Volkswagen Virtus, o irmão maior do Polo

Considerado o irmão maior do Polo, o VW Virtus é a nova aposta da Volkswagen entre os sedãs existente no Brasil. O carro conta com um dos maiores porta-malas da categoria, além de motor TSI de 128cv e 200 Nm de torque e câmbio automático que o categorizam como de baixo consumo de combustível e alto desempenho.

Carros
2 anos atrás
Volkswagen Virtus, o irmão maior do Polo

O veículo com linguagem visual exclusiva, foi desenvolvido com base em pesquisas com clientes e focado na regionalização dos produtos montadora alemã. O resultado foi um carro com personalidade própria, seguindo a forma e a função de um sedã com estilo inédito.

Diferente e arrojado, a idéia é chamar a atenção e garantir o sucesso de vendas que a montadora está apostando.

Preços e versões do Virtus

O modelo está disponível nas concessionárias do País com duas opções de motores e duas de transmissão. Diferente do Polo, o veículo não terá motor 1.0 MPI.

Confira as três versões e alguns dos principais destaques presentes nos veículos:

1.6 MSI (R$ 59.990) com “Easy drive” – direção elétrica, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / Top tether, “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto
Computador de bordo, Sistema de infotainment “Media Plus” com rádio AM/FM, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e aux-in.

Virtus Comfortline 200 TSI (R$ 73.490) com “HHC” (Hill Hold Control) – assistente para partida em aclive/subida, “Park pilot” – sensores de estacionamento traseiros, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, “I-System” – computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade (ESC), Controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), além de espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito.

Highline (R$ 79.990) que traz “Kessy” – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, ar-condicionado digital “Climatronic” com filtro de poeira e pólen, porta-luvas iluminado e refrigerado, “piloto automático” – controle automático de velocidade, luz de condução diurna em LED ao lado dos faróis de neblina e rodas de liga leve 16″ Design Nick.

Consumo elogiado

Superando expectativas, o Virtus se destaca quando o assunto é consumo.

Na versão TSI Highline, o sedã da Volks tem médias de 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, e de 11,2 km/l e 14,6 km/l com gasolina, na mesma ordem.

No motor 1.6 abastecido com gasolina, ele marca, em média, 15,3 km/l na estrada e 12 km/l na cidade. Com um tanque de combustível de 52 litros, o sedã tem um amplo raio de alcance, que pode chegar a 795 km em viagens.

Segurança, a base de tudo

O maior destaque do Virtus é a oferta de itens de segurança. Não a toa ele conquistou nota máxima para proteção de adultos e de crianças nos testes de colisão do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP).

Mesmo na versão básica, vem de série airbags laterais, totalizando quatro bolsas. Há ainda cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes, além de ganchos Isofix com top tether para ancoragem de cadeirinhas.

O Volkswagen Virtus oferece ainda tecnologias de segmentos superiores, como o detector de fadiga, que avalia quando o motorista está cansado e emite sinais sonoro e visual para evitar acidentes.
Controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa também estão entre os itens de segurança.

Altos e baixos

Como em todo veículo é possível encontrar no Virtus altos e baixos. Embora tenha medidas externas graúdas que resultam em um espaço interno muito amplo, a altura aparece como um problema.

Com 1,46 m, ele não oferece muito conforto para uma pessoa de 1,80 m de estatura, deixando-a de no limite do espaço entre a cabeça e o teto. Esse problema ocorre devido a caída do teto na parte traseira, feita para que o sedã tivesse um desenho semelhante ao de um cupê.

Mas quem entra no novo sedã da Volkswagen se sente livre. No banco traseiro, o destaque é o generoso vão para as pernas, capaz de deixar até os passageiros mais altos com os joelhos folgados.

A qualidade dos materiais de acabamento também mereciam ser melhores. Os plásticos que servem de base para o console estão bem encaixados, mas não empregam tanta qualidade.

Assim como no Polo, o ajuste dos retrovisores é manual e fica complicado aceitar pagar quase R$ 60 mil em um carro e não o iten não ser eletrônico.

Fora isso, o Virtus tem diferencias que animam. Um deles é o câmbio manual de cinco marchas que agrada pela precisão dos engates. A estabilidade é boa, sem atuação exagerada do controle eletrônico e a direção, que tem assistência elétrica, é muito progressiva.

“Sem desmerecer o Virtus, pois vi um na concessionária e gostei, mas pagar mais de R$ 80 mil na versão top com todos os opcionais fora a pintura, é demais. O carro nunca terá o status que de um Jetta, Civic, Cruze e Corolla. Excelente carro, porém o custo está muito alto”, lançou André Luiz.
O preço também não agradou Carlos Gonçalves. “O Virtus não tem dinâmica de carro grande. Ele é médio e não chega próximo de rodar na estrada como sedan grande”, concluiu.

