

Foram cerca de dois anos para definir o desenho e mais dois para o desenvolvimento do ferramental de produção para se adequar ao gosto do brasileiro. O porta-malas foi uma parte do carro que foi aumentado. Em relação ao modelo europeu, vendido desde 2010, o Up! nacional ganhou 64 litros no porta-malas, passando de 221 litros de capacidade para 285 litros – com o assento traseiro rebatido, o volume chega a 976 litros.

Para obter esse espaço maior de carga, o comprimento do veículo foi aumentado em 65 milímetros em relação ao modelo europeu, chegando a 3,6 metros de comprimento.

Depois de algumas repaginadas, ele ficou com as seguintes dimensões:

  • Altura (mm): 1.504
  • Largura (mm): 1.645
  • Comprimento (mm): 3.689
  • Peso (Kg): 922
  • Tanque (L): 50
  • Entre-eixos (mm): 2.421
  • Porta-malas (L): 285
  • Ocupantes: 5

Motor, um diferencial à parte

O motor do up!, desde a primeira versão, sempre recebeu elogios de seus compradores. O modelo EA211 1.0 R3 é feito todo em alumínio e vem ainda com sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, tendo três cilindros em linha e cabeçote com 12 válvulas, dotado de duplo comando variável.

Equipado com sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio, o 1.0 MPI dispõe de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina e 82 cv a 6.250 rpm com etanol. Ele pode ser equipado tanto com a transmissão manual MQ200 de cinco marchas quanto com a automatizada AQ200 de cinco marchas.

O outro propulsor 1.0 TSI é o xodó da montadora. Com as mesmas características básicas do 1.0 MPI, o motor tem muitos diferenciais que o fazem ser o melhor. Tudo em razão da turbina com compressor de baixa pressão com intercooler montado no coletor de admissão, bem como três sistemas de refrigeração independentes (bloco, cabeçote e intercooler).

Soma a esse potente motor, a injeção direta de combustível, o que permite melhor rendimento. O 1.0 TSI entrega 101 cv a 5.000 rpm com gasolina e 105 cv a 5.000 rpm com etanol, bem como 16,8 kgfm a 1.500 rpm, independente do combustível usado.

Com esse motor, o up! vai de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com velocidade máxima de 181 km/h.

Mesmo com tanta potência, quando ao assunto é consumo, o carro também se destaca. Na cidade, ele faz 9,6 km/litro com etanol e 14,1 km/litro com gasolina, enquanto na estrada entrega 11,1 km/litro com etanol e 16,0 km/litro com gasolina.

No caso do 1.0 MPI, o UP 2018 faz de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e no automatizado I-Motion 14,3 segundos. A velocidade final é de 163 km/h e 168 km/h, respectivamente.

Nessa configuração, os consumos urbanos ficam em 9,6 km/litro com etanol e 14,2 km/litro com gasolina para o manual e 9,4 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina no I-Motion. Na rodovia, são 10,6 km/litro com etanol e 15,3 km/litro com gasolina no manual e 10,6 km/litro com etanol e 15,8 km/litro com gasolina.

Itens de série

  • Dois apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura.
  • Dois cintos de segurança traseiros de três pontos.
  • Quatro portas (aparentemente o up! duas portas saem de linha).
  • Alerta sonoro de faróis acesos.
  • Alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança antena no teto.
  • Chave tipo “canivete” sem controle remoto.
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga.
  • Console central com porta-copo.
  • Colunas centrais externas com aplique preto brilhante.
  • Encosto do banco traseiro rebatível.
  • Espelhos retrovisores externos com comando interno manual.
  • Fixação da cadeirinha de criança com sistema Isofix ® / top tether.
  • Iluminação no porta-malas.
  • Imobilizador eletrônico.
  • Limpador do para-brisa com temporizador.
  • Limpador e desembaçador traseiros.
  • Luz de cortesia dianteira no teto.
  • Maçanetas e retrovisores externos em preto fosco.
  • Para-sol com espelho para o passageiro.
  • Porta-copo traseiro.
  • Porta-objetos nas portas dianteiras.
  • Preparação de som sem alto-falantes.
  • Relógio digital.
  • Rodas de aço aro 14” com pneus de baixa resistência a rolagem 175/70 r14 e calotas.
  • Suporte para celular.

Ficha técnica

  • Motor 1.0 de três cilindros aspirado de 75/82 cv (gasolina/álcool)
  • Motor 1.0 TSI de três cilindros turbo de 101/105 cv (gasolina/álcool)
  • Câmbio manual de cinco marchas e câmbio automatizado I-Motion, dependendo da versão.
  • Comprimento (mm) – 3605
  • Largura (mm) – 1645
  • Altura (mm) – 1500
  • Entre-eixos (mm) – 2421
  • Capacidade do tanque de combustível – 50 litros
  • Capacidade do porta-malas – 285 litros

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?