VW Gol 2019 ganha transmissão automática

Com foco em ampliar sua participação no segmento de veículos automáticos, Nova Volkswagen promoveu mudanças na linha 2019 do Gol. Pela primeira vez na história da montadora, o carro que já fez e ainda faz sucesso, ganhou esse tipo de transmissão.

Carros
2 anos atrás
VW Gol 2019 ganha transmissão automática

O Gol com câmbio automático chegou ao mercado em julho como parte da linha atual, integrando uma lista de 20 lançamentos previstos até 2020, dentro do conceito da fabricante e da maior ofensiva de produtos da história da empresa no Brasil, como resultado de investimentos de R$ 7 bilhões no País.

Em meio às novidades, destaque também para a aplicação do propulsor 1.6l da família EA211, com até 120 cv, o mesmo utilizado no Polo MSI e no Virtus MSI. Esse motor é associado no Gol 2019 ao câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque, que garante conforto e praticidade no trânsito, sem abrir mão da robustez e da eficiência na troca de marchas.

Dando continuidade à simplificação da oferta de versões, o Gol terá versão única de acabamento. Dessa forma, a linha 2019 oferece três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv) com transmissão automática.

As configurações com transmissão automática chegam para atender a várias demandas de mercado, que vão desde clientes que procuram ótima relação custo-benefício e conforto a frotistas e pessoas com deficiência (PCD).

O modelo continua com três anos de garantia de fábrica sem limite de quilometragem e oferta de cinco cores: três sólidas (Branco Cristal, Preto Ninja e Vermelho Flash) e duas metálicas (Prata Sirius e Cinza Platinum).

Gol1.6 MSI Automático – R$ 54.580,00
Gol1.6 MSI Automático (Urban Completo) – R$ 59.580,00

Transmissão traz conforto e trocas rápidas

A transmissão agora disponível para o Gol 2019 possui como principal característica alta robustez, rápidas trocas de marcha, elevado nível de conforto e boa eficiência energética.

Chamada de AQ160-6F, o câmbio automático traz relações de marcha e de diferencial específicas, especialmente definidas para essa aplicação.
Essa transmissão foi projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque, promovendo suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades.

O câmbio AQ160-6F conta ainda com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo de combustível.

A transmissão disponível no modelo oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional, (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo. Recursos exclusivos na categoria do Gol.

O conjunto mecânico composto pelo motor 1.6 MSI de até 120 cv e transmissão automática de seis marchas trabalha em sintonia para garantir também conforto acústico.

Nessa configuração, a velocidade do Gol com o motor a 1000 rotações por minuto é de 45,3 km/h em sexta marcha. Ou seja, em velocidade de cruzeiro em uma estrada, a 120 km/h, por exemplo, o motor trabalha a 2.649 rpm, garantindo ótimo consumo de combustível, baixa vibração e silêncio a bordo.

Motor 1.6 MSI, muito mais eficiência e desempenho

O motor 1.6 MSI que compõe a oferta da linha 2019 do Gol, combinado ao câmbio automático de 6 marchas, é da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas. Total Flex, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o propulsor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com variação na admissão, proporcionando mais torque em baixa rotação e melhor desempenho.

O motor 1.6l MSI tem ainda duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.

O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote, garantindo vantagens de dirigibilidade na fase fria do motor e, consequentemente, menor consumo de combustível.

Ter um carro flex exige tecnologia para ligar o veículo pela manhã, em períodos frios, quando abastecido com etanol. O sistema e-Flex de partida a frio, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina, é outro destaque nessa motorização. Esse recurso oferece maior conforto e praticidade ao motorista, além de partidas mais rápidas nos dias de baixa temperatura.

A potência máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol).

Linha 2019 chega com estilo refinado

As configurações com transmissão automática do Gol chegam para complementar a gama da linha 2019 dos modelos. Visualmente, o carro também recebe várias novidades em design.

Na parte frontal, o capô está mais elevado do modelo anterior com duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô.

Com a grade larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô, permitindo que a linha que delineia o capô seja totalmente horizontal e precisa.

O para-choque dianteiro conta com entradas de ar na parte inferior e linhas geométricas, bem definidas e de aspecto esportivo. Os faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. Logo acima do farol de neblina há uma linha de caráter bem “vincada”, dando força ao visual frontal do Gol 2019.