Itens de série

VW Virtus 1.6 MSI 2019

“Abs” – Freios Com Sistema Antitravament”Aerowischer”-palhetas Do Limpador De Para-brisas
Com Design Aerodinamico
“Easy Drive”-direcao Eletrica
“Ebd”-freios Com Distribuicao Eletronica De Frenagem
“E-flex”-sistema De Partida A Frio Sem Reservatorio Adicional De Gasolina
“Ess”-alerta De Frenagem De Emergencia
“Keyless”-sistema De Alarme Com Comando Remoto
“sit & Adjust”-banco Do Motorista Com Ajuste Milimetrico De Altura 3 Apoios De Cabea No Banco
Traseiro Com Ajuste De Altura 2 Airbags Dianteiros Com Desativacao Do Passageiro E 2 Laterais
Para Os Ocupantes Dianteiros
4 Alto-falantes
Alerta Sonoro De Farois Acesos
Alerta Sonoro E Visual De Nao Utilizacao Dos Cintos De Seguranca Dianteiros
Antena No Teto
Ar-condicionado Com Filtro De Poeira E Polen
Banco Traseiro Com Encosto Rebativel
Bancos Revestidos De Tecido
Chave “Canivete” Com Controle Remoto
Cintos De Seguranca Dianteiros Com Regulagem De Altura E Pre-tensionador
Cintos De Seguranca Traseiros Automaticos De 3 Pontos (inclusive O Central)
Colunas Centrais Externas Com Aplique Preto Fosco
Computador De Bordo
Desembacador Do Vidro Traseiro
Display Multifuncional Plus
Farois Duplos
Fixacao De Assento De Crianca Com Sistema Isofix© / Top Tether
Indicador De Troca De Marcha
Lanternas Traseiras Escurecidas
Luz De Cortesia Dianteira
Macanetas Das Portas E Espelhos Retrovisores Na Cor Do Veiculo
Grade Do Radiador Em Preto Com Inserto Cromado
Para-choques Dianteiro E Traseiro Na Cor Do Veiculo
Para-sois Com Espelhos Iluminados Para Motorista E Passageiro
Sistema Infotainment “Media Plus” Com Radio Am/fm+bluetooth+mp3 Player E Entradas Usb+sdcard
E Aux-in
Rodas De Aco Aro 15″ Com Pneus 195/65 R15 E Supercalotas
Suporte Para Celular Com Entrada Usb Para Carga
Tomada 12v No Console Central
Travamento Eletrico E Remoto Das Portas+porta-malas E Tampa De Combustivel
Vidros Eletricos Dianteiros E Traseiros Com Funcao “one Touch” No Dianteiros
Volante Multifuncional

Opcionais

Pacote Interatividade

Interatividade
Calotas Para Rodas De Liga Leve
Rodas De Liga Leve 6j X 15
Espelhos Retrov. Ext. Ajust.eletr., Com
Rebaix.esp.passageiro
Indicadores De Direcao Laterais No
Espelho Retrovisor Externo
Auxilio De Estacionamento
APP-coNNect
Radio “rcd 340g”

Safety Pack

Safety Pack
Progr. Eletr. De Estab. C/servoassist.
Da Direcao, Abs, Asr, Bloq. Eletron. Do
Dif., Msr E Contr. De Estab. Do Conjunto
Assistente De Partida Na Subida

