VW UP! 2019, o que já era bom, ficou melhor

Grande sucesso no mercado, o Volkswagen Up! 2019 chega com novidades. O minicarro urbano foi revelado pela Volkswagen em 2011 no Salão do Automóvel de Frankfurt e ao ganhar seu espaço, se transformou em uma espécie de “Fusca do século XXI”.

Carros
2 anos atrás
VW UP! 2019, o que já era bom, ficou melhor

Ele chegou para suceder a antiga geração do Volkswagen Gol, cuja plataforma é de 1995. O veículo é o primeiro três cilindros a ser fabricado no país.

Tanto é verdade que a própria montadora afirmou em 2014, ano de lançamento no Brasil, que o compacto marcava o início de uma nova era para a montadora no País.

O Up!, na verdade, foi uma aposta mais que acertada da Volkswagen, antes líder indiscutível do segmento de carros populares com o Gol, mas que se viu competindo com carros mais baratos e menos requintados que o modelo histórico.

Em 2014, o Up! chegou à América Latina, após sofrer adaptações na tampa do porta malas, que recebeu uma seção de metal pintado no lugar do vidro inteiriço utilizado no Velho Mundo e nas portas traseiras, que passaram a ter janelas retráteis.

O veículo já acumula fãs devido à sua versatilidade, ao surpreendente espaço interno e, principalmente, devido à segurança, uma vez que a utilização de aços especiais na produção da carroceria e plataforma do carro garantiu ao modelo a classificação cinco estrelas nesse quesito antes do lançamento no hemisfério sul.

Preços e versões do Volkswagen Up 2019

Volkswagen Move Up! – R$ 51.290,00
Volkswagen Move Up! I-Motion – R$ 53.690,00
Volkswagen Move Up! TSI – R$ 56.850,00
Volkswagen Cross Up! TSI – R$ 60.280,00
Volkswagen Cross Up Pepper – R$ 60.820,00

Com 3,5m de comprimento e 2,4m entre os eixos, o Up! aproveita ao máximo o espaço interno disponível nas dimensões restritas de um compacto. De um lado a outro, o carro tem 1,6m, e mede 1,5m de altura.

Conhecido como o “carro mais divertido” da Volkswagen, o Up! pretende conquistar principalmente o público jovem que está em busca do seu primeiro veículo.

O tanque comporta até 50 litros de combustível na versão latino-americana e o porta malas tem capacidade equivalente a 285 litros, que podem ser subdivididos em 2 compartimentos.

Poucos donos de up! sabem, mas para se adequar à realidade brasileira, o carro fabricado aqui passou por um longo processo de alterações que levou cerca de quatro anos, desde os primeiros rascunhos até o início da produção.

Foram cerca de dois anos para definir o desenho e mais dois para o desenvolvimento do ferramental de produção para se adequar ao gosto do brasileiro.

O porta-malas foi uma parte do carro que foi aumentado. Em relação ao modelo europeu, vendido desde 2010, o Up! nacional ganhou 64 litros no porta-malas, passando de 221 litros de capacidade para 285 litros – com o assento traseiro rebatido, o volume chega a 976 litros.

Para obter esse espaço maior de carga, o comprimento do veículo foi aumentado em 65 milímetros em relação ao modelo europeu, chegando a 3,6 metros de comprimento.

Depois de algumas repaginadas, ele ficou com as seguintes dimensões:

Altura (mm): 1.504
Largura (mm): 1.645
Comprimento (mm): 3.689
Peso (Kg): 922
Tanque (L): 50
Entre-eixos (mm): 2.421
Porta-malas (L): 285
Ocupantes: 5

Linha Up! Pepper

Além das melhorias apresentadas na linha 2019, o lançamento da versão Pepeer chega para atrair ainda mais jovens consumidores.

O modelo foi baseado na linha ‘High Up’, portanto já vem completa de série. As diferenças visuais se aplicam ao teto, saias laterais e spoiler traseiro que são pintados na cor ‘preto ninja’. A grade frontal tem detalhes exclusivos como frisos vermelho e cromado. As rodas de 15 polegadas são diamantadas e escurecidas.

A série Pepper ainda equipa o Up! com adesivos exclusivos identificando a versão, na tampa do porta-malas e lateral das portas dianteiras.

Por dentro, o acabamento é todo escuro. Para-sóis, colunas, forro de teto e acabamento do espelho retovisor são pretos. O volante tem controles multifuncionais e é revestido em couro, as saídas de ar do painel e alavanca do câmbio contem com detalhes vermelhos.

Para dar um visual ainda mais personalizado tento as soleiras quanto os bancos contam com a inscrição ‘Pepper’. Os bancos são em couro sintético.

Entre os itens de série estão: direção elétrica, chave canivete com controle remoto, espelhos retrovisores externos com luzes de direção, ar-condicionado, vidros dianteiros e travamento central elétricos, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular), painel com iluminação em LED de ambiente, função ‘tilt down’ do lado direito, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB e função “Coming & Leaving Home”.

O Up! Pepper pode ser comprado nas seguintes cores: preto Ninja com retrovisores vermelhos, branco Cristal com retrovisores vermelhos, prata Sirius com retrovisores vermelhos e vermelho Flash com retrovisores pretos.

Motor do Up1, um diferencial à parte

O motor do up!, desde a primeira versão, sempre recebeu elogios de seus compradores. O modelo EA211 1.0 R3 é feito todo em alumínio e vem ainda com sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, tendo três cilindros em linha e cabeçote com 12 válvulas, dotado de duplo comando variável.