Por dentro, a linha atual traz um dos interiores mais modernos do segmento sendo referência em termos de conforto e design. O painel está valorizado com novas linhas e orientadas de maneira horizontal, a exemplo da faixa inferior que percorre o relevo de um lado a outro.

VW Gol 2019
VW Gol 2019

Com aplicação da tecnologia In Mold Decoration – IMD, o detalhe do painel ganha destaque nas cores e grafismos aplicados. As saídas de ar no painel contam com um formato angulado muito elegante e funcional, típico de veículos de categorias superiores, e agora chegam em carros menores da marca.

O volante multifuncional, oferecido como opcional, traz ainda mais requinte e sofisticação ao interior do modelo. O instrumento combinado (cluster) traz iluminação de LED, concordando com a iluminação do console central e do sistema de infotainment.

Custo-benefício de série

Produzido em Taubaté, São Paulo, o Gol 2019 sai de fábrica equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento), travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

A lista de equipamentos de conforto e conveniência é composta ainda pelo encosto do banco traseiro rebatível, desembaçador traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, tomada 12V no console central e para-sol com espelho para motorista e passageiro.

Entre os itens de aparência, destaque para os para-choques pintados na cor do veículo, as rodas aro 15 (pneus 195/55 R15), antena de teto e faróis com máscara negra.

No quesito segurança, o modelo 2019 têm de série freios ABS de última geração com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, mais alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista.

Vem com três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

Pacotes de opcionais deixam o carro completo

A quem goste de acrescentar itens e equipamentos para deixar o carro ainda mais completo. O pacote “Urban Completo” acrescenta aos modelos itens visuais e funcionais como rodas de liga leve de 15”.

Tem alarme keyless, chave tipo “canivete” com controle remoto, retrovisores e maçanetas pintados na cor do veículo, grade do radiador pintada em preto ninja e espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, função tilt down (lado direito) e luzes indicadoras de direção integradas.

A função “tilt down”, uma exclusividade dos modelos Volkswagen em suas categorias, está presente em modelos como Golf e Jetta.

O recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente.

Prático e muito funcional, o “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio. Uma baita ferramenta em favor do motorista.

Complementam o pacote “Urban Completo” sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, travamento elétrico das portas com controle remoto e para-sol com espelho iluminado.

Vem com faróis duplos (exclusividade na categoria), farol de neblina, lanterna traseira escurecida, 2 luzes de leitura dianteiras e 2 traseiras, alças de segurança no teto e coluna de direção com ajuste de altura e distância.

Outro opcional disponível para o Gol é o “Interatividade Composition Touch” que traz o sistema de Infotainment com 4 alto-falantes, 2 tweeters e “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo e volante multifuncional com comando de sistema de som e do “I-System”.

Para quem carrega suas músicas em um pen drive, o sistema conta ainda com entradas USB e para SD-card, conexão Bluetooth e permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink).

Por se tratar de um lançamento, uma ação especial foi lançada pela montadora para a linha 2019. O Gol terá como opcional o pacote “Interatividade Discover Media”, que traz o sistema mais tecnológico do grupo Volkswagen.

O sistema permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

Ancorar mais de um celular via Bluetooth não será mais problema dentro do Gol 2019. É que o sistema permite a conexão para até dois celulares e ainda possui uma entrada USB.

Esse sistema de infotainment traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

O “MapCare”, presente nessa linha, permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”, sem precisar chegar em casa para ver as mídias no computador. Agora, é possível mostrar tudo pela tela presente no painel do carro.

Ficha técnica – Volkswagen Gol 1.6 AT6

Motor: dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.598 cm³, 16 válvulas, duplo comando de válvulas com variador da admissão, flex
Potência/torque: 110/120 cv a 5.750 rpm; 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: automática de 6 marchas, tração dianteira
Suspensão : independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
Rodas e pneus: alumínio aro 15″ com pneus 195/55 R15
Freios: discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
Peso: 1.040 kg em ordem de marcha
Dimensões : comprimento 3.892 mm, largura 1.656 mm, altura 1.474 mm, entre-eixos 2.467 mm
Capacidades: tanque 55 litros, porta-malas 285 litros

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?