VW Virtus 200 TSI Comfortline

“Abs”-freios Com Sistema Antitravamento
“Aerowischer”-palhetas Do Limpador De Para-brisas Com Design Aerodinamico
“Easy Drive”-direcao Eletrica
“Ebd”-freios Com Distribuicao Eletronica De Frenagem
Ess”-alerta De Frenagem De Emergencia
“HHc” (hiLL Hold Control)-assistente Para Partida Em Aclive/subida
“Park Pilot”-sensores De Estacionamento Traseiros
“I-system Com Eco-comfort”-computador De Bordo
“Keyless”-sistema De Alarme Com Comando Remoto
“sit & Adjust”-banco Do Motorista Com Ajuste Milimetrico De Altura
3 Apoios De Cabeca No Banco Traseiro Com Ajuste De Altura
2 Airbags Dianteiros Com Desativacao Do Passageiro E 2 Laterais Para Os Ocupantes
Dianteiros
4 Alto-falantes E 2 TwEEters
Alerta Sonoro De Farois Acesos
Alerta Sonoro E Visual De Nao Utilizacao Dos Cintos De Seguranca Dianteiros
Antena No Teto
Ar-condicionado Com Filtro De Poeira E Polen
Banco Traseiro Com Encosto Rebativel Bipartido
Bancos Revestidos De Tecido
Chave “Canivete” Com Controle Remoto
Cintos De Seguranca Dianteiros Com Regulagem De Altura E Pre-tensionador
Cintos De Seguranca Traseiros Automaticos De 3 Pontos (inclusive O Central)
Coluna De Direcao Com Ajuste De Altura E Profundidade
Colunas Centrais Externas Com Aplique Preto Fosco
Controle Eletronico De Estabilidade (esc)+controle De Tracao (asr)+bloqueio Eletronico Do
Diferencial (eds)
Descanso De Braco Dianteiro Com Porta-objetos+saidas De Ar Traseiras E Porta Usb Para Carga
Desembacador Do Vidro Traseiro
Espelhos Retrovisores Externos Eletricamente Ajustaveis Com Luzes Indicadoras De Direcao
Integradas E Funcao Tilt Down No Lado Direito
Farois De Neblina Com Funcao “Cornering Light” (luz De Conversao Estatica)
Farois Duplos
Fixacao De Assento De Crianca Com Sistema Isofix© / Top Tether
Grade Do Radiador Em Preto Brilhante Com Inserto Cromado
Iluminacao No Porta-malas E Porta-luvas
Indicador De Troca De Marcha
Lanternas Traseiras Escurecidas
Macanetas Das Portas E Espelhos Retrovisores Na Cor Do Veiculo
Para-choques Dianteiro E Traseiro Na Cor Do Veiculo
Para-sois Com Espelhos Iluminados Para Motorista E Passageiro
Porta-oculos
Porta-revistas Nos Encostos Dos Bancos Dianteiros
Sistema De Som “Composition Touch” Com APP-coNNect
Rodas De Liga Leve Aro 15″ Design Scimitar Com Pneus 195/65 R15
Suporte Para Celular Com Entrada Usb Para Carga
Tomada 12v No Console Central
Transmissao Automatica De 6 Velocidades
Travamento Eletrico E Remoto Das Portas+porta-malas E Tampa De Combustivel
Vidros Eletricos Dianteiros E Traseiros Com Funcao “one Touch” Nos Dianteiros
Volante Multifuncional

Opcionais

Tech I
Volante Multifuncoes Em Couro, Com
Seletores Basculantes
Sistema De Travamento E Partida Keyless
ACCess Sem Chave Sem Travamento Safe
Espelho Retrovisor Interno
Antiofuscante Automatico
Auxilio De Estacionamento – Sinais De
Alerta Em Caso De Obstaculos Nas Areas
Dianteira E Traseira
Sensor De Chuva
Com Sensor De Luz/chuva
Sistema Regulador De Velocidade
Ajuste Automatico Da Intensidade Da Luz
Do Farol Com Funcao “Coming Home” (automatico)
Versao Padrao

Tech II
Porta-luvas Com Possibilidade De
Refrigeracao
Volante Multifuncoes Em Couro, Com
Seletores Basculantes
Sistema De Travamento E Partida Keyless
ACCess Sem Chave Sem Travamento Safe
Espelho Retrovisor Interno
Antiofuscante Automatico
Indicador De Controle Dos Pneus
Auxilio De Estacionamento – Sinais De
Alerta Em Caso De Obstaculos Nas Areas
Dianteira E Traseira
Sensor De Chuva
Com Sensor De Luz/chuva
Sistema Regulador De Velocidade
Ajuste Automatico Da Intensidade Da Luz
Do Farol Com Funcao “Coming Home”
(automatico)
Versao Padrao
Reconhecimento De Cansaco
Camera De Marcha A Re “rear View”
Manobras Em Marcha A Re (versao 1)
Climatronic ( 1 Zona )