Equipado com sistema de partida E-Flex, que utiliza pré-aquecimento na partida a frio, o 1.0 MPI dispõe de 75 cv a 6.250 rpm com gasolina e 82 cv a 6.250 rpm com etanol.

Ele pode ser equipado tanto com a transmissão manual MQ200 de cinco marchas quanto com a automatizada AQ200 de cinco marchas.

O outro propulsor 1.0 TSI é o xodó da montadora. Com as mesmas características básicas do 1.0 MPI, o motor tem muitos diferenciais que o fazem ser o melhor. Tudo em razão da turbina com compressor de baixa pressão com intercooler montado no coletor de admissão, bem como três sistemas de refrigeração independentes (bloco, cabeçote e intercooler).

Soma a esse potente motor, a injeção direta de combustível, o que permite melhor rendimento. O 1.0 TSI entrega 101 cv a 5.000 rpm com gasolina e 105 cv a 5.000 rpm com etanol, bem como 16,8 kgfm a 1.500 rpm, independente do combustível usado.

Com esse motor, o up! pode de ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos com velocidade máxima de 181 km/h.

Mesmo com tanta potência, quando ao assunto é consumo, o carro também se destaca. Na cidade, ele faz 9,6 km/litro com etanol e 14,1 km/litro com gasolina, enquanto na estrada entrega 11,1 km/litro com etanol e 16,0 km/litro com gasolina.

No caso do 1.0 MPI, o UP 2018 faz de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e no automatizado I-Motion 14,3 segundos. A velocidade final é de 163 km/h e 168 km/h, respectivamente.

Nessa configuração, os consumos urbanos ficam em 9,6 km/litro com etanol e 14,2 km/litro com gasolina para o manual e 9,4 km/litro com etanol e 14,0 km/litro com gasolina no I-Motion.

Na rodovia, são 10,6 km/litro com etanol e 15,3 km/litro com gasolina no manual e 10,6 km/litro com etanol e 15,8 km/litro com gasolina.

Painel passou por renovação

O painel do novo Volkswagen Up! 2019 também chega renovado, com acabamento refinado e iluminação de ambiente, ou seja, mais sofisticado. Assim, o minicarro vem bem mais completo e com os seguintes itens:
Dois apoios de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura.
Dois cintos de segurança traseiros de três pontos.
Quatro portas (aparentemente o up! duas portas saem de linha).
Alerta sonoro de faróis acesos.
Alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança antena no teto.
Chave tipo “canivete” sem controle remoto.
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga.
Console central com porta-copo.
Colunas centrais externas com aplique preto brilhante.
Encosto do banco traseiro rebatível.
Espelhos retrovisores externos com comando interno manual.
Fixação da cadeirinha de criança com sistema Isofix ® / top tether.
Iluminação no porta-malas.
Imobilizador eletrônico.
Limpador do para-brisa com temporizador.
Limpador e desembaçador traseiros.
Luz de cortesia dianteira no teto.
Maçanetas e retrovisores externos em preto fosco.
Para-sol com espelho para o passageiro.
Porta-copo traseiro.
Porta-objetos nas portas dianteiras.
Preparação de som sem alto-falantes.
Relógio digital.
Rodas de aço aro 14” com pneus de baixa resistência a rolagem 175/70 r14 e calotas.
Suporte para celular.
Volkswagen Up 2018 2019 – Segurança
Já, em relação á segurança, o novo Volkswagen Up 2018 2019 vem com as seguintes atualizações:
Dois airbags (passageiro e motorista).
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura.
Ebd – freios com distribuição eletrônica de frenagem.
E-flex (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina).
Ess (alerta de frenagem de emergência).
Tampa do tanque de combustível com chave.
Tampa do porta-malas com abertura elétrica “push button”.
Luzes indicadoras de direção com função “comfort blinker”.
Palhetas do limpador de para-brisas com design aerodinâmico. revestimento tear “orion” cinza.
Tomada 12v no console central.
Vidros com acionamento manual.

Up!, um compacto premiado

O up! com sua versão TSI conquistou prêmio Best Cars da revista Carro na categoria Compacto na premiação, que contou com 6.288 votos dos leitores da publicação.

O carro “ficou com o título de melhor compacto na opção equipada com o eficiente motor tricilídrico 1.0 TSI.” O up! TSI somou 16,2% dos votos em sua categoria (o segundo colocado obteve 12,8%).

“Essa conquista dupla no Prêmio Best Cars, nos deixa muito orgulhosos. São modelos que representam a Nova Volkswagen, uma empresa focada nas pessoas e em entregar aquilo que realmente satisfaça nossos clientes. Termos sido escolhidos pelos leitores da revista Carro mostra que estamos no caminho certo”, afirma o Vice-Presidente de Vendas & Marketing da VW do Brasil, Gustavo Schmidt.

Ficha Técnica do Volkswagen Up! 2019

Motor 1.0 de três cilindros aspirado de 75/82 cv (gasolina/álcool)
Motor 1.0 TSI de três cilindros turbo de 101/105 cv (gasolina/álcool)
Câmbio manual de cinco marchas e câmbio automatizado I-Motion, dependendo da versão.
Comprimento (mm) – 3605
Largura (mm) – 1645
Altura (mm) – 1500
Entre-eixos (mm) – 2421
Capacidade do tanque de combustível – 50 litros
Capacidade do porta-malas – 285 litros

Pilotando Sonhos

Antes de viajar por aí você deve se programar muito bem, olhando o mapa e traçando a rota até o local desejado, isso é muito importante pensando na segurança da viagem e a comodidade, pois quanto melhor o percurso, mais proveitoso será o seu passeio. O Pilotando Sonhos te ajuda a se preparar para a estrada.

Vamos Bater um Papo?