Rodas Em Liga-leve 16 Polegadas
Rodas De Liga Leve 6j X 16
Pneus 205/55 R16

VW Virtus Highline 200 TSI

Potencia: 100% Etanol / 100% Gasolina “Abs”-freios Com Sistema Antitravamento
“Aerowischer”-palhetas Do Limpador De Para-brisas Com Design Aerodinamico “Easy
Drive”-direcao Eletrica “Ebd”-freios Com Distribuicao Eletronicade Frenagem
“Ess”-alerta De Frenagem De Emergencia
“HHc” (hiLL Hold Control)-assistente Para Partida Em Aclive/subida
“Kessy”-acesso Ao Veiculo Sem O Uso Da Chave E Botao Para Partida Do Motor
“Park Pilot”-sensores De Estacionamento Traseiro
“I-system Com Eco-comfort”-computador De Bordo
“Piloto Automatico”-controle Automatico De Velocidade
“sit & Adjust”-banco Do Motorista Com Ajuste Milimetrico De Altura
“Keyless”-sistema De Alarme Com Comando Remoto
2 Airbags Dianteiros Com Desativacao Do Passageiro E 2 Laterais Para Os Ocupantes
Dianteiros
3 Apoios De Cabeca No Banco Traseiro Com Ajuste De Altura
4 Alto-falantes E 2 TwEEters
Alavanca De Mudanca De Marchas Em Couro
Alerta Sonoro De Farois Acesos
Alerta Sonoro E Visual De Nao Utilizacao Dos Cintos De Seguranca Dianteiros
Antena No Teto
Ar-condicionado Digital “Climatronic” Com Filtro De Poeira E Polen
Banco Traseiro Com Encosto Rebativel Bipartido
Bancos Revestidos De Tecido
Chave “Canivete” Com Controle Remoto
Cintos De Seguranca Dianteiros Com Regulagem De Altura E Pre-tensionador
Cintos De Seguranca Traseiros Automaticos De 3 Pontos (inclusive O Central)
Coluna De Direcao Com Ajuste De Altura E Profundidade
Colunas Centrais E Traseiras Externas Com Aplique Preto Fosco
Controle Eletronico De Estabilidade (esc)+controle De Tracao (asr)+bloqueio Eletronico Do
Diferencial (eds)
Descanso De Braco Dianteiro Com Porta-objetos+saidas De Ar Traseiras E Porta Usb Para
Carga
Desembacador Do Vidro Traseiro
Espelhos Retrovisores Externos Eletricamente Ajustaveis Com Luzes Indicadoras De Direcao
Integradas E Funcao Tilt Down No Lado Direito
Farois De Neblina Com Funcao “Cornering Light” (luz De Conversao Estatica)
Farois Duplos
Fixacao De Assento De Crianca Com Sistema Isofix© / Top Tether
Grade Do Radiador Em Preto Brilhante Com Inserto Cromado
Iluminacao No Porta-luvas E Porta-malas
Indicador De Troca De Marcha
Lanternas Traseiras Escurecidas
Luz De Conducao Diurna Em Led Ao Lado Dos Farois De Neblina
Luz De Cortesia Dianteira E Traseira
Macanetas Das Portas E Espelhos Retrovisores Na Cor Do Veiculo
Para-choques Dianteiro E Traseiro Com Inserto Cromado
Para-sois Com Espelhos Iluminados Para Motorista E Passageiro
Porta-luvas Refrigerado
Porta-oculos No Console Central De Teto Porta-revistas Nos Encostos Dos Bancos
Dianteiros
Sistema De Som “Composition Touch” Com APP-coNNect
Rodas De Liga Leve Aro 16″ Design Nick Cm Pneus 205/55 R16
Sobretapetes
Suporte Para Celular Com Entrada Usb Para Carga
Tomada 12v No Console Central
Transmissao Automatica De 6 Velocidades
Travamento Eletrico E Remoto Das Portas+porta-malas E Tampa De Combustivel
Vidros Eletricos Dianteiros E Traseiros Com Funcao “one Touch” No Dianteiros
Volante Multifuncional Em Couro Com “shift-paDDles

Opcionais

Tech High
Espelho Retrovisor Interno
Antiofuscante Automatico
Cartao Sd (resto Do Mundo) Versao 2
Indicador De Controle Dos Pneus
Sistema De Navegacao “Discover Media”
Com TouchscrEEn Tft
Auxilio De Estacionamento – Sinais De
Alerta Em Caso De Obstaculos Nas Areas
Dianteira E Traseira
Sensor De Chuva
Com Sensor De Luz/chuva
Antena Diversity Para Recepcao Am/fm
Farol Para Percurso Durante O Dia Com
Ajuste Automatico Da Intensidade Da Luz
E Funcao “Coming Home” (automatico)
Active Info Display, Em Varias Cores,
Varios Perfis De Informacao
Selecionaveis
Versao Padrao
Reconhecimento De Cansaco
“Discover Media”
Camera De Marcha A Re “rear View”
Manobras Em Marcha A Re (versao 1)
Comando De Voz
Externo, Usb Tipo A, 1x Entrada Usb E
Tomada(s) De Carga

Rodas Em Liga-leve 17 Polegadas
Rodas Em Liga-leve 17″ Design Razor
Pneus 205/50 R17 89h

Ficha técnica

Airbags de série: 4;
Altura: 1,75 metros;
Assistente de partida para rampas;
Câmbio: 6 marchas Tiptronic automático;
Capacidade do porta malas: 521 litros;
Controle eletrônico de tração;
Controle eletrônico estabilidade para a versão 1.0 TSI;
Diferencial com bloqueio eletrônico;
Entre-eixos: 2,65;
Largura: 1,75 metros;
Monitoramento da pressão de pneus;
Motor: 1.6 MSI ( 117 cavalos e 15,65 kgfm) / 1.0 TSI denominado 200 TSI (128 cavalos e 20,4 kgfm) injeção direta turbo;
Comprimento: 4,48 metros
Velocidade máxima: 194 km/h (de